Escolher o nome da empresa é um dos passos mais importantes na construção de uma marca forte, por isso, este processo deve ser realizado com atenção, paciência e bastante criatividade. Pensando nisso, reunimos 07 dicas para escolher um bom nome para a sua empresa. Confira a seguir!

01. Faça uma lista de informações importantes

Para escolher um bom nome para a sua empresa, comece tendo bem claro os diferenciais do seu negócio; relação de produtos ou serviços oferecidos; perfil do público; aspectos centrais como missão, visão e valores que você deseja transmitir e nomes dos concorrentes.

02. Relacione o nome com o ramo de atuação

Pense em alternativas que, de alguma maneira, tenham conexão com o seu ramo de atuação. Tente descobrir a essência do que você deseja transmitir ao público e explore diversas possibilidades a partir dela. Lembre-se que o nome da sua empresa deve ser de fácil memorização e pronúncia.

03. Reúna uma equipe

Você até pode iniciar esta tarefa sozinho, mas considere convidar outras pessoas a medida em que avançar. Dessa forma, além de obter outras ideais, será possível avaliar a reação delas ao ouvir as sugestões levantadas por você.

Antes de solicitar nomes para a sua empresa, compartilhe os dados levantados na etapa anterior para que todos fiquem alinhados. Também é importante que, durante a conversa, você não classifique as opções em boas ou ruins. O ideal é deixar a equipe à vontade e apenas ir anotando as palavras para não perder nenhum registro.

04. Escolha opções simples

Outra dica importante para escolher um bom nome para a sua empresa é fugir de nomes extensos ou complexos demais, pois dificultam o entendimento do público e podem prejudicar significativamente o processo de memorização da marca. Dê preferência para nomes simples e curtos e descarte aqueles que possam gerar má interpretação.

05. Diga não aos modismos

Investir em nomes inspirados em personagens, programas de televisão ou novelas, por exemplo, pode ocasionar arrependimentos a longo prazo. A dica aqui é priorizar a originalidade!

06. Verifique a disponibilidade

Após escolher o nome da sua empresa, tome algumas precauções para evitar contratempos futuramente. Assim, pesquise se o nome já possui registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), órgão responsável por regular o registro de marcas e patentes.

Além disso, é recomendável verificar se o nome possui domínio disponível na internet para que você possa criar uma marca com presença digital.

07. Crie a sua marca

Com um nome adequado escolhido, é hora de pensar em uma identidade visual para o seu negócio. Invista tempo e imaginação para criar um logotipo único, inovador e de fácil reprodução. Nesta etapa é fundamental contar com o apoio de um bom designer.

Veja também: Como fazer uma marca para a minha empresa?

Viu só quantas dicas relevantes para ajudar a escolher o nome da sua empresa?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Aproveite, a primeira consultoria é grátis.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.