Escolher o nome da empresa é um dos passos mais importantes na construção de uma marca forte, por isso, este processo deve ser realizado com atenção, paciência e bastante criatividade. Pensando nisso, reunimos 07 dicas para escolher um bom nome para a sua empresa. Confira a seguir!
01. Faça uma lista de informações importantes
Para escolher um bom nome para a sua empresa, comece tendo bem claro os diferenciais do seu negócio; relação de produtos ou serviços oferecidos; perfil do público; aspectos centrais como missão, visão e valores que você deseja transmitir e nomes dos concorrentes.
02. Relacione o nome com o ramo de atuação
Pense em alternativas que, de alguma maneira, tenham conexão com o seu ramo de atuação. Tente descobrir a essência do que você deseja transmitir ao público e explore diversas possibilidades a partir dela. Lembre-se que o nome da sua empresa deve ser de fácil memorização e pronúncia.
03. Reúna uma equipe
Você até pode iniciar esta tarefa sozinho, mas considere convidar outras pessoas a medida em que avançar. Dessa forma, além de obter outras ideais, será possível avaliar a reação delas ao ouvir as sugestões levantadas por você.
Antes de solicitar nomes para a sua empresa, compartilhe os dados levantados na etapa anterior para que todos fiquem alinhados. Também é importante que, durante a conversa, você não classifique as opções em boas ou ruins. O ideal é deixar a equipe à vontade e apenas ir anotando as palavras para não perder nenhum registro.
04. Escolha opções simples
Outra dica importante para escolher um bom nome para a sua empresa é fugir de nomes extensos ou complexos demais, pois dificultam o entendimento do público e podem prejudicar significativamente o processo de memorização da marca. Dê preferência para nomes simples e curtos e descarte aqueles que possam gerar má interpretação.
05. Diga não aos modismos
Investir em nomes inspirados em personagens, programas de televisão ou novelas, por exemplo, pode ocasionar arrependimentos a longo prazo. A dica aqui é priorizar a originalidade!
06. Verifique a disponibilidade
Após escolher o nome da sua empresa, tome algumas precauções para evitar contratempos futuramente. Assim, pesquise se o nome já possui registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), órgão responsável por regular o registro de marcas e patentes.
Além disso, é recomendável verificar se o nome possui domínio disponível na internet para que você possa criar uma marca com presença digital.
07. Crie a sua marca
Com um nome adequado escolhido, é hora de pensar em uma identidade visual para o seu negócio. Invista tempo e imaginação para criar um logotipo único, inovador e de fácil reprodução. Nesta etapa é fundamental contar com o apoio de um bom designer.
Veja também: Como fazer uma marca para a minha empresa?
Viu só quantas dicas relevantes para ajudar a escolher o nome da sua empresa?
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