A essa altura, provavelmente, já não restam dúvidas a você sobre a importância de explorar as inúmeras estratégias digitais para aumentar a visibilidade da sua marca, atingir ao público e alavancar as vendas. Porém, diante da infinidade de dados gerados a partir dessas iniciativas, é fundamental ter clareza quanto ao que, de fato, se deve priorizar nas análises. E é pensando neste contexto que a Conceito Ideal reservou esta pauta para esclarecer quais são os principais indicadores de desempenho (KPIs) do marketing digital!

O que são KPIs?

KPIs (Key Performance Indicator) são indicadores de performance que permitem mensurar com precisão se as estratégias implementadas estão sendo assertivas e suficientes para alcançar os objetivos organizacionais. Tais indicadores podem estar relacionados a iniciativas digitais ou não, sendo comumente aplicados para mensurar finanças, produtividade e ações de marketing.

Nesse sentido, além de conhecer quais são os principais indicadores de marketing digital, é fundamental que você estabeleça seus objetivos, metas e, em seguida, defina os respectivos KPIs. Apenas dessa forma será possível analisar se as ações estão proporcionando resultados positivos para a companhia.

Principais KPIs ou indicadores de desempenho do marketing digital

Antes de avançarmos, vale dizer que há diversos outros indicadores relacionados ao marketing digital além dos que serão apresentados a seguir. Entretanto, selecionamos a dedo os que você não pode deixar de monitorar bem de perto, ok! Vamos conferir:

01 | CTR (click-through rate) ou Taxa de cliques

O CTR é um indicador utilizado para avaliar a efetividade de anúncios em displays (banners online), palavras-chave e outras fontes de clique como, por exemplo, anúncios do Facebook ou do Google.

Em outras palavras, o CTR é responsável por mensurar o número de cliques que seu anúncio recebeu em relação ao número de impressões realizadas. O indicador permite saber quanto impacto o anúncio teve sobre os clientes em potencial. Assim, quanto maior a taxa de cliques, mais relevante o anúncio e, consequentemente, maiores as chances de aumentar o tráfego para o site.

Mas, atenção! Em geral, um cenário com milhares de impressões de um anúncio e poucos cliques indica pouca efetividade e, por isso, deve ser revisto o mais rápido possível. Lembre-se de que cada clique significa uma visita à sua página de destino.

Acompanhar a taxa de cliques é, inclusive, um recurso adotado para a realização de teste A/B em que dois ou mais anúncios completamente distintos são publicados e avaliados para identificar a versão com maior relevância. Com este tipo de iniciativa, aos poucos, a sua empresa passa a ter um arsenal de informações para direcionar o investimento de maneira assertiva.

O cálculo é simples: (Cliques / Impressões) x 100 = CTR.

Juntamente ao conceito de CTR é preciso estar atento(a) no que diz respeito ao Custo por Clique, valor cobrado pelas plataformas de anúncios digitais como o Google Ads e o Facebook Ads sempre que um usuário clica em um anúncio.

02 | Número de visitantes únicos do site

O indicador de visitantes únicos do site é adotado com a intenção de compreender se as estratégias traçadas estão contribuindo para o aumento de novos usuários para o site. É um ótimo KPI para analisar conhecimento de marca e costuma ser extraído do Google Analytics.

03 | Taxa de rejeição ou Bounce Rate

Outro indicador essencial para o marketing digital é a taxa de rejeição por apresentar a porcentagem de visitantes que abandonaram o seu site antes de interagir com outras páginas.

Este KPI, também adotado para analisar crescimento de marca, ganha ainda mais relevância em casos de plataformas de e-commerce devido a necessidade de acompanhar e entender em quais páginas há grande taxa de rejeição. A ideia é constatar rapidamente o que deve ser feito para melhorar a usabilidade seja em termos de conteúdo, layout ou navegação, por exemplo.

Para isso, adota-se o Google Analytics que além de informar a taxa de rejeição, permite verificar, em tempo real, o número de pessoas que estão navegando no site.

04 | Tempo gasto no site

O tempo gasto no site é outro KPI muito importante e facilmente extraído no Analytics. Seu intuito é analisar por quanto tempo o público consome o conteúdo do seu site.

Para avaliar, observa-se o tempo médio de leitura e o tempo em que o público passa na página. Caso o período dispendido ao canal seja inferior, fica claro que o conteúdo não está sendo relevante para os usuários ou que a navegabilidade está comprometida e, portanto, a página precisa ser revisada.

05 | Origem do tráfego

Ao iniciar no marketing digital, as empresas testam diversas campanhas simultaneamente como anúncios em redes sociais, banners em sites do seu nicho e anúncios nos sites de busca com direcionamento a páginas de interesse no site ou blog.

O objetivo deste KPI é identificar quais estratégias estão funcionando e devem ser incentivadas, e quais podem ser interrompidas. Para implementá-lo, o primeiro passo é verificar de onde estão vindo os acessos, isto é, qual a origem do tráfego.

Abaixo, listamos as principais fontes de tráfego:

Tráfego orgânico: visitantes que chegaram no seu site através de uma palavra-chave em algum buscador (Google, Bing e Yahoo);

Tráfego direto: visitantes que acessam seu site digitando sua URL no navegador;

Tráfego de Referência: usuários que visitaram o seu site por meio de outro site – técnica conhecida como backlink;

Tráfego de campanha: visitantes que acessaram o seu site por meio de uma campanha paga como banners online, links patrocinados e anúncios de redes sociais.

06 | Taxa de Conversão

Este KPI é vital para quem possui um e-commerce ou tem como foco conquistar novos leads (clientes potenciais), pois o número de conversões possibilitará entender a rentabilidade de seu investimento em campanhas pagas.

A taxa de conversão pode ser utilizada para mensurar vários dados como número de usuários que acessaram o blog e assinaram a newsletter, quantidade de usuários que clicaram no seu anúncio, número de clientes que clicaram em um link enviado por e-mail, investimento necessário para vender produto X (investimento/conversão do produto), entre muitos outros.

Pronto, agora você conhece os principais indicadores de desempenho (KPIs) do marketing digital. Que tal uma consultoria especializada para colocar cada um deles em prática?

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