Os marketeiros que baseiam suas estratégias de internet apenas em links patrocinados e banners em sites, portais e blogs estão de cabelo em pé! O AdBlock Plus atingiu a marca de 200 milhões de downloads. Isso significa que, quanto mais a extensão para bloqueio de anúncios se populariza, mais pessoas estão deixando de visualizar mensagens de propaganda na internet.

Como isso afeta o mercado?

Para o AdBlock Plus

O AdBlock Plus é uma ferramenta gratuita que, quando devidamente instalada nos navegadores Firefox, Chrome, Android, Ópera e Internet Explorer, não exibe banners, pop-ups, anúncios em redes sociais como o Facebook e até mesmo no site de vídeos Youtube. O AdBlock Plus também evita a propaganda em diretórios de buscas especializados nos quais entramos para ver anúncios.

Até a publicação deste artigo o AdBlock Plus não está evitando anúncios de ferramentas de compras / shoppings.

Veja como são as páginas de sites, portais e blogs antes da instalação do plug-in:

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Depois da instalação do AdBlock Plus:

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Os espaços que antes continham banners e anúncios agora aparecem em branco.

Para o Google AdWords

Com o AdBlock Plus instalado, pesquisas teste realizadas pela Conceito Ideal nos buscadores Bing e Yahoo! não trouxeram links patrocinados. Já nos resultados do Google os anúncios aparecem intactos. Porém, navegações em diversos outros sites não trouxeram banners e anúncios tradicionais, assim, as saídas do Google Display foram afetadas.

O Google é responsável por mais de 80% das buscas realizadas no Brasil. É a maior ferramenta, e, por consequência, tem a maior presença em investimentos de links patrocinados. Se a maior fatia da verba de marketing da empresa for direcionada para anúncios nas páginas de pesquisa, por enquanto, o resultado não será afetado.

Para o posicionamento orgânico no Google e demais buscadores

Com as possibilidades de exibições de anúncios reduzidas, as primeiras posições da primeira página do Google ganham mais peso. A disputa para subir no ranking e permanecer no topo vai ficar cada vez mais acirrada exigindo melhores sites, com conteúdos de melhor qualidade.

Assim, os profissionais que trabalham com SEO precisarão ser mais qualificados e criativos para traçar e conseguir executar estratégias eficientes que entreguem resultados na internet. A quantidade de horas trabalhadas em cada projeto tende a aumentar e, consequentemente, o valor das boas consultorias deve subir. Os resultados para o cliente, que hoje podem ser mensurados como nunca antes, vão diferenciar bons e maus profissionais.

Quem mais perde?

Anunciantes e o público final. O anunciante perde oportunidades de espalhar sua marca e seus produtos na maior quantidade de canais virtuais possíveis, para atingir a “massa virtual”. O público final também perde, pois muitos sites, portais e blogs que disponibilizam conteúdos de qualidade na internet gratuitamente têm suas receitas provenientes de verbas de propaganda. Sem estas entradas, muitas páginas podem ser abandonadas e, mesmo as que restarem, serão mantidas como hobbies, afetando sua periodicidade. Outra grande possibilidade é o anunciante passar a negociar sempre matérias pagas. Todavia, o autor pode ir perdendo a credibilidade com o tempo.

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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