Já imaginou quão decepcionante seria planejar um evento, contratar fornecedores e organizar tudo, mas no dia agendado NINGUÉM aparecer para prestigiar? Agora vamos usar essa mesma lógica para pensar como também pode ser frustrante criar um site, investir em usabilidade e produzir uma série de conteúdo, e ao colocá-lo no ar não receber visitas. Infelizmente, no ambiente digital, isso acontece e, com certa frequência, daí a importância de colocar luz a um tema fundamental: Gestão de Tráfego. Sabendo disso, neste artigo, vamos mostrar que o investimento em tráfego pago pode ser um excelente aliado para quem ainda está em fase de consolidação. Confira!

Tráfego representa o fluxo de visitantes que navegam nas páginas dos seus canais digitais, sejam eles site, redes sociais, canal do YouTube, e-commerce, etc.

Qual a importância do tráfego? Bom, falando de maneira bem prática, quanto mais tráfego (pessoas), mais visibilidade da marca; e quanto mais visibilidade da marca, mais chances de conversão, vendas e faturamento. Então como essas pessoas podem chegar até você? Há, ao menos, seis fontes de tráfego, entre elas estão o tráfego orgânico, o tráfego pago, o tráfego direto, o tráfego de referência, o tráfego social e o tráfego via e-mail marketing. Cada um possui especificidades importantíssimas que serão tratadas em outros momentos, pois o nosso objetivo aqui é tratar sobre o que é e como funciona o tráfego pago.

Pois bem, o tráfego pago nada mais é do que investir em anúncios pagos em plataformas específicas, como Google, Facebook ou Instagram, com o intuito de melhorar a visibilidade da marca, aumentar o número de visitantes nas suas páginas e alcançar resultados de maneira rápida e a curto prazo. Aliás, devido à alta concorrência na maior parte dos segmentos e o tempo necessário para se destacar de maneira exclusivamente orgânica, pagar para veicular anúncios tem sido uma alternativa imprescindível para ter um alcance expressivo.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Moz, cerca de 71% das pesquisas em buscadores resultam em cliques nos links da primeira página, enquanto apenas 5% das pessoas, de fato, clicam em links das segunda e terceira página. Essa pesquisa evidencia o desafio de uma empresa ser vista nos grandes sites de busca, em especial quando se atua num mercado extremamente competitivo e com concorrentes já consolidados na web. Em cenários assim, apostar no tráfego pago se torna ainda mais relevante.

Como funciona o tráfego pago?

Em linhas gerais, o processo é simples: você investe um valor em uma determinada fonte de tráfego, desenvolve um anúncio e determina as palavras-chave e o público de interesse. Para isso, escolhe entre os métodos CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil impressões) e associa o anúncio a um destino, que pode ser um Site, Landing Page, WhatsApp, YouTube ou Aplicativo para Baixar na Loja de Apps. Ter esse link de destino específico permite oferecer mais informações úteis ao visitante, iniciar uma jornada de aprendizado e descoberta e, inclusive, aumentar a precisão e o rastreamento da fonte dos usuários para avaliar quais esforços são mais efetivos.

Para entender como funciona o tráfego pago e ter sucesso com a estratégia, também é importante ter clareza de que há diferenças entre anunciar em redes sociais e no Google. 

No caso de anúncios nas redes sociais, a distribuição dos anúncios ocorre a partir das características de público pré-definidas e de seus comportamentos na plataforma (curtidas, comentários, cliques, etc.), entretanto, tende a chamar a atenção de um usuário para algo que ele não buscou diretamente naquele momento.

Já em anúncios no Google e em demais buscadores, o usuário realiza uma ação (pesquisa) e somente a partir dela que surgem os anúncios relacionados ao tema. Embora haja também outras possibilidades do Google, a exemplo da Rede de Display e o Remarketing, que se baseiam no comportamento do usuário e nas configurações pré-definidas para apresentar seus anúncios sem que a pessoa faça uma busca.

Então, que tal uma avaliação personalizada do ponto de vista da Gestão de Tráfego e tantas outras estratégias de marketing? Em geral, as empresas alocam o investimento em diversas frentes, contudo, apenas com testes é possível avaliar o que de fato apresenta melhores resultados. 

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