Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos é, mais do que nunca, uma excelente alternativa para profissionais da saúde divulgarem o seu trabalho, no entanto, por desconhecerem as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), muitos acabam cometendo equívocos e ficando passíveis de punições. Pensando nisso, a Conceito Ideal irá apresentar o que não fazer nas redes sociais ao aplicar o Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos. Confira!

Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos – Normas do Conselho Federal de Medicina (CFM)

O marketing digital oferece uma infinidade de estratégias e ferramentas eficientes para cirurgiões plásticos se destacarem sem ferir o Código de Ética da profissão. Para isso, é indispensável a leitura e compreensão das normas apontadas no Manual de Publicidade Médica, instituído pela Resolução CFM nº 1.974/11. Por isso, a seguir você poderá conhecer as principais regras.

O que NÃO fazer no Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos

# 01. O CFM proíbe o emprego de qualquer tipo de adjetivação excessiva e não comprovada, como “o melhor cirurgião plástico do Brasil”. Expressões que prometem resultados garantidos, a exemplo de “o único cirurgião plástico a garantir o resultado sonhado” também é uma postura proibida na divulgação médica, pois não é possível garantir o nível de êxito de um procedimento.

# 02. Outra atitude que não se deve fazer no marketing digital para cirurgiões plásticos refere-se à exploração de imagens comparativas de “antes e depois” mostrando os efeitos do tratamento no paciente de um jeito abusivo ou sedutor, mesmo que o paciente autorize a postagem. Isso porque, como a medicina não é uma ciência exata, nem sempre aquele resultado será idêntico em outro paciente.

# 03. Também é proibida a distribuição e publicação de fotos (ou selfies), imagens e áudios elaborados com pacientes no momento de atendimento, seja em cirurgias ou mesmo em consultas em sites e outros canais de comunicação.

# 04. Conforme prevê a Lei nº 12.842/13, em seu artigo 7º, que atribui à autarquia o papel de definir o que é experimental e o que é aceito para a prática médica, o cirurgião plástico não pode usar a internet para anunciar métodos ou técnicas não consideradas válidas cientificamente e não reconhecidas pelo CFM.

# 05. Além de não poder anunciar especialidade ou área de atuação não reconhecida, o cirurgião plástico não pode divulgar informações sobre uma especialidade para a qual não esteja qualificado e registrado junto aos Conselhos de Medicina. Isso inclui a divulgação de posse de títulos científicos sem comprovação, pois induz o paciente a acreditar que o profissional está habilitado a tratar determinado órgão ou doença específica.

# 06. Outra restrição é a participação em anúncios comerciais de qualquer natureza ou divulgação de tratamentos com cunho comercial. A recomendação é prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos. Por isso, uma das melhores alternativas atualmente é apostar no marketing de conteúdo, no qual ao invés de tentar “vender” o serviço, você leva ao público informações relevantes sobre saúde e qualidade de vida, preferencialmente dentro de sua especialidade.

# 07. No marketing digital para cirurgiões plásticos não é permitido conter valores de consultas e preços de procedimentos, realizar a promoções ou oferecer descontos. Esses acordos devem ser feitos de maneira individualizada, após o diagnóstico adequado de quais procedimentos precisam ser feitos e quais as indicações terapêuticas.

Veja também: 09 dicas de ouro de Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos?

Como mencionado, há diversas regras a serem evitadas para não receber punições do CFM. Por isso, é importante que toda a estratégia de marketing digital seja construída desde o princípio levando em conta essas exigências do código de ética e sempre que possível, conte com uma agência é especializada em atender médicos para garantir uma comunicação responsável.

Então, vamos começar a trabalhar?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Aproveite, a primeira consultoria é grátis.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype, Google Hangouts ou WhatsApp Vídeo. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.

Veja também: 09 dicas de ouro de Marketing Digital para Cirurgiões Plásticos?

[link artigo 10]

Como mencionado, há diversas regras a serem evitadas para não receber punições do CFM. Por isso, é importante que toda a estratégia de marketing digital seja construída desde o princípio levando em conta essas exigências do código de ética e sempre que possível, conte com uma agência é especializada em atender médicos para garantir uma comunicação responsável.

Então, vamos começar a trabalhar?

(BOTÃO: QUERO GERAR RESULTADOS AGORA!)

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.