Atualmente, há diversas iniciativas de Marketing para Lojas de pisos e revestimentos que podem ser implementadas com baixo investimento e alto retorno. No entanto, antes de apresentarmos algumas sugestões é importante que você tenha clareza sobre os objetivos do seu negócio.

Dentre alguns exemplos dos objetivos mais comuns podemos elencar a conquista ou fidelização de clientes, reestruturação dos fluxos internos, aumento do faturamento da empresa, busca de fornecedores estratégicos, definição de políticas de vendas mais atrativas, entre outros. Independentemente de qual opção seja escolhida, lembre-se de estabelecer suas estratégias e planos de ação sempre utilizando esses objetivos como foco.

A seguir, conheça algumas das ferramentas possíveis para obter esses e outros resultados. Aproveite para anotar os insights e verificar quais sugestões se enquadram ao seu contexto. Boa leitura!

  1. Identifique o seu público-alvo

Conhecer as características e hábitos de consumo dos clientes é uma excelente maneira de aprimorar os processos, desenvolver ações assertivas, antecipar tendências e oferecer soluções personalizadas. Caso ainda não conheça o perfil do seu público-alvo, aplique um questionário aos clientes e comece a formar uma base de dados com informações ricas. Essa iniciativa será fundamental para aproveitar as oportunidades.

Para elaborar o questionário, considere questões como:

  • Em qual região residem?
  • Qual a atuação profissional?
  • Qual a conta de email? Redes Sociais?
  • Quando fazem aniversário?
  • Quais são as principais queixas e quais são as soluções que ofereço? 
  1. Conheça os seus concorrentes e diferencie-se

Conheça as ações implementadas pelos concorrentes e avalie em quais aspectos a sua loja de pisos e revestimentos se diferencia. Analise o atendimento, os produtos oferecidos e os locais em que estão situados, por exemplo. Além disso, acompanhe questões como:

  • Quanto a concorrência cobra por seus serviços/produtos?
  • Como divulga seus serviços/produtos (site, redes sociais, revistas etc)?
  • Quais são os diferenciais oferecidos?
  • O que fazem para fidelizar os clientes?
  1. Garanta a qualidade dos seus serviços e produtos

Inquestionavelmente, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos é fator determinante no processo de compra dos clientes. Pensando nisso, você deve se certificar que está entregando as melhores alternativas do mercado e analisar constantemente as possibilidades implementar melhorarias.

Esse item influencia diretamente a percepção do cliente em relação à sua solução e à qualidade da sua empresa, por isso inclua em seu Plano de Marketing (veja mais aqui) [inserir link] medidas de controle e aperfeiçoamento.

  1. Capacite a sua equipe para um atendimento excepcional

Vamos concordar que no segmento de pisos e revestimentos os profissionais responsáveis pelo atendimento, compras e vendas possuem um papel crucial nos resultados do negócio, afinal, lidam diretamente com o público final desde o primeiro contato com a empresa.

Por isso, é muito importante que a equipe conheça técnicas de vendas, domine as especificidades e indicações dos produtos e compreenda as necessidades dos seus clientes. Além, claro, de oferecer um atendimento cordial e assertivo.

  1. Crie e gerencie canais de comunicação

Canais de comunicação são excelentes oportunidades de divulgar sua empresa e costumam ser a porta de entrada para clientes em potencial que estão buscando soluções para pisos e revestimentos.

As inúmeras ferramentas permitem estabelecer um relacionamento duradouro com o público, divulgar os produtos, conquistas e novidades, além de demonstrar ainda mais credibilidade para a sua empresa. Por isso, avalie alternativas como telefone, email, chat online, redes sociais e, principalmente, o site (saiba mais – link para Site para Pequena e Média Empresa na 1a página do Google).

Ao iniciar um canal online, lembre-se de atualizá-lo constantemente. Frequência, agilidade e qualidade nas interações são ações fundamentais para compor a percepção do cliente.

  1. Peça feedbacks

Pedir feedback aos clientes é uma maneira de manter a sua empresa sempre competitiva e em evolução. Observe que, muitas vezes, é possível extrair insights a partir de alguns indicadores de acesso de site, comentários em redes sociais, indicações, entre outros.

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