Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos é, mais do que nunca, uma excelente alternativa para profissionais da saúde divulgarem o seu trabalho, no entanto, por desconhecerem as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), muitos acabam cometendo equívocos e ficando passíveis de punições. Pensando nisso, a Conceito Ideal irá apresentar o que não fazer nas redes sociais ao aplicar o Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos. Confira!
Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos – Normas do Conselho Federal de Medicina (CFM)
O marketing digital oferece uma infinidade de estratégias e ferramentas eficientes para cirurgiões plásticos se destacarem sem ferir o Código de Ética da profissão. Para isso, é indispensável a leitura e compreensão das normas apontadas no Manual de Publicidade Médica, instituído pela Resolução CFM nº 1.974/11. Por isso, a seguir você poderá conhecer as principais regras.
O que NÃO fazer no Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos
# 01. O CFM proíbe o emprego de qualquer tipo de adjetivação excessiva e não comprovada, como “o melhor cirurgião plástico do Brasil”. Expressões que prometem resultados garantidos, a exemplo de “o único cirurgião plástico a garantir o resultado sonhado” também é uma postura proibida na divulgação médica, pois não é possível garantir o nível de êxito de um procedimento.
# 02. Outra atitude que não se deve fazer no marketing digital para cirurgiões plásticos refere-se à exploração de imagens comparativas de “antes e depois” mostrando os efeitos do tratamento no paciente de um jeito abusivo ou sedutor, mesmo que o paciente autorize a postagem. Isso porque, como a medicina não é uma ciência exata, nem sempre aquele resultado será idêntico em outro paciente.
# 03. Também é proibida a distribuição e publicação de fotos (ou selfies), imagens e áudios elaborados com pacientes no momento de atendimento, seja em cirurgias ou mesmo em consultas em sites e outros canais de comunicação.
# 04. Conforme prevê a Lei nº 12.842/13, em seu artigo 7º, que atribui à autarquia o papel de definir o que é experimental e o que é aceito para a prática médica, o cirurgião plástico não pode usar a internet para anunciar métodos ou técnicas não consideradas válidas cientificamente e não reconhecidas pelo CFM.
# 05. Além de não poder anunciar especialidade ou área de atuação não reconhecida, o cirurgião plástico não pode divulgar informações sobre uma especialidade para a qual não esteja qualificado e registrado junto aos Conselhos de Medicina. Isso inclui a divulgação de posse de títulos científicos sem comprovação, pois induz o paciente a acreditar que o profissional está habilitado a tratar determinado órgão ou doença específica.
# 06. Outra restrição é a participação em anúncios comerciais de qualquer natureza ou divulgação de tratamentos com cunho comercial. A recomendação é prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos. Por isso, uma das melhores alternativas atualmente é apostar no marketing de conteúdo, no qual ao invés de tentar “vender” o serviço, você leva ao público informações relevantes sobre saúde e qualidade de vida, preferencialmente dentro de sua especialidade.
# 07. No marketing digital para cirurgiões plásticos não é permitido conter valores de consultas e preços de procedimentos, realizar a promoções ou oferecer descontos. Esses acordos devem ser feitos de maneira individualizada, após o diagnóstico adequado de quais procedimentos precisam ser feitos e quais as indicações terapêuticas.
Veja também: 09 dicas de ouro de Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos?
Como mencionado, há diversas regras a serem evitadas para não receber punições do CFM. Por isso, é importante que toda a estratégia de marketing digital seja construída desde o princípio levando em conta essas exigências do código de ética e sempre que possível, conte com uma agência é especializada em atender médicos para garantir uma comunicação responsável.
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Veja também: 09 dicas de ouro de Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos?
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Como mencionado, há diversas regras a serem evitadas para não receber punições do CFM. Por isso, é importante que toda a estratégia de marketing digital seja construída desde o princípio levando em conta essas exigências do código de ética e sempre que possível, conte com uma agência é especializada em atender médicos para garantir uma comunicação responsável.
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