Diante da possibilidade de captar dados por meio de ferramentas específicas, pesquisas de mercado e de satisfação, comentários de usuários na internet, além de inúmeras outras fontes, não faz sentido continuar realizando o planejamento de estratégias digitais exclusivamente com base em percepções e achismos. Ao contrário disso, com os dados, os planejadores ganharam um novo impulso para propor estratégias sólidas e cada vez mais condizentes com os objetivos e as metas estipulados.

Os dados, principalmente os oriundos das redes sociais e de ações de marketing (e-mail marketing, links patrocinados, etc.), são fontes de aprendizados e diagnósticos constantes sobre o público, a aceitação do produto ou serviço, a oportunidades do mercado, a construção de uma reputação positiva, a análise dos movimentos da concorrência, entre outros.

Ao basear as decisões estratégicas em dados, pode-se, inclusive, gerenciar o desempenho das ações e propor mudanças de rotas em tempo real com a agilidade necessária para evitar possíveis impactos negativos. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de elevar o nível da compreensão dos usuários (reais e potenciais), desenvolver produtos ou serviços de acordo com as demandas do mercado, aprimorar o atendimento e detectar desafios, por exemplo.

A importância dos dados no planejamento de estratégias digitais extrapolam esses benefícios apresentados e, em decorrência da necessidade latente de adaptação a esse novo contexto, a Conceito Ideal relacionou a seguir alguns outros motivos para estimulá-lo(a) a revolucionar a maneira como a sua empresa vem projetando as iniciativas. Venha e confira!

Por que investir no uso de dados para elaborar estratégias digitais?

01 | Compreensão do cenário da empresa e definição de objetivos e metas

Entender os cenários em que o negócio está inserido e analisar os dados auxilia no planejamento de estratégias digitais à medida que permite ao gestor conhecer as principais nuances do negócio, os números exatos sobre as categorias em análise, além da real situação da empresa e do mercado. Com todas as informações em mãos, pode-se definir onde se espera chegar e estipular metas realistas e mensuráveis.

02 | Assertividade nas decisões estratégicas

Fazer uma análise de dados também permite que a empresa adote estratégias mais coerentes e tome decisões mais seguras, fundamentadas e, portanto, consistentes. Essa prática minimiza os custos operacionais seja com equipes e fornecedores, ou mesmo com a contratação de serviços complementares, como o de mídia programática.

03 | Conhecimento aprofundado sobre o consumidor

Os dados, quando combinado e analisados adequadamente, possibilitam conhecer os clientes, bem como suas necessidades, anseios e expectativas, afinal, a todo momento são deixadas pegadas que demonstram suas preferências. Com isso, pode-se elaborar também as famosas personas para delimitar com detalhes os diferentes perfis interessados na marca.

04 | Escolha da mensagem e canais de comunicação

O uso dos dados no planejamento de estratégias digitais permite estabelecer a abordagem das mensagens, os formatos de mídia e a editoria de conteúdo tal qual as expectativas e hábitos dos consumidores. Sendo assim, se, por exemplo, o público demonstrar preferência pelo atributo ‘qualidade’, a empresa já pode orientar suas ações para evidenciar esse aspecto, direcionando os seus esforços e investimentos.

05 | Mensuração e análise de acertos e falhas

Outro fator de importância dos dados no planejamento de estratégias digitais está relacionado à possibilidade de acompanhar o andamento das iniciativas, apontar medidas imediatas e obter os aprendizados necessários para retroalimentar o planejamento futuro. Dessa maneira, o planejamento é aperfeiçoado constantemente.

06 | Diferenciação no mercado

Ao passo que aumenta a previsibilidade das ações planejadas, as empresas passam a ter uma importante vantagem sobre os concorrentes para definir um posicionamento da marca claro e desenvolver novas soluções baseadas nas deficiências do mercado.

Que tal contar com o auxílio de profissionais experientes para elaborar o planejamento das estratégias digitais da sua empresa?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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