Criar estratégias para fidelizar pacientes é uma prática essencial para clínicas que almejam manter sustentabilidade financeira. No entanto, diante do aumento constante da competitividade no mercado de saúde, tornou-se latente investir na fidelização dos pacientes para garantir um fluxo mais frequente de consultas e maior estabilidade para a sua clínica. Mas, como saber quais são as melhores técnicas de Marketing para Clínicas fidelizarem seus pacientes? Algumas dicas da Conceito Ideal podem ajudar nessa missão. Confira a seguir!
Garanta um ambiente agradável e confortável.
Assim como muitas coisas na vida, aquela velha história de que a primeira impressão é a que fica também se aplica às clínicas médicas. Portanto, é fundamental cuidar do seu espaço de trabalho, proporcionando uma sala de espera confortável, alguns atrativos para diminuir a ansiedade enquanto aguarda seu horário, um ambiente limpo e organizado, por exemplo.
#dica! A imagem da sua clínica começa a ser formada desde a busca por informações de saúde, o agendamento da consulta, o atendimento na recepção e o tempo de espera. Então reveja todas essas etapas e promova as melhorias cabíveis.
Aposte na melhoria da experiência.
Você já parou para pensar quais são suas expectativas ao buscar um atendimento médico? Se ainda não fez esse exercício, a Conceito Ideal recomenda que experimente. Isso porque, quando ainda não se conhece profundamente o perfil do seu público, as próprias expectativas podem ser usadas, num primeiro momento, para desenhar a oferta do seu serviço. Certamente, independentemente da projeção que você e sua equipe faça, todos irão concordar quanto à importância de apostar na melhoria da experiência dos seus pacientes, afinal de contas, apenas retornamos à uma clínica quando saímos satisfeitos com o atendimento e a solução oferecida, certo? Por isso, preocupe-se com a duração da consulta, com a atenção individual dada a cada um dos pacientes e com o acompanhamento proporcionado passado o atendimento.
Lembre-se: um paciente satisfeito se transforma em um divulgador do seu trabalho.
Invista no relacionamento com os pacientes.
Outra técnica de marketing para clínicas fundamental quando o objetivo é fidelizar seus pacientes está relacionada ao relacionamento. Como sugestão, a sua clínica pode estreitar o contato por meio das redes sociais, enviar mensagem e algum mimo no mês de aniversário ou aproveitar datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, Outubro Rosa, Natal e outras datas especiais relacionadas à sua especialidade e ao perfil de pacientes. #dica! Personalize as mensagens enviando conteúdo relacionado ao procedimento realizado ou especialidade que o paciente se consultou, dispare lembretes de consulta ou relembre-os da importância do check-up. Esse relacionamento próximo fará com que seus pacientes mantenham viva a imagem da sua clínica e criem vínculos duradouros diante de tanta atenção.
Estimule os pacientes a seguir a sua clínica nas redes sociais após a consulta.
Para manter um relacionamento próximo com seus pacientes e, assim, fidelizá-los, uma dica valiosa é estimular os pacientes a seguirem a sua clínica nas redes sociais. Dessa forma, você estabelecerá um canal direto com essas pessoas e aumentará o impacto das iniciativas de marketing da sua clínica. Para isso, forneça conteúdo relevante para o seu paciente e mantenha uma periodicidade de publicação frequente. De nada adianta convidá-los se não for para interagir, ok! Além disso, sempre responda prontamente comentários e questionamentos.
Não esqueça do marketing de conteúdo.
Se você ainda não possui um blog para a sua clínica, providencie o quanto antes. O marketing de conteúdo é uma estratégia capaz de contribuir tanto no relacionamento com os pacientes atuais, quanto com a atração de novos interessados nos serviços da sua clínica. Ao oferecer um conteúdo relevante que conversa diretamente com suas dores ou condições de saúde, os pacientes passam a ver a sua clínica como confiável, uma referência no assunto. Dessa maneira, aumenta as chances de que ele venha a consultar novamente no futuro.
Conceda entrevistas.
Embora essa técnica exija tempo, conceder entrevistas a sites, jornais e programas de televisão para abordar temas relacionados à sua área de atuação é uma alternativa barata de se tornar referência no seu mercado local e ser reconhecido – e procurado – pelos pacientes. Com essa iniciativa, o seu nome e o da clínica serão vistos por muitas pessoas e isso ajudará a aumentar a procura pelo seu serviço.
Facilite o atendimento.
Para estimular que os pacientes retornem à sua clínica e realizem consultas frequentes, é muito importante facilitar o agendamento de uma nova consulta. Para isso, você pode adicionar um agendamento ou pré-agendamento on-line no seu próprio site e programar alertas de tempos em tempos para lembrá-los do retorno. Ao tomar a iniciativa, você não só garante um fluxo ideal de pacientes em sua clínica, como também transmite a mensagem de organização e atenção. Portanto, é super recomendado!
Realize pesquisas de satisfação.
Para concluir a relação das melhores técnicas de marketing para clínicas fidelizarem seus pacientes, a sugestão é realizar pesquisas de satisfação com o intuito de identificar e aplicar pontos de melhorias. Sendo assim, prepare uma pesquisa de satisfação e envie para os pacientes que consultaram na sua clínica. Além disso, divulgue as mudanças aplicadas a partir de um feedback do paciente, pois isso o fará perceber que realmente foi ouvido e enxergará mais transparência e confiança na clínica.
Quer aplicar essas e outras técnicas de marketing para clínicas?
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Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
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