Ao contrário do que muitos acreditam, o Marketing também está ao alcance das Pequenas e Médias Empresas e é uma excelente alternativa para impulsionar suas vendas, encantar seus clientes e manter a saúde financeira do seu negócio. Certamente você deseja esses resultados em sua empresa, não é mesmo?
Para começar, é importante que você compreenda que o marketing é bastante abrangente. Envolve os produtos/serviços oferecidos, o preço praticado, a localização da empresa e, por fim, as estratégias de comunicação (divulgação). Por isso, é necessário conhecer a fundo o seu mercado de atuação e estudar estratégias que proporcionem diferenciação.
Isso significa buscar informações sobre:
- Clientes
Onde estão, quais são seus hábitos de compra, quais são suas necessidades etc.
- Concorrentes
Quais são os diferenciais, quais são os preços praticados, quais são suas ações de comunicação, entre outros.
- Mercado
Identificar questões econômicas, tecnológicas, culturais e sociais, por exemplo, quem podem, de alguma forma, impactar o seu negócio.
Além disso, você precisa conhecer profundamente as atividades da sua própria empresa. Isso mesmo! Saber quais são os diferenciais, qual é o preço cobrado, como os atributos da sua marca são divulgados, qual o perfil da sua equipe e quais estratégias são adotadas para se comunicar com o consumidor final.
Lembre-se que antes de iniciar qualquer tipo de comunicação, você precisa garantir que cada um dos demais pilares – produto, preço e praça – estão em pleno funcionamento. Apenas dessa forma a sua empresa estará pronta para atender seus clientes vindos por indicação ou por decorrência dos investimentos em comunicação.
Observe que questionar os clientes sobre como conheceram a sua empresa é uma maneira de saber quais ações estão atraindo mais resultados positivos. Em geral, receber clientes por indicação é sempre uma maravilha, pois a pessoa já chega com uma certa pré-disposição a fechar o negócio com você. Portanto, as chances de conversão em vendas são enormes.
Agora, quando recebe clientes oriundos das ações de comunicação, o esforço para converter em vendas costuma ser maior. Isso ocorre porque as informações colhidas, até o momento, foram extraídas do site, redes sociais ou comentários de terceiros e embora a pessoa tenha chegado até a sua empresa, possivelmente, ainda se encontra numa fase de pesquisa de soluções, preços e diferenciais. A verdade é que esse consumidor ainda não estará seguro para concretizar a compra.
Sabendo dessas peculiaridades, aproveite para desenvolver o seu Plano de Marketing para Pequenas e Médias Empresas. Na Conceito Ideal, elaboramos planos de Marketing e de Comunicação e contamos com consultores parceiros específicos para analisar cada etapa e definir os próximos passos para a sua Pequena ou Média Empresa.
Fez todas as análises e iniciou o planejamento, mas gostaria de dicas para anunciar a sua Pequena ou Média Empresa? Confira este artigo:
Como divulgar uma Pequena ou Média Empresa?
Então, vamos começar a trabalhar?
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A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
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