Planejar o conteúdo de um e-mail marketing ou newsletter é sempre um desafio. Não basta ele ser recebido. O e-mail precisa ser atrativo o suficiente para que o cliente se interesse em abrir, ler e engajar. Assim como outras formas de propaganda, é preciso chamar a atenção logo de cara, para que o leitor não exclua ou feche a página antes de chegar ao conteúdo.
Separamos algumas dicas valiosas para planejar o conteúdo de um e-mail marketing ou newsletter de forma que ele seja aberto e lido pelos seus destinatários.
1) Seja direto no assunto
Muitos e-mails marketing são excluídos antes mesmo de serem abertos. Por isso, é preciso que o assunto do e-mail e a frase do topo sejam diretas, resumam o conteúdo e convidem o cliente a continuar lendo. A frase de topo apresenta o conteúdo o e-mail marketing ou newsletter.
2) Saudação personalizada
Inserir o nome dos contatos no começo do e-mail torna a mensagem mais pessoal e passa a impressão de que o conteúdo foi pensado especialmente para aquela pessoa, além de ter menos cara de spam.
3) Utilize fotos, desenhos ou gráficos na área de visualização
A área de visualização é a área que seu contato verá primeiro ao abrir o e-mail. Por isso, é importante causar um impacto, além de apresentar o conteúdo do e-mail marketing, com fotos, desenhos, infográficos ou outros recursos visuais. Um e-mail marketing ou newsletter atraente conquistam o contato mais facilmente.
4) Destaque o “Call to Action”
As chamadas do e-mail marketing ou newsletter devem estar claras, visíveis e destacadas, para que o contato compreenda logo qual a ação esperada dele. Quer seja ela “Leia mais”, “Compre agora”, “Acesse nosso site”, deixe claro a intenção do e-mail.
5) Facilite o engajamento
Links de compartilhamento em redes sociais permitem que o contato possa engajar com o conteúdo e divulga-los em suas redes, ajudando a espalhar o conteúdo do e-mail e angariar novos contatos.
6) Disponibilize “visualização online” e “opt-out”
É importante que no cabeçalho do e-mail marketing ou newsletter exista o botão de visualização online, para permitir que o contato leia o conteúdo mesmo quando não conseguir carregar o e-mail. Da mesma forma, o botão “opt-out” é essencial para que o contato sinta-se livre para cancelar a subscrição a qualquer momento e não receba e-mails indesejados.
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