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Links patrocinados no Google, como isso funciona?

Links patrocinados são aqueles anúncios que aparecem em destaque no topo de uma página quando você realiza uma busca no Google, geralmente ocupando as três/quatro primeiras posições e finais. Os demais resultados são trazidos pela busca orgânica, ou seja, não paga.

Utilizar links patrocinados é muito simples. Qualquer empresa pode anunciar. Basta ter um site, criar uma conta na ferramenta Adwords do Google, fazer um investimento inicial (de, no mínimo, R$ 40,00) e participar do leilão.

É isso mesmo que você entendeu. A ordem de aparição dos anúncios nos links patrocinados é classificada de acordo com um leilão. Para o Google cada palavra é diferente e possui um valor específico que varia de acordo com a disputa de ranking pelos anunciantes em uma determinada região. Os anúncios aparecem de acordo com o uso de palavras-chave nas caixas de busca. (Leia mais sobre palavras-chave)

Imagine, por exemplo, que você queira contratar uma agência para desenvolver o novo site da sua empresa e que você esteja em Curitiba / PR. Ao utilizar na sua procura apenas “criar site” ou “criação de sites” você vai receber como resultado orgânico (inclusão não paga) e também como links patrocinados (nas áreas em destaque marcadas como anúncios) diversos sites e blogs do país inteiro. Mas, suponhamos que o seu chefe faça questão que a empresa seja de Curitiba para que ele conheça as instalações e as pessoas que vão desenvolver o projeto. Assim você provavelmente vai escrever “criação de sites Curitiba” ou “empresas de criação de sites em Curitiba” buscando encontrar resultados mais específicos.

Para o Google “criação de site em Curitiba” é diferente de “criacao de site em Curitiba”, que é diferente de “criação de site Curitiba”. Ou seja, acentuação correta, a escrita no plural, no singular, o uso de contrações, gírias, nomenclaturas específicas e determinação de uma localidade específica trazem resultados distintos dependendo da forma com que o anunciante estruturar sua campanha de links patrocinados.

Quanto mais genérica for uma palavra ou expressão-chave, e quanto maior for a concorrência por ela, maior será o valor do lance para aparecer nas primeiras posições com links patrocinados. Na teoria simplificada, quem dá mais leva.

Aqui vale salientar a diferença entre impressão e clique. Quando você realizou esta busca e não clicou em nenhum resultado específico de link patrocinado você gerou uma impressão. Ou seja, impressão é a mera visualização de um anúncio, independente da posição que ele ocupe em uma página ou do grau de atenção que ele desperte no consumidor. O clique é a conversão. O redirecionamento da visita para um site específico. É a primeira ação esperada quando você anuncia na internet.

Na hora de configurar uma campanha o anunciante deve fazer um depósito para o Google Adwords e decidir a região de cobertura, linguagem, orçamento diário e valor máximo por palavra-chave – entre outros tantos fatores. Faça de conta que você depositou R$ 300,00 para uma campanha com previsão de 30 dias. Assim, você determina que vai gastar apenas R$ 10,00 por dia em links patrocinados.

Digamos que a primeira posição para a expressão “criação de sites Curitiba” custe R$ 0,50. Quando o internauta clicar no anúncio este valor será deduzido do valor diário, restando R$ 9,50. Assim, se todas as palavras e expressões-chave custassem o mesmo valor o site receberia em um dia 20 novos cliques. O problema é que cada palavra tem uma procura diferente e um valor diferente.

A vantagem é que utilizar links patrocinados via Google Adwords é uma forma de mídia justa. Caso o valor que você tenha determinado como orçamento diário não seja atingido, o restante da verba é postergada para o final da campanha. Assim, pode-se ter uma campanha que foi planejada para 30 dias que dure 32, 35…

Aprofundando um pouco mais o conhecimento sobre links patrocinados, há outros fatores que interferem no posicionamento do anúncio. Dentre os principais, está o fato de as aranhas do Google conseguirem encontrar conteúdos de qualidade relacionados as palavras-chave que você está anunciando dentro do seu site. Além disso, pontuam as próprias conversões realizadas internamente como: compras, cadastros, solicitação de orçamentos, downloads de conteúdos, etc.

Além disso, investir em links patrocinados é garantia de visitas em um site. Mas não de aumento de lucro. Seu site precisa vender uma imagem de credibilidade e confiança, oferecendo produtos ou serviços de qualidade com preços adequados ao seu público-alvo. Por isso, na hora de montar uma campanha conte com a consultoria e a gestão de uma empresa especializada nesta área. O ideal é que os profissionais que você for contratar possam conduzir mudanças dentro do seu site que fortaleçam a otimização de suas páginas, melhorando o seu posicionamento de maneira contínua.

Links patrocinados são a forma mais rápida de canalizar visitas para um site na internet. A mais eficiente ainda é ter a sua página bem rankeada na busca orgânica. Deste modo, enquanto você não consegue atingir boas posições com o SEO invista no SEM (Search Engine Marketing – Marketing nas ferramentas de busca).

Quer fazer uma campanha de links patrocinados? Solicite um orçamento com a Conceito Ideal.

12 de Maio de 2011|Links Patrocinados|

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