Apesar de o Brasil ser o país com maior percentual de investimentos em marketing digital na América Latina e contar com dois terços da população já conectada à internet, acredite, 80% das empresas brasileiras estão nos estágios iniciais do marketing digital.

Em outras palavras, isso significa dizer que tais companhias estão com o desempenho abaixo da média, que ainda não embarcaram em um processo de digitalização do marketing ou que não conseguiram capturar seus benefícios. É o que mostra o estudo inédito “Digital Marketing Readiness” divulgado pela consultoria McKinsey com apoio da Aba (Associação Brasileira de Anunciantes).

O levantamento revela o atual patamar do marketing digital praticado por 79 companhias líderes em dez setores. Os objetivos eram traçar um panorama da maturidade do marketing digital no Brasil, analisar as melhores práticas adotadas pelas líderes e sugerir caminhos para os anunciantes evoluírem nessa habilidade que se tornou um diferencial e tanto para alcançar o sucesso.

No que diz respeito aos demais resultados, o estudo aponta que apenas 20% dos empreendimentos criam e testam novos produtos em conjunto com seu público-alvo, e somente 22% utilizam o método de teste e aprendizado. Além de que, mesmo com o discurso de atuação data-driven estando presente nas intenções de muitas organizações, na prática, 58% ainda são iniciantes em integração de dados.

Para McKinsey, as organizações iniciam o marketing digital em paralelo às adaptações de processos offline e apesar dos altos investimentos, em geral, não estão preparadas para aproveitar o máximo potencial desta estratégia.

Diante destes dados, você deve estar se perguntando, portanto, o que fazer para acelerar o amadurecimento da sua empresa. Pois bem, o estudo DMR – Digital Marketing Readiness propõe um roadmap para que possam atingir o nível de maturidade desejado no marketing digital.

Segundo a pesquisa, a maturidade do marketing digital está na confluência de quatro dimensões (“Processos, Pessoas & Cultura”, “Dados & Tecnologia”, “Investimento & Mensuração” e “Jornada & Experiência”) e 14 alavancas, conforme descrito abaixo:

Bom, como você pôde observar, há bastante trabalho a ser feito para reverter este cenário e as empresas já perceberam que continuar o processo de amadurecimento em marketing digital é fundamental para ganhar competitividade em um mercado tão conectado como o brasileiro. Nesse sentido, vale levar em consideração três aspectos importantes:

  • Mudança correta de mentalidade, com equipes multidisciplinares;
  • Decisões baseadas em dados;
  • Cultura centrada no cliente.

E então, que tal elevar o nível do marketing digital da sua empresa?

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