Para saber como criar uma marca para sua empresa é fundamental realizar uma série de questionamentos e iniciar um trabalho árduo de pesquisa, afinal, provavelmente você passará por um processo de dúvidas e incertezas seja para criar o nome da empresa , o logo, o conceito ou os demais aspectos que tangem a marca. Diante desse desafio, a Conceito Ideal desenvolveu um guia rápido abordando as principais dicas!

01. Defina seu público-alvo

Por mais claro que pareça para você, especifique ao máximo o seu público e entenda detalhadamente para quem pretende vender seus produtos ou serviços. Considere fatores como sexo, idade, classe social, preferências pessoais e hábitos, pois tais informações serão riquíssimas para auxiliar na criação de uma marca para a sua empresa.

02. Crie uma persona ou consumidor ideal

Personas são “personagens” fictícios que representam os diferentes tipos de consumidores da empresa. Uma marca pode ter várias personas, caso possua variados perfis de público. Trata-se de um método eficiente de segmentação em que é possível entender facilmente quem são e como se comportam. Portanto, ao criar a persona, inclua nome, idade, preferências pessoais, crenças, valores e hábitos de consumo.

03. Estabeleça o posicionamento

De modo bastante simples, o posicionamento é o lugar que a marca ocupa na mente e nos corações de seus clientes, consolidando um benefício ou atributo em que sua empresa é superior quando comparada aos concorrentes (qualidade, tecnologia, agilidade, etc.).

Para estabelecer o posicionamento da sua empresa, entenda qual o diferencial que torna a sua marca única e reconhecida no mercado. Uma marca bem posicionada no mercado é aquela cujas principais vantagens estão evidentes ao público. Atingir este nível pode levar um certo tempo e por isso é importante não ter pressa.

04. Construa a personalidade da marca

A personalidade é o conjunto de características da marca capaz de criar conexões emocionais e identificação com o público. A construção de personalidade é fruto de diversos elementos como seu posicionamento de mercado, sua postura diante das situações, suas ações de marketing e também sua própria identidade corporativa. Lembre-se que a personalidade sempre deve se manter coerente à missão, visão e valores da empresa!

05. Defina sua proposta de valor

A proposta de valor explica como o seu produto ou serviço resolve os problemas dos clientes e vai muito além de atributos e benefícios como conforto e durabilidade. É, sobretudo, a experiência que o consumidor vai vivenciar ao se relacionar com uma marca.

Siga os seguintes passos para definir a proposta de valor:

Título: em até duas linhas, escreva o benefício que você está oferecendo. A frase deve ser curta e impactante;
Subtítulo: em duas ou três linhas, explique o que você faz, para quem o produto/serviço é destinado e por que é útil;
Bullet points: liste brevemente os principais benefícios ou serviços oferecidos de forma atrativa, capaz de captar a atenção do público;
Imagem: utilize uma imagem que reforce a sua mensagem principal.

06. Desenvolva o logo e a identidade visual

O logo e a identidade visual são mais alguns elementos que facilitam a memorização e a diferenciação da marca. Cores, tipografias e símbolos podem se misturar para compor o logo da sua empresa. Nesta etapa, contrate uma boa agência de comunicação para que os profissionais deem vida à sua ideia.

Que tal solicitar ainda mais dicas para criar uma marca para a sua empresa? 

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Aproveite, a primeira consultoria é grátis.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.

 

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.