Talvez você nem saiba, mas muito provavelmente a impressora que utiliza em casa e no trabalho realiza o tipo de impressão denominada “impressão digital”. Mas esse não é o único método existente, há também a “impressão offset”, bastante utilizada no mercado gráfico. Para te explicar em detalhes e esclarecer eventuais dúvidas sobre o assunto, a Conceito Ideal preparou um artigo com os principais aspectos relacionados à Impressão Offset. Vamos lá?
O que é impressão offset?
Utilizado na indústria gráfica desde a segunda metade do século XX, o sistema offset é o método de impressão mais adequado para a produção de grandes e médias tiragens, ou seja, em produções com um número mais elevado de materiais. Esse sistema apresenta uma excelente relação custo x benefício devido à qualidade e rapidez características do processo e à possibilidade de aplicação na grande maioria dos tipos de papéis (e alguns plásticos) existentes no mercado.
O termo offset deriva da expressão “offset lithography”, que, em português, pode ser traduzido como “litografia fora do lugar” remetendo à impressão indireta (na litografia, a impressão era direta, com o papel tendo contato direto com a matriz). De maneira prática, a impressão offset compreende a repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa) com o uso de cilindros intermediários. Durante o processo de impressão, cada cor do sistema CMYK é produzida separadamente, sendo possível visualizar a cor planejada apenas ao final. O sistema offset pode ser aplicado para cartões de visita, envelopes, flyers, folders, catálogos, entre outros materiais gráficos.
Como o sistema offset funciona?
Considerada uma impressão indireta, a imagem e/ou as cores não são impressas diretamente no papel. Anteriormente a isso, é utilizada uma chapa metálica fotossensível na qual uma de suas partes atrai a gordura (com a tinta), enquanto as outras partes atraem a água, fazendo com que o papel não fique molhado.
Depois disso, esta chapa é presa junto a um cilindro, que rola por outro menor contendo tinta. Assim, essa tinta fixa-se à superfície da imagem e, em seguida, um outro cilindro com uma blanqueta de borracha passa por cima de tudo para melhorar a fricção ao papel. Ao final, o papel percorre os cilindros e a imagem é impressa no suporte desejado.
Vantagens do sistema de impressão offset
- O sistema de impressão offset garante agilidade na impressão;
- Exige interferência humana apenas para alterar as cores e a quantidade de água;
- O sistema de impressão offset possibilita a impressão em quase todos os tipos de papéis (e até em algumas superfícies de plástico) e gramaturas;
- Trata-se de uma alternativa econômica para produção de média e alta escala;
- Permite uso da Escala Pantone e, portanto, propicia a fidelização de cores dos impressos.
Outros conteúdos que você pode gostar
Para quem gosta de marketing digital!
Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.
QUINTAS – 20hs
Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.