Além de permitir divulgar o trabalho do profissional de saúde, o Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos pode ser um grande aliado para estabelecer contato com os antigos e futuros pacientes, demonstrar os diferenciais e o valor do trabalho do médico, bem como esclarecer dúvidas sobre procedimentos. Pensando nisso, nesse post a Conceito Ideal compartilhará dicas de ouro que podem ser usadas no marketing digital para cirurgiões plásticos. Acompanhe e coloque em prática. Quanto antes começar, mais rápido usufruirá dos resultados!
01. Planeje, isso é fundamental.
O segmento está bastante saturado, por isso, um planejamento de marketing digital para médicos é altamente recomendado a fim de identificar o cenário, avaliar as iniciativas da concorrência e, dessa maneira, estabelecer objetivos, metas e ações assertivas para driblar as barreiras. Ainda nessa etapa, aproveite para estabelecer os indicadores e métricas que serão utilizados para avaliar a efetividade das iniciativas, ok! Isso ajudará você a acompanhar o rumo das ações e aplicar melhorias contínuas.
02. Conheça seu público.
Embora conhecer o público seja uma atividade realizada ainda no planejamento, é tão importante que merece um destaque exclusivo na lista das dicas de ouro de Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos. Não à toa, pois cada vez mais exigente, informado e atento ao que a medicina oferece em tratamentos e procedimentos, os pacientes anseiam por informações relevantes e críveis e, inclusive, recomendações de terceiros para auxiliar no processo de tomada de decisão. Nesse sentido, a sugestão aqui é conhecer profundamente as características, hábitos e interesses do seu público atual e potencial.
03. Tenha um site.
Para que a estratégia digital seja bem-sucedida, é essencial criar um site. Além de se tratar de uma mídia própria, o site auxilia na divulgação dos seus serviços colocando sua clínica em destaque quando os pacientes buscam por “cirurgias plásticas”. Portanto, invista num layout agradável e compatível com a identidade visual da sua clínica, certifique-se que é de fácil navegação e rápido carregamento e inclua informações estratégicas como os seus diferenciais, a localização, as formas de contato e os serviços oferecidos.
04. Invista em anúncios e SEO.
Tão importante quanto criar um bom conteúdo é fazer com que ele seja encontrado. Sendo assim, impulsione as publicações nas redes sociais e aposte nos links patrocinados para colocar o seu site em destaque nos resultados de buscas. Outra dica de ouro de Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos é atrair tráfego orgânico com a aplicação de técnicas de SEO.
#dica! Otimize também para busca local. Essa segmentação mais precisa e centralizada num determinado raio de distância da sua clínica ou consultório, permitirá impactar pessoas realmente aptas a se deslocar fisicamente para uma consulta.
05. Esteja nas redes sociais. Assim como em qualquer segmento, você precisa estar onde o seu público está e, por isso, as redes sociais são tão importantes nas iniciativas de marketing digital para cirurgiões plásticos. Além de permitir estreitar a relação entre médico e paciente, também possibilita divulgar informações pertinentes aos leitores. Você pode usar o Facebook para publicar chamadas de artigos e direcionar o público ao seu site para aumentar o tráfego, incluir fotos e chamadas curtas e atrativas para alertar sobre cuidados importantes ou elaborar vídeos com o intuito facilitar o entendimento sobre algum assunto mais complexo, por exemplo.
#dica! No marketing digital para cirurgiões plásticos é fundamental usar boas imagens. Opte por fotografias em ótima qualidade e que transmitam a mensagem desejada pela clínica. Além disso, nas redes sociais, aposte em criar elementos compartilháveis para aumentar a propagação da mensagem.
06. Produza conteúdo relevante.
Independentemente do canal adotado, uma boa estratégia para que a clínica fique em evidência é produzir conteúdo relevante e educativo, afinal, a principal fonte de pesquisa atualmente é a internet. Uma das principais vantagens dessa estratégia é gerar autoridade sobre o tema, mostrando ao paciente que a clínica e seus cirurgiões plásticos são competentes e dominam a técnica.
#dica! Faça uma pesquisa para identificar quais termos estão sendo buscados. Em se tratando de procedimentos estéticos, por exemplo, explore postagens sobre peeling e toxina botulínica. Adicionalmente, aposte em formatos variados, como posts de blog, vídeos, infográficos, estudos de caso e e-books.
07. Tenha publicações regulares.
Após decidir incluir o marketing de conteúdo qualificado no planejamento, é preciso estabelecer uma rotina de publicações, pois essa medida ajuda a melhorar o engajamento. Portanto, defina quantas vezes na semana fará novas publicações, em quais dias e em quais horários e ao iniciar a implementação, mantenha essa rotina firme e forte para estimular o interesse do seguidor.
#dica! Comece pequeno para criar o hábito e entender o que melhor funciona com o seu público e, aos poucos, amplie a ação.
08. Envie e-mails marketing.
No marketing digital para cirurgiões plásticos, os e-mails exercem uma função importantíssima de ajudar a transformar um lead, ou seja, um paciente em potencial em paciente real. Para isso, é preciso definir um funil de maneira estratégica (anúncio numa publicação > agradecimento pelo cadastro > envio de newsletter e convite para eventos > agendamento da consulta, por exemplo).
# dica! Para isso, opte por automatizar o processo para dar vazão ao volume de contatos e evitar que o mesmo contato receba um número exagerado de e-mails. É uma excelente maneira de estabelecer e nutrir um relacionamento com seu público.
09. Não se esqueça do Código de Ética.
Todas essas ações são muito eficientes, mas para aplica-las não se pode esquecer do Manual de Publicidade Médica, instituído pela Resolução CFM nº 1.974/11. De acordo com o Conselho Federal de Medicina é proibido, por exemplo, o emprego de algumas expressões, como “o melhor” ou “resultado garantido”, o uso de imagens “antes e depois” de um jeito abusivo ou sedutor e a divulgação de valores de cirurgias antes de uma consulta individualizada.
#dica! Busque informações sobre essas e outras para evitar falhas na condução do marketing em clínicas de cirurgia plástica.
Veja também: Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos: o que NÃO fazer nas redes sociais de acordo com o CFM?
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