A velocidade de carregamento das páginas do site é um fator determinante para a experiência do usuário, posicionamento do Google e, claro, conversão. Por isso é imprescindível utilizar uma ferramenta para monitorar constantemente a velocidade de carregamento do seu site e acelerar o desempenho das páginas, principalmente pensando em conexões móveis que costumam ser mais lentas.

Segundo um levantamento do Google, a média de carregamento das páginas em dispositivos móveis é de 15 segundos e, por outro lado, os usuários aguardam somente cerca de 3 segundos até abandonarem o site. Portanto, confira as 05 dicas para melhorar a velocidade de carregamento das páginas do seu site!

01. Otimize as imagens

As imagens são responsáveis por dar leveza e dinamismo ao site, porém também costumam deixa-lo mais pesado e, consequentemente, prejudicam sua otimização. Nesse sentido, você pode optar por reduzir a quantidade de imagens do canal e adotar compactadores para diminuir o tamanho.

Outra alternativa é utilizar o CSS Sprites, uma técnica que consiste no agrupamento de várias imagens para que sejam manipuladas com o código. Dessa maneira, o servidor carregará apenas uma imagem e ficará muito mais rápido.

02. Elimine recursos desnecessários

Saiba que todo e qualquer recurso utilizado no site ocupa espaço e impacta na velocidade de carregamento das páginas. Então, se você identificou que o seu canal está lento, a dica é manter apenas os recursos que forem indispensáveis, excluindo plugins, extensões e scripts secundários.

03. Revise o código

Ter um código limpo e bem elaborado também é crucial para o carregamento das páginas. Embora essa parte não fique visível para o usuário, a verdade é que cada comando é processado pelo servidor e, quando em excesso, pode ocasionar lentidão. Sendo assim, conte com profissionais para revisar o código e verificar a possibilidade de deixa-lo mais enxuto.

04. Habilite o cache

Habilitar o cache é uma alternativa poderosa para evitar a sobrecarga do servidor, afinal, com esse recurso as informações ficam armazenadas e o site não precisa ser sempre carregado do zero. Dessa forma, a velocidade de carregamento do site melhora consideravelmente.

05. Escolha uma hospedagem de confiança

Acredite, tão importante quanto aplicar as dicas acima é contratar uma hospedagem confiável e com alto desempenho para armazenar todos os arquivos do site. O tempo de resposta do servidor para processar a página impacta diretamente na velocidade de carregamento do site.

Hospedagens compartilhadas e/ou situadas no exterior costumam aumentar o tempo de latência e prejudicar a performance do seu canal. Por outro lado, uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) que hospeda sites em diversos servidores espalhados no mundo, proporciona uma distribuição bem mais rápida.

– SEO: como alcançar as primeiras posições do Google em pouco tempo?

– Por que investir em marketing digital para dispositivos móveis? 

Melhore a experiência dos usuários e o seu posicionamento no Google aplicando técnicas eficazes para aumentar a velocidade de carregamento das páginas do seu site!

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Aproveite, a primeira consultoria é grátis.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.