Segundo o Consumer Barometer divulgado em 2019, cerca de 70% dos brasileiros estão conectados à internet. O alto número de usuários conectados e consumindo conteúdo e produtos diariamente, justifica a crescente adoção da internet e das tecnologias digitais nas decisões estratégicas de inúmeras empresas. Nesse contexto hiperconectado, o marketing praticado no ambiente digital ganha ainda mais notoriedade, contudo, tão essencial quanto investir em iniciativas digitais é dar um passo atrás para compreender o cenário global da empresa, os objetivos almejados e os meios mais adequados para alcançá-los.
Para começar essa conversa, é importante mencionar dois dos mitos mais importantes de serem desmistificados sobre marketing digital: “marketing digital não exige planejamento, basta ter um site e perfis em redes sociais digitais que o resto acontece sozinho” e “os resultados do marketing digital são rápidos”. Vamos entender os perigos por trás desses mitos e o que fazer para superá-los. Acompanhe!
Mito 01 – “Marketing digital não exige planejamento, basta ter um site e perfis em redes sociais digitais que o resto acontece sozinho”
Ao contrário do que se possa imaginar, estar presente na internet somente por meio de sites ou perfis em redes sociais é insuficiente para garantir resultados sólidos e duradouros a qualquer empresa. Muito mais do que iniciativas desestruturadas e desconectadas dos objetivos estabelecidos, o marketing digital depende de um planejamento minucioso, contemplando a análise do cenário ao qual a empresa está inserida, o profundo entendimento sobre a solução oferecida, a realização da segmentação do mercado e dos públicos de interesse, bem como a definição de um posicionamento e de estratégias e táticas condizentes.
Mito 02 – “Os resultados do marketing digital são rápidos”
Em um mercado cada vez mais competitivo e segmentado, a disputa pela audiência no ambiente digital é extremamente acirrada, demandando tempo e esforço constante para garantir resultados positivos. Daí a importância de um planejamento apropriado e de investimentos consistentes para obter resultados significativos ao longo do tempo. Se estivermos falando de resultados orgânicos então, são necessários alguns meses para começar a observar os frutos dos esforços empregados. De fato, não há tempo a perder, cada decisão deve ser bem pensada para que as estratégias funcionem de maneira efetiva, sendo fundamental contar com profissionais internos e prestadores de serviço talentosos para garantir uma visão global do mercado e da empresa.
O que fazer para superar esses mitos sobre o marketing digital?
Anote algumas dicas essenciais para embasar as decisões estratégicas de marketing digital e evitar essas armadilhas ou investimentos equivocados.
- Conheça o cenário (interno e externo) e as necessidades às quais seu produto atende
Qualquer empresa que pretenda marcar presença em ambiente digital de maneira assertiva e com possibilidades de obter resultados significativos deve começar pelo bom e velho planejamento.
Para tanto, o primeiro passo não consiste em estabelecer a plataforma ou o canal pertinente, mas sim realizar uma análise criteriosa do cenário da empresa a fim de identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Essa primeira etapa apontará os fatores mais relevantes a serem considerados na definição de objetivos, metas, estratégias e táticas.
Ainda nessa análise, é preciso ir além da compreensão de funcionalidades óbvias às quais a sua solução atende e investigar quais atributos tangíveis e intangíveis são considerados pelo consumidor ao optar por tal produto. Trata-se de um estudo essencial, pois reconhecer esses fatores permite adotar medidas para aumentar o grau de satisfação dos consumidores e guiar ações comunicacionais.
- Segmente o mercado e defina o público-alvo
Seja no ambiente tradicional, seja no digital, atrair a atenção de todo o mercado é desafiador e custoso. A recomendação, portanto, é segmentar o mercado em grupos homogêneos com características semelhantes para concentrar os esforços humanos e financeiros.
Plataformas e modernas ferramentas disponíveis atualmente podem ser melhor aproveitadas para aumentar a eficácia das ações nos casos em que a empresa possui mercado e público bem definidos. Nelas, as ações podem ser direcionadas por localização, faixa etária, idioma, entre outros critérios.
- Estabeleça o posicionamento
Cada empresa possui particularidades únicas, no entanto, com tantos outros players oferecendo produtos e serviços muito semelhantes, é preciso deixar bem claro o seu diferencial para chamar atenção do público e se tornar uma opção de compra. Nesse estágio, os aprendizados obtidos na primeira etapa são fundamentais, pois propiciam insights interessantes para identificar o que diferencia a sua empresa das demais. Esse diferencial pode ser um preço competitivo, entrega express, frete grátis, entre outros.
Atenção! Identificar o diferencial é fundamental para trabalhar a imagem da marca frente aos públicos envolvidos. Em tempos de ofertas semelhantes, a percepção das pessoas em relação à marca de uma empresa pode ser o fator determinante no processo de escolha.
- Indique estratégias e táticas de acordo com os objetivos estabelecidos
O ambiente digital oferece uma infinidade de possibilidades para ajudar as empresas a engajar o público e alavancar os resultados de negócio. Entre as opções estão: website, SEO, mídias sociais digitais, marketing de conteúdo e e-mail marketing.
Website: dispor de um canal próprio com informações claras e completas sobre o produto e a empresa constitui uma das iniciativas mais importantes atualmente, afinal, é o destino de muitas outras ações na web.
SEO: o website deve ser desenvolvido conforme as diretrizes de SEO para a empresa ser vista e atrair cada vez mais pessoas potencialmente interessadas na solução oferecida. Marketing de conteúdo e anúncios em buscadores ou mídias sociais estão diretamente vinculados ao SEO.
Mídias sociais digitais: embora possam ser utilizados com foco em vendas diretas, esses meios de comunicação permitem disseminar conteúdo sobre os mais variados temas para construir relacionamentos sólidos e manter a marca sempre na mente do público.
Marketing de conteúdo: a criação de conteúdo rico e relevante se tornou uma das estratégias com maior destaque nos últimos tempos, pois além de manter o relacionamento com as pessoas e atrair novos clientes potenciais, prepara ambos para o momento da venda.
E-mail marketing: essa estratégia já está bem consolidada por fomentar tanto o relacionamento quanto os canais de venda direta. Uma de suas principais vantagens se refere à possibilidade de oferecer um conteúdo altamente segmentado e, portanto, personalizado.
- Monitore os resultados e promova os ajustes necessários
Ainda no planejamento, a empresa deve relacionar quais serão as métricas e indicadores utilizados para avaliar o retorno dos resultados. Durante a implementação das ações, é possível acompanhar, por exemplo, os reflexos no tráfego do site, no aumento das vendas, na receptividade do público e em diversos outros aspectos e, partir disso, promover os ajustes cabíveis para se certificar de que os objetivos estabelecidos serão alcançados. Lembre-se: os resultados ocorrem, mas levam tempo e exigem esforço contínuo.
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Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
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