Melhorar o posicionamento de um website para aparecer nos primeiros resultados de mecanismos de busca é uma preocupação de muitos(as) empreendedores(as), afinal, isso significa aumentar consideravelmente a possibilidade de difundir a marca e fechar negócios rapidamente. Mas como alcançar as primeiras posições do Google em pouco tempo?

Pois bem, apesar de o SEO proporcionar inúmeras vantagens ao seu negócio, a má notícia é que não há milagre e à medida em que a concorrência aumenta, alcançar as tão sonhadas primeiras posições torna-se um processo ainda mais desafiador e demorado. Por isso, conhecer as diretrizes do Google e dominar as técnicas de SEO são aspectos fundamentais no sucesso dessa empreitada.

Bom, já não é novidade que o Google busca entregar as melhores respostas para as dúvidas dos usuários. Porém, você saberia dizer quais são os fatores de rankeamento? Se você desconhece, saiba que o Google trabalha, basicamente, analisando Conteúdo, Backlinks e RankBrain.

Entenda melhor:

Conteúdo – O primeiro e mais importante fator analisado pelo Google é o conteúdo. Sendo assim, para alcançar as primeiras posições, você deve priorizar materiais relevantes, que realmente sanem as dúvidas e expectativas dos usuários;

Backlinks – Seguindo a lógica do Google, se um site confia o suficiente em você para indicá-lo, é porque você é um especialista em determinado assunto. Logo, retornará o seu site nos resultados de buscas relacionadas;

RankBrain – O terceiro fator é a inteligência artificial do Google que analisa a intenção do usuário de forma ampla e entrega o resultado de acordo com o contexto da pesquisa e não apenas com a palavra-chave da busca em si.

Entender essa dinâmica é vital para quem deseja alcançar as primeiras posições do Google. Além disso, vale estar atento(a) a alguns métodos já comprovados para superar a concorrência que investe há mais tempo e domina o topo dos rankings.

É trabalhoso sim, mas lembre-se que o esforço vale a pena, tendo em vista que um bom SEO pode impulsionar o tráfego e alavancar os resultados do seu negócio. Portanto, veja algumas dicas a seguir para atingir esse feito!

01. Reveja a navegabilidade do site

Sabendo que o objetivo do buscador é oferecer a melhor experiência aos usuários, o seu site deve ser fácil de navegar, responsivo e amigável. Caso o site não possua alguma dessas características, reavalie e aplique os ajustes necessários.

02. Faça uma pesquisa de palavras-chave

Você precisa identificar quais são as palavras-chave utilizadas pelo seu público ao realizar pesquisas no Google. Para isso, será necessário ter conhecimento a respeito do perfil do público-alvo, ou seja, compreender gostos pessoais, estilo de vida, personalidade e valores.

03. Link Building

A quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site também são aspectos analisados de perto pelo Google. Seguindo o raciocínio, se sites renomados fizerem referência a um conteúdo ou serviço da sua empresa, você certamente começará a se destacar e subir importantes degraus no ranking.

04. Velocidade de carregamento

Sites lentos, pesados e com velocidade de carregamento baixa perdem pontos na avaliação do Google. Isso faz total sentido, sabendo que o principal objetivo do buscador é encontrar as melhores alternativas para que os usuários tenham boas experiências.

– 05 dicas para melhorar a velocidade de carregamento das páginas do seu site 

05. Otimize seu site para palavras-chave

Com as palavras-chave definidas, certifique-se de que as mesmas apareçam com a maior frequência possível em seu site. Nesse sentido, a dica é ter um site de várias páginas para explorar tais palavras e melhorar seus resultados nos mecanismos de busca.

– Como criar um bom anúncio no Google Ads?

06. Produza conteúdo de qualidade e relevância

Como o conteúdo é o fator mais importante para o Google, ter um blog ativo e interessante é uma maneira eficiente de incorporar suas palavras-chave ao seu site, além de inserir links internos e externos. Nesse quesito é imprescindível zelar pela qualidade, relevância e frequência dos materiais.

07. Use as Metas Descrições

Otimizar as metas descrições é uma dica valiosíssima para quem deseja aparecer em posições privilegiadas, pois são a primeira coisa que as pessoas veem nos resultados de pesquisa do Google. Inclua as palavras-chave na meta descrição e as escreva de maneira persuasiva.

08. Acompanhe a performance e os resultados

Monitore diariamente sua performance, produza conteúdo de qualidade e verifique o seu site para assegurar que todas as práticas estão de acordo com as diretrizes do Google. Você pode adotar o Google Analytics para auxiliar nesta etapa e obter informações ricas.

– Por que investir em marketing digital para dispositivos móveis? 

O que você está esperando para dominar as primeiras posições nas pesquisas do Google?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Aproveite, a primeira consultoria é grátis.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.