Que o mercado está ainda mais competitivo já não é novidade, não é mesmo? Diante desse contexto, as empresas precisam redobrar sua atenção e identificar seus principais diferenciais, além de desenvolver um plano de marketing para lojas de pisos e revestimentos que facilite a divulgação de seus produtos e transmita mensagem de credibilidade.
Então, hoje a missão é te auxiliar no desenvolvimento de um planejamento de marketing eficiente e adequado de acordo com os seus objetivos. Vamos lá, acompanhe os passos a seguir e boa sorte!
1º Passo | Qual o cenário atual da sua empresa?
Inicie o plano de marketing para a sua loja de pisos e revestimentos pela avaliação das atividades internas e pela identificação de possíveis dificuldades ou pontos de melhoria. Faça essa análise por setor, conforme os exemplos abaixo:
- Recursos financeiros (investimentos e capital de giro)
- Recursos humanos (qualidade e quantidade)
- Recursos materiais (estrutura física, equipamentos e fornecedores)
- Sistemas de informação e pesquisas (coleta e gestão de dados)
- Serviços e/ou produtos oferecidos (volume, qualidade e atributos tangíveis e intangíveis)
- Preços praticados
- Comunicação mercadológica (ações, resultados e potencialidades)
2º Passo | Qual o perfil dos seus clientes?
Na sequência, registre o perfil e as características do seu público. Tente ser detalhista, incluindo observações que vão além de dados básicos e que não costumam ser verbalizados como o ticket médio de compra, frequência do contato, indicações etc.
Levante questões simples e evolua para dados ainda mais qualificados como:
- Qual o perfil do meu público (sexo, faixa etária, comportamento de compra etc)?
- Como chegam até a sua empresa?
- Valorizam preço, qualidade, agilidade ou condições de pagamento?
- Quais vantagens oferecidas?
3º Passo | Quais são seus pontos fortes e fracos e, também, suas oportunidades e ameaças?
Procure fazer uma análise minuciosa para conhecer os riscos e possibilidades do seu negócio. Assim, será possível determinar objetivos e metas realistas que sejam efetivamente executadas para aumentar a efetividade das iniciativas. Anote pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças internas e externas.
Veja mais detalhes:
- Forças: Quais são os diferenciais do seu negócio?
Identifique quais são os principais diferenciais da empresa, o que considera fazer de melhor e os aspectos mais elogiados pelos seus clientes.
- Fraquezas: Em que você precisa melhorar?
Em seguida, tente detectar o que pode ser melhorado. Nessa lista podem aparecer questões como falhas no atendimento, na qualidade dos produtos, na infraestrutura da loja e na equipe como um todo. Além disso, a ausência de recursos para investir em um plano de marketing também pode ser acrescentado aqui, caso seja o seu cenário.
- Oportunidades: Quais são oportunidades do mercado?
Para identificar oportunidades de mercado você pode optar por aplicar pesquisas, buscar por tendências nacionais e internacionais, fechar parcerias estratégicas ou de exclusividade. Considere a participação em eventos e feiras como um recurso para manter-se sempre atualizado(a).
- Ameaças: O que pode impactar negativamente a sua empresa?
Há diversos fatores que podem comprometer a estabilidade da empresa. Dentre eles estão crise econômica, carência de recursos e de profissionais, a entrada de um concorrente com uma proposta inovadora e recorrência de reclamações de produtos ou na etapa de instalação. Por isso, é fundamental que você tente prever esses cenários e tome medidas para evitar que ocorram ou, na pior das hipóteses, que seus impactos sejam minimizados.
4º Passo | Onde a sua empresa deseja chegar?
Ao dominar o contexto do mercado, conhecer a fundo as características e necessidades dos seus clientes e ter conhecimento quanto aos diferenciais da empresa, o próximo passo é definir os objetivos, ou seja, saber onde se deseja chegar!
5º Passo | Quais as metas preliminares que permitirão alcançar os objetivos?
Por fim, desmembre seus objetivos macros em ações menores, estabelecendo período e prazos para o cumprimento. Dessa maneira, você poderá acompanhar e mensurar os resultados de forma mais organizada e avaliar, periodicamente, a necessidade de aplicar ajustes sempre que necessário.
Acompanhe o exemplo abaixo para facilitar a compreensão!
Imagine que um dos objetivos do plano de marketing da sua loja de pisos e revestimentos seja se tornar mais conhecida no mercado local. Sendo assim, suas metas poderiam ser:
- Criar canais de comunicação (site, redes sociais, email etc) em 2 meses
- Selecionar e fazer parcerias com estabelecimentos do entorno em 4 meses
- Investir em uma fachada atrativa em 2 meses
- Contratar 1 profissional para atuar especificamente no atendimento em 1 mês
Pronto? Excelente!
Aproveite e veja a seguir os resultados que a Conceito Ideal já conquistou em alguns clientes:
Design e Decoração
Distribuidora de Pisos – Vintage Floor
Loja de Pisos – Studio do Piso
Então, vamos começar a trabalhar?
Outros conteúdos que você pode gostar
Para quem gosta de marketing digital!
Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.
QUINTAS – 20hs
Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.