6 passos para a sua marca entrar no mundo do Facebook!
Passo 1 – CRIE UMA FANPAGE
Não use a sua página pessoal. Configure a sua página no Facebook como se fosse um mini site contemplando todas as informações possíveis sobre o que você vende, como você vende e onde você vende.
Passo 2 – PLANEJE SUAS POSTAGENS
Publique conteúdo relevante no horário mais adequado ao seu cliente e de forma frequente. Planeje-se.
O que publicar no Facebook?
Foque em conteúdos que gerem interatividade e que as pessoas realmente queiram curtir e compartilhar com seus amigos. Assim você potencializa o alcance da mídia e ganha novos fãs. Brincadeiras, jogos, promoções, testes relâmpagos, dicas, e quiz são formatos que saem do padrão de postagem e costumam gerar mais compartilhamentos e comentários do que características do produto ou serviço. Lembre-se: quanto maior a interatividade, melhor. A opções “Compartilhar” e “Fazer um Comentário” são mais interativas que a opção “Curtir”. Por isso, sempre pense em conteúdos que deem vontade de compartilhar ou comentar pelo seu público.
Aproveite os recursos que o próprio Facebook te oferece. Ao postar um conteúdo na sua página, não faça apenas um texto, coloque uma imagem ou um vídeo (você pode fazer isso clicando no botão “Foto/vídeo” no topo da caixa de atualização “O que anda fazendo?”). Imagens e vídeos se destacam no feed de notícias e chamam a atenção
Quando publicar o post no Facebook?
Preferencialmente, no horário que o seu público estiver usando o Facebook ou no horário em que sua marca pode ser mais atrativa para uma decisão por impulso. À noite é o período que os internautas têm mais tempo para acessar a rede e interagir com marcas. Muitas empresas concentram esforços neste período.
Exemplos:
– Restaurantes devem fazer posts em horários que antecedem a saída do escritório no horário de almoço (11:30 a 12:30) e para o jantar (17:30 – 20:30).
– Bares podem concentrar a saída da empresa (17:30 – 19:30) com comunicações voltadas a happy hours e promoções.
– Para casas noturnas a saída é pensar em ações que gerem compartilhamentos durante as festas e eventos a partir das 22:00.
– Lojas podem reforçar a chegada de uma data comemorativa como o Dia das Mães e insistir para que as pessoas não deixem suas compras para a última hora.
É necessário avaliar o comportamento do cliente e falar com ele no momento mais propício ao recebimento a este tipo de informação. Você pode apenas reforçar a marca e associar a um determinado momento do dia ou tentar gerar uma decisão por impulso.
Com que frequência publicar posts no Facebook?
Se você postar muito pouco, é provável que sua informação não gere nenhum impacto. Se você postar muito, seus fãs podem te considerar chato e decidir não seguir mais a página. O ideal é manter o equilíbrio e avaliar o retorno das postagens. De maneira geral, sugerimos 1 postagem a cada 2 ou 3 dias, no mínimo, e indicamos até 3 postagens por dia, no máximo, quando usadas em horários eficientes.
Exemplo de Newsletter desenvolvida pela Conceito Ideal para divulgar fanpage do Facebook.
Passo 3 – USE O FACEBOOK PARA TESTES DE PRODUTOS
A dúvida sobre o lançamento de um novo produto em uma rede de franquias pode ser utilizada para catalisar vendas e testar a aceitação de um novo item. Crie ações de marketing, publique na rede social e solicite a participação dos clientes. Você pode usar amostras, fazer degustações e até mesmo criar eventos. Divulgue os resultados da pesquisa e os critérios utilizados para que as pessoas sintam que fizeram parte deste processo de decisão.
Passo 4 – USE A OPINIÃO DE SEU CLIENTE DE FORMA INTELIGENTE
Pergunte a opinião do seu cliente sobre tudo que está relacionado ao seu produto ou serviço e use esta informação para melhorar cada setor da sua empresa. Prepare-se, pois você pode receber feedbacks negativos de situações isoladas ou tomar conhecimento de um problema que está sendo frequente e que não chegava até você. Resolva conflitos e insatisfações de maneira ágil e transforme pessoas insatisfeitas em defensores de marca. Nunca deixe de responder um cliente.
Passo 5 – FACEBOOK ADS
Os anúncios do Facebook são exibidos de acordo com o perfil cadastrado pelo usuário. Os filtros incluem: sexo, idade, escolaridade e interesses, além da localização geográfica. Dependendo do seu segmento te atuação, a utilização do Facebook Ads pode ser muito útil. Como qualquer outra mídia ela deve ter o seu retorno avaliado sistematicamente.
Passo 6 – INSPIRE-SE NAS PÁGINAS MAIS “CURTIDAS” DO FACEBOOK
De acordo com uma pesquisa publicada pela PME – Exame em Abril de 2013, estas são as principais marcas de destaque no Facebook:
– Cacau Show
– O Boticário
– Amor aos Pedaços
– Havaianas
– Tam Viagens
– Uatt?
– Instituto Embelleze
– Devassa
– Gigante da Colina
– McDonald’s Brasil
– Chilli Beans
– Kopenhagen
– Carmen Steffens
– MyGloss
– Giraffas
– Jelly
Acompanhe também as fanpages dos seus concorrentes. Se você não estiver à frente do que eles estão publicando pode optar por uma estratégia reativa.
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