Marcas possuem várias formas de classificação. O registro no INPI segue uma estrutura mais simples com apenas quatro categorias (nominativas, mistas, figurativas e tridimensionais), mas aqui apresentamos uma das várias classificações de Marketing com alguns exemplos:
– Marca Nominal – Aquela que designa um produto e pode ser expressa em palavras
Ex.: Milka, Passatempo
– Marca de Família – Uso da mesma marca nominal para toda uma linha de produtos.
Ex.: Nescau e os outors derivados de chocolate da linha.
– Extensão de Marca – prática de usar uma marca existente para um novo produto.
Ex.: Sabonete e Xampu Vinólia.
– Marca do fabricante – Nome legal da empresa que alguns fabricantes utilizam para seus produtos.
Ex.: Arisco e BomBril.
– Marca Própria – estratégia de marca utilizada pelas empresas distribuidoras ou varejistas para vender produtos fabricados por terceiros visando diferenciação, fidelização de clientes e ampliação de mercados.
Ex.: Carrefour, Extra, Big.
– Marca de Terceiros ou licenciada – estratégia de marca que é utilizada pelos varejistas ou distribuidores para vender produtos, por meio de contrato de licenciamento com nome de artistas ou personalidades famosas.
Ex Xuxa, Sandy & Junior, Mickey, Mônica etc.
O autor dessa classificação (Dias et al., 2006) separa ainda:
– Símbolo de Marca – parte de uma marca que não é expressa em palavras:
– Marca registrada – marca que foi registrada legalmente:
Ex.: Arco dourados McDonald’s ou o elemento da asa para a Nike.
Todavia, qualquer marca de família, fabricante ou própria pode ter símbolos e todas as classificações anteriores aceitam registros. Assim, as classes não são excludentes.
Em qual destas a sua marca se encaixa melhor? Deixe seu comentário em nosso Blog.
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