No Brasil, o número de empresas aumenta gradativamente de tempos em tempos, em variados setores e Estados do país. Entre as muitas preocupações dos empresários, além de impostos, gestão, empregados e o próprio marketing, precisa existir um momento para atentar a algo pouco falado: o registro da marca. Afinal, quando se cria um projeto de empresa, o objetivo é manter aquele nome e identidade visual por muitos anos e, em muitos casos, nunca mais modificá-los. Porém, não são poucas as empresas que acabam perdendo a sua marca original em até 24 horas após a decisão de um juiz. Para que você entenda a importância de registrar a sua marca, a Conceito Ideal relembra dois casos reais de perda desta identidade. Saia na frente, registre sua marca para que isso nunca aconteça a você.

Afinal, o que é marca?

  • Marca, logomarca ou logotipo são nomenclaturas utilizadas para identificar o nome e o conjunto de símbolos, ícones e tipografia que representam uma empresa. A criação de marca envolve sempre uma solução gráfica que represente o que a empresa faz ou transmitir alguns de seus valores. Uma boa criação de marca sempre tem uma história consistente que explique porque foi utilizado aquele símbolo, cor ou padrão de fonte. Ela tem representatividade junto ao cliente e público que você deseja atingir e alcançar.

Quem busca ser o dono de uma marca, precisa estar com o registro em dia. O que poderia ter garantido uma história final diferente para duas empresas importantes de Curitiba. Para não citar nomes, vamos usar números na exemplificação.

A empresa 1 e a empresa 2 precisaram indenizar a empresa 3 pelo uso indevido da marca. Ou seja, as duas primeiras marcas utilizaram um nome de empresa que já existia no mercado e precisaram interromper de pronto o funcionamento da identidade visual. Outro exemplo está em uma empresa 4, que tinha pouco tempo de funcionamento, e notificou a empresa 5, com 30 anos de mercado em Londrina. A empresa 4 fez o registro corretamente e conseguiu difundir a marca de forma geral, já a quinta, sem o registro regularizado, só poderia fazer a divulgação do nome na própria cidade de Londrina. Ou seja, nem mesmo o maior tempo de empresa conseguiu assegurar o nome da marca.

A importância em investir no registro de marca:

  • O empresário consegue segurança para investir em marketing e demais meios de comunicação com a audiência sem surpresas ou processos judiciais.
  • Minimiza o risco de perder a marca a qualquer momento, devido a interferência de terceiros e dificuldades com a justiça.
  • O seu público vai conhecer a sua empresa ao longo dos anos, conforme identidade visual e logotipia, minimizando chances de perdas.

O registro da marca é importante para você ter o direito total em relação a sua marca. Para obter a propriedade do nome e zelar pelo compromisso e integridade da sua empresa. Afinal, não existe nada mais importante do que proteger o que é seu, de forma correta. É por isso que a Conceito Ideal orienta que você registre a sua marca e assegure a sua tranquilidade e também a da agência que ficará responsável pela criação de toda a identidade do seu negócio. Somos especialistas em resultados e queremos que a visibilidade que você irá adquirir não venha prejudicar o seu primoroso trabalho. Conheça o trabalho da Conceito Ideal. A primeira consultoria é grátis*.

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A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

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