Marcas compreendem um conjunto de características que retratam a empresa e o que ela pretende realizar. Implicam em promessas aos clientes. Uma boa marca sempre tem uma história. Seu significado deve incluir: atributos, benefícios, personalidade, cultura e valores.
Atributos
– Além da questão visual, o nome do produto ou da empresa pode sugerir excelência, qualidade, durabilidade e status. Em uma empresa, aspectos como confiança, sucesso e credibilidade podem ser pilares de posicionamento. Assim, por que não utilizar esses aspectos de maneira explícita no nome?
Ex.: Experts, Professional, Master, Mega, Conceito, etc…
Benefícios
– O cliente procura benefícios emocionais e racionais, como status e/ou credibilidade. É possível usar isso como promessa em uma assinatura ou slogan.
Ex.: Conceito Ideal – Comunicação sem Conceito, não funciona!
Personalidade
– Expressa a constância de atos e atitudes da empresa. Pode indicar responsabilidade, transparência, agilidade, etc.
É muito comum a elaboração de testes de personalidade de marca através da associação destas em analogias com animais, faixas etárias, formas, etc.
Cultura e Valores
– A marca pode traduzir ou representar uma cultura. Valores conservadores, arrojados, irreverentes, etc…
Ex.: Uma empresa pode focar: relacionamento com o cliente, planejamento estratégico, criatividade, entre outros.
Atributos, Benefícios, Personalidade, Cultura e Valores em uma marca são traduzidos em cores, formas, fontes, elementos, símbolos, ícones e suas formas de aplicações.
Marca é a identidade visual concentrada: alta densidade de informação no mínimo espaço. Quanto mais significado uma marca conseguir transmitir com a menor quantidade de elementos, mais forte ela será.
Durante a criação da marca, é preciso realizar estudos considerando a construção geométrica da marca, determinar possíveis disposições de texto, testar fundos, inversões, tipologias e prováveis reduções.
Conheça o portfólio de marcas criadas pela Conceito Ideal. Solicite um orçamento.
Outros conteúdos que você pode gostar
Para quem gosta de marketing digital!
Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.
QUINTAS – 20hs
Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.