Tratar o marketing, a propaganda e a publicidade como sinônimos é uma interpretação completamente equivocada sobre os temas e justifica, em muitos casos, incontáveis falhas de gestão e estratégia. Isso porque, além de não terem conceitos similares, investir em propaganda e publicidade sem a clareza proporcionada por um planejamento de marketing estruturado resulta em campanhas e ações sem o retorno esperado.

Diante desses equívocos e dessa visão limitada do marketing, este artigo da Conceito Ideal irá explicar que Marketing vai muito além da propaganda e da publicidade. Acompanhe e entre em contato conosco para esclarecer eventuais dúvidas sobre como aplicar esses conceitos corretamente na sua empresa.

O Marketing além da Propaganda e da Publicidade

Diferentemente do entendimento simplista de que o marketing é responsável apenas pela persuasão e por promover um produto ou serviço através de um comercial de TV, um anúncio no jornal ou campanhas em redes sociais, marketing auxilia as empresas na gestão do seu relacionamento com o mercado e devido à sua característica sistêmica, engloba não apenas os seus outputs, isto é, os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção), mas também todo e qualquer recurso e elemento utilizado para gera-los, desde matéria-prima até fornecedores e colaboradores. Seu conceito, portanto, exige uma visão mais abrangente.

Com base em uma ampla investigação, interna e externa, o marketing é capaz de indicar quais estratégias e táticas são as mais indicadas para alcançar os objetivos estratégicos da organização. Por isso, em meio às mudanças no comportamento dos consumidores, o marketing tem sido cada vez mais importante e vem auxiliando na promoção de uma cultura voltada para o cliente, afinal, em tempos de alta concorrência, pouca diferenciação de produtos e serviços e grande facilidade de acesso às informações e ofertas, encantar os clientes e garantir uma presença digital consistente, tornaram-se prioridades para muitas empresas.

Os 4 Ps do Marketing e os Papéis da Propaganda e da Publicidade

Conforme visto, o marketing está diretamente relacionado aos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção, contudo, o que talvez você nunca tenha observado é que a propaganda e a publicidade fazem parte do universo somente da promoção, ou seja, esses dois conceitos estão contidos na imensidão do marketing.

A promoção, também chamada de “comunicação”, refere-se à maneira como uma empresa comunica, divulga e mantém relacionamento com seus públicos de interesse (clientes, colaboradores, fornecedores, influenciadores, etc.). É uma das principais responsáveis por construir a imagem da marca, estreitar o relacionamento com os públicos, apresentar a marca como uma alternativa de compra, divulgar suas crenças e cultura e assim por diante. Bem como os demais, esse P do marketing é extremamente importante, tendo em vista que além de tornar-se conhecida, a marca precisa ser lembrada e considerada como a melhor opção.

Então, não se engane! Embora também seja, por si só, bem abrangente e disponha de diversos recursos para cumprir o seu propósito (mix de comunicação), dentre eles a propaganda e a publicidade, que envolvem, por exemplo, a identidade visual, a compra de espaço publicitário on e off-line e a produção de materiais gráficos físicos e virtuais, a comunicação está no guarda-chuva do marketing e precisa ser sempre orquestrada com os demais Ps.

Pronto, agora você já sabe que o marketing vai muito além da propaganda e da publicidade e já pode começar a pensar como aplicar o marketing adequadamente e torna-lo mais estratégico para, de fato, conquistar resultados surpreendentes!

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

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