Sim. O conjunto de técnicas que resultam no bom rankeamento de um site colocando-o no topo do Google e demais buscadores como Bing ou Yahoo chama-se otimização (SEO). Para executar o rankemento, dependemos principalmente dos seguintes fatores:

– Tempo de existência do domínio para site no topo do Google

Um dos principais fatores de classificação para colocar um site no topo do Google e demais buscadores é o tempo de existência de um domínio. Isto significa que quanto mais antigo um domínio for, mais peso ele terá na internet. Os buscadores entendem o “mérito” de manter uma marca / empresa no mercado e dão valor a este item;

– Tempo de existência do conteúdo

Para colocar um site no topo do Google, os buscadores dão preferência a conteúdos que tenham manutenção constante, mas também privilegiam textos de qualidade com mais tempo de publicação;

– Quantidade de links de redirecionamento

Quanto mais links de redirecionamento uma página tiver melhor será a avaliação daquele conteúdo. Estar com o site no topo do Google é como se fosse um sinônimo de indicação positiva de diversas pessoas. Ex.: você está navegando por diversos sites procurando por “criação de sites” e vê muitas páginas direcionando para um resultado específico. Você deduz então que aquela empresa / página / pessoa entende muito do assunto e pode ser a melhor opção de escolha. Os robozinhos do Google, Yahoo e Bing pensam da mesma forma.

– Frequência de manutenção

Faça a manutenção do seu site na frequência com que você espera que as pessoas retornem a sua página procurando mais informação. Colocar seu site no topo do Google e difícil, não? Todavia imagine-se no lugar do seu público-alvo. Quantas vezes você retornaria a um site que sempre apresenta a mesma informação? Para sites institucionais (e não portais de conteúdo) recomendamos que as manutenções sejam semanais ou quinzenais (no mínimo). Jamais deixe o seu site por mais de 2 ou 3 meses sem alterações.

É de extrema importância também que você constantemente avalie conteúdos publicados há 2 ou 3 meses. Faça as modificações necessárias no texto e mantenha conteúdo publicado.

– Layout da página

Muitas vezes uma determinada página de um site pode ter muitos acessos e estes não se converterem em nenhum contato. O layout da página, neste caso, pode ser uma das grandes barreiras. As pessoas decidem se gostam ou não de algo em aproximadamente 2,5 segundos. Se elas baterem o olho na página e a mesma não transmitir credibilidade, confiança e segurança a maior tendência no comportamento é a de fechar o resultado. Tenha um designer gráfico especializado em WEB para criar e manter o seu site.

– Interatividade do conteúdo

Para levar um site ao topo do Google, permita que o seu internauta interaja com o seu conteúdo. Deixe espaço para que ele faça perguntas e publique comentários. Como intermediador disso tudo, responda sempre a todos os comentários. Mostre-se atencioso, solícito, aberto ao seu cliente potencial. Quanto mais ações forem geradas nas suas páginas, melhor será o seu resultado no ranking.

– Qualidade do conteúdo

Como o Google consegue comparar conteúdos diferentes se ele não é expert no que está escrito? O Google faz esta avaliação pelo somatório de todos estes fatores acima e mais uma montanha de outras variáveis. A página que tiver a somatória do melhor desempenho tem prioridade na ordem de resultado, ficando no topo do Google. O maior problema é que isso pode mudar a cada segundo. É onde entra o seu concorrente.

– Estratégias e técnicas aplicadas pelos concorrentes

O maior desafio desta estratégia, além de gerenciar as constantes mudanças do site em si é acompanhar ou conseguir antecipar o que o seu concorrente está desenvolvendo.

Nunca podemos esquecer que, enquanto nós estamos desenvolvendo e aplicando técnicas para o rankemento de um site, seu concorrente direto por suas palavras-chave de interesse pode estar fazendo exatamente o mesmo. Se ele modifica a página dele e tem uma melhor avaliação de resultado, ele ultrapassa você. Se você modifica algo, ultrapassa ele. É quase como se fosse um leilão… quem oferece mais qualidade, leva. É por isso que a manutenção deve ser constante e feita por uma empresa especializada.

Quer otimizar o seu site e colocá-lo no topo do Google? Entre em contato com a Conceito Ideal.

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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