Antes de responder à pergunta “como fazer uma marca para a minha empresa”, vale dizer que marca é a personalidade da empresa, isto é, um nome, termo, símbolo e conceito únicos que expressam significados e comunicam o diferencial da empresa frente à concorrência. Uma boa marca transmite sua mensagem ao mercado e, assim, estabelece um posicionamento de negócio claro.

Entendendo este conceito, podemos avançar para dicas práticas de como criar a marca da sua empresa. Acompanhe!

Etapa 1: Pesquisa

A esta altura você já deve ter escolhido um bom nome para a sua empresa  e o próximo passo será iniciar uma pesquisa ampla e aprofundada.

Considere pesquisar mais sobre o perfil dos clientes e suas preferências, busque referências de seus concorrentes e revisite exemplos de marcas que deram certo. A finalidade desta etapa é expandir o campo de visão e começar a ter indícios de como o(a) empreendedor(a) espera que sua marca seja percebida.

Etapa 2: Conceito

Mesmo empresas de pequeno ou médio porte necessitam de uma marca forte para se diferenciar no mercado e estabelecer conexão com seu público-alvo. Por isso, é fundamental criar um conceito que represente a personalidade desejada e seja atrativo o suficiente para convencer as pessoas a experimentarem o seu produto ou serviço.

Aproveite a pesquisa e faça o exercício de captar a essência das marcas analisadas na etapa anterior. O símbolo da Nike, por exemplo, transmite velocidade e confiança, conceitos que a empresa busca constantemente colocar em prática em suas iniciativas de comunicação.

Pense a respeito: Quais atributos você espera que a sua marca transmita? Qual a aparência da sua marca? Quais expectativas a marca deve provocar em seu público?

Etapa 3: Logo e Identidade Visual

O logo é o conjunto de elementos gráficos que carregam consigo o significado e a personalidade da empresa, permitindo que o público reconheça e se conecte à marca com um rápido olhar.

Sua criação é o primeiro passo da construção da identidade visual e exige habilidades de um designer para garantir um resultado realmente impactante. Então vale a pena consultar uma agência de comunicação para auxiliar neste processo.

Etapa 4:  Branding

Ao lançar a marca, você deverá estar pronto(a) para a etapa seguinte de gestão. O objetivo aqui é definir estratégias que possibilitem tornar a marca mais forte e próxima do público para que seja reconhecida e desejada em seu ramo de atuação. Mas atenção: trata-se de um esforço permanente e com efeitos a médio e longo prazo.

Veja também: 06 dicas para criar uma marca para a minha empresa

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Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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