Marca é um nome, um sinal ou a combinação de ambos cujo objetivo é identificar bens e serviços e diferenciá-los dos concorrentes. É a representação simbólica normalmente constituída por um nome e por imagens ou conceitos que a distinguem. Uma logomarca eficiente consegue, ao mesmo tempo, ser simples, objetiva, forte, expressiva, moderna, harmônica e original.
Desenvolver uma marca vai além da criação de um desenho, pois esta assinala que um produto ou serviço recebeu em seu exterior uma identificação, o registro de uma organização. A marca se inscreve na lógica de diferenciação de produção. Faz com que os consumidores distingam produtos e atribuam valores.
Após um bom brief, para determinar as características do produto/serviço para a qual a marca será feita, as principais etapas da criação de uma marca são:
1. Definição do nome:
– Elaborar uma lista com possíveis palavras;
– Ter cuidado com a facilidade de reprodução escrita e verbal (pronúncia);
– Avaliar se há um (ou mais) significados e se eles são todos positivos;
– Verificar significados em outros idiomas (principalmente no caso de atuação em outros países).
2. Elaboração do conceito visual:
Antes de escolher a fonte ou desenhar o símbolo, é necessário fazer um brainstorm para criar um conceito. Quais serão os valores e o posicionamento que a marca deve passar? Qual é a história que será contada sobre o desenvolvimento desta marca? Uma boa história sempre ajuda a vender um produto/serviço.
3. Criação do símbolo, signo, ícone:
A opção pelo uso de um símbolo ocorre em paralelo à criação do conceito. Só insira um símbolo em sua marca caso ele tenha algum significado, uma referencia, uma história.
4. Escolha da fonte (tipografia):
Uma marca pode ser definida apenas pelo uso de tipografia. Há diversos exemplos no mercado de empresas e produtos de sucesso que não incluíram símbolos em sua marca. Ex.: Microsoft, Dell, Lux.
A fonte utilizada pode passar a sensação de uma empresa dinâmica, tradicional ou moderna, entre outras características. Ela pode ser feita a partir de uma fonte padrão ou ser feita exclusivamente para o cliente. O importante é que ela tenha alguma característica que a distingua das demais.
5. Composição:
É essencial que a composição busque ter equilíbrio e boa legibilidade. Marcas muito verticais ou muito horizontais normalmente trazem problemas para a repodução. Ainda assim, não existem regras.
6. Cores:
As cores possuem diferentes significados de acordo com a cultura de um determinado povo. De forma geral, na cultura ocidental, as cores representam:
– Azul – segurança, serenidade e credibilidade;
– Verde – natureza, tranquilidade, esperança;
– Preto – austeridade, luxo, sofisticação (além de ser a cor oficial do luto);
– Cinza – estabilidade, sucesso;
– Branco – paz, pureza, inocência, limpeza, higiene;
– Vermelho – poder, força, agressividade, paixão, agitação;
– Bordô – elegância, poder, liderança, realeza, detenção de conhecimento;
– Amarelo – luz, prosperidade, energia – é uma cor que estimula o apetite;
– Laranja: energia, movimento, critatividade;
– Marrom: terra, conforto, maturidade, estabilidade e resistência;
– Rosa: romantismo, sensualidade (dependendo do tom);
O ideal é testar várias composições e perguntar a clientes em potencial quais são as possíveis interpretações antes da tomada de decisão.
Finalizado o processo de criação da marca, seguem as etapas de identidade visual e elaboração do manual de marca.
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