Que o mercado está ainda mais competitivo já não é novidade, não é mesmo? Diante desse contexto, as empresas precisam redobrar sua atenção e identificar seus principais diferenciais, além de desenvolver um plano de marketing para lojas de pisos e revestimentos que facilite a divulgação de seus produtos e transmita mensagem de credibilidade.

Então, hoje a missão é te auxiliar no desenvolvimento de um planejamento de marketing eficiente e adequado de acordo com os seus objetivos. Vamos lá, acompanhe os passos a seguir e boa sorte!

1º Passo | Qual o cenário atual da sua empresa?

Inicie o plano de marketing para a sua loja de pisos e revestimentos pela avaliação das atividades internas e pela identificação de possíveis dificuldades ou pontos de melhoria. Faça essa análise por setor, conforme os exemplos abaixo:

  • Recursos financeiros (investimentos e capital de giro)
  • Recursos humanos (qualidade e quantidade)
  • Recursos materiais (estrutura física, equipamentos e fornecedores)
  • Sistemas de informação e pesquisas (coleta e gestão de dados)
  • Serviços e/ou produtos oferecidos (volume, qualidade e atributos tangíveis e intangíveis)
  • Preços praticados
  • Comunicação mercadológica (ações, resultados e potencialidades)

2º Passo | Qual o perfil dos seus clientes?

Na sequência, registre o perfil e as características do seu público. Tente ser detalhista, incluindo observações que vão além de dados básicos e que não costumam ser verbalizados como o ticket médio de compra, frequência do contato, indicações etc.

Levante questões simples e evolua para dados ainda mais qualificados como:

  • Qual o perfil do meu público (sexo, faixa etária, comportamento de compra etc)?
  • Como chegam até a sua empresa?
  • Valorizam preço, qualidade, agilidade ou condições de pagamento?
  • Quais vantagens oferecidas?

3º Passo | Quais são seus pontos fortes e fracos e, também, suas oportunidades e ameaças?

Procure fazer uma análise minuciosa para conhecer os riscos e possibilidades do seu negócio. Assim, será possível determinar objetivos e metas realistas que sejam efetivamente executadas para aumentar a efetividade das iniciativas. Anote pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças internas e externas.

Veja mais detalhes:

  • Forças: Quais são os diferenciais do seu negócio?

Identifique quais são os principais diferenciais da empresa, o que considera fazer de melhor e os aspectos mais elogiados pelos seus clientes.

  • Fraquezas: Em que você precisa melhorar?

Em seguida, tente detectar o que pode ser melhorado. Nessa lista podem aparecer questões como falhas no atendimento, na qualidade dos produtos, na infraestrutura da loja e na equipe como um todo. Além disso, a ausência de recursos para investir em um plano de marketing também pode ser acrescentado aqui, caso seja o seu cenário.

  • Oportunidades: Quais são oportunidades do mercado?

Para identificar oportunidades de mercado você pode optar por aplicar pesquisas, buscar por tendências nacionais e internacionais, fechar parcerias estratégicas ou de exclusividade. Considere a participação em eventos e feiras como um recurso para manter-se sempre atualizado(a).

  • Ameaças: O que pode impactar negativamente a sua empresa?

Há diversos fatores que podem comprometer a estabilidade da empresa. Dentre eles estão crise econômica, carência de recursos e de profissionais, a entrada de um concorrente com uma proposta inovadora e recorrência de reclamações de produtos ou na etapa de instalação. Por isso, é fundamental que você tente prever esses cenários e tome medidas para evitar que ocorram ou, na pior das hipóteses, que seus impactos sejam minimizados.

4º Passo | Onde a sua empresa deseja chegar?

Ao dominar o contexto do mercado, conhecer a fundo as características e necessidades dos seus clientes e ter conhecimento quanto aos diferenciais da empresa, o próximo passo é definir os objetivos, ou seja, saber onde se deseja chegar!

5º Passo | Quais as metas preliminares que permitirão alcançar os objetivos?

Por fim, desmembre seus objetivos macros em ações menores, estabelecendo período e prazos para o cumprimento. Dessa maneira, você poderá acompanhar e mensurar os resultados de forma mais organizada e avaliar, periodicamente, a necessidade de aplicar ajustes sempre que necessário.

Acompanhe o exemplo abaixo para facilitar a compreensão!

Imagine que um dos objetivos do plano de marketing da sua loja de pisos e revestimentos seja se tornar mais conhecida no mercado local. Sendo assim, suas metas poderiam ser:

  • Criar canais de comunicação (site, redes sociais, email etc) em 2 meses
  • Selecionar e fazer parcerias com estabelecimentos do entorno em 4 meses
  • Investir em uma fachada atrativa em 2 meses
  • Contratar 1 profissional para atuar especificamente no atendimento em 1 mês

Pronto? Excelente!

Aproveite e veja a seguir os resultados que a Conceito Ideal já conquistou em alguns clientes:
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Distribuidora de Pisos – Vintage Floor
Loja de Pisos – Studio do Piso

Então, vamos começar a trabalhar?

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