Conseguir destacar o seu Escritório de Advocacia e garantir a preferência dos clientes é uma tarefa desafiadora em meio ao mercado altamente competitivo. No entanto, a principal dica que quero compartilhar hoje é que, embora seja difícil, depende essencialmente de você, advogado, e da sua capacidade em fazer relacionamentos.

Por isso, é fundamental que você comece a pensar em estratégias que fortaleçam essa característica no seu perfil profissional e desenvolva um plano de marketing para o seu Escritório de Advocacia, identificando os principais pontos fortes, oportunidades e ameaças da sua empresa.

Pensando nesta necessidade, a Conceito Ideal vem se especializando no segmento de escritórios de advocacia e compartilha a seguir algumas ferramentas de comunicação que podem ajuda-lo(a) nesta jornada!

Marca Pessoal – Crie sua marca

Na área jurídica, criar uma marca consistente é fundamental. Por isso, pare um instante para pensar como você gostaria de ser lembrado(a) e quais são suas características mais marcantes. Feito isso, pergunte às pessoas mais próximas, qual a imagem você transmite.

Ao final, observe se a sua percepção coincide com as respostas obtidas. Em caso positivo, ótimo: você está no caminho certo! No entanto, se perceber muitas diferenças, pode ser um ótimo momento de traçar metas para que você realmente consiga causar a impressão desejada.

Identidade Visual – Desenvolva materiais de comunicação

A identidade visual precisa ser bem elaborada, pois ajudará a transmitir profissionalismo e as demais características desejadas para compor a sua imagem. Desenvolva o seu logo, defina cores e elementos que representem a mensagem que deseja emitir e, posteriormente, aplique em assinaturas de e-mail, papel timbrado, envelopes e cartões de visita, por exemplo.

Lembre-se de sempre consultar o Código de Ética para saber quais são as restrições. Cartões de visita e diversos outros materiais devem constar seu nome ou o da sociedade de advogados, o número ou os números de inscrição na OAB.

Fachada – Seja visto

Avalie bem a localização em que pretende abrir o seu escritório e, após instalar-se, identifique com placas e inscrições em sua fachada. Fique atento(a), pois as fachadas possuem uma função meramente informativa, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.

Marketing Digital

 Site – Ter um site vai muito além de uma página estática na web e exerce, na verdade, funções bastante estratégicas para potencializar os resultados do seu escritório. A plataforma permite que você esteja, de certa forma, disponível 24h por dia, além disso é um recurso que permite que você divida o seu conhecimento e ganhe autoridade em assuntos de interesse.

Links patrocinados – Links patrocinados no Google são os “anúncios” que aparecem no topo das páginas de pesquisa. Quando bem configurados e otimizados, geram tráfego qualificado, ou seja, atraem pessoas interessadas no serviço que você oferece.

Redes Sociais – Você pode usar redes sociais como Facebook, Instagram, G+ e LinkedIn para compartilhar notícias de caráter informativo que, certamente, poderá demonstrar a sua visão e expertise na área em que atua. Além disso, é uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento com o público.

Vídeos – O consumo de vídeos tem se consolidado no Brasil. As principais vantagens aqui são a praticidade e a alta audiência. Portanto, compreenda quais são as inquietações dos seus clientes e comece a fazer vídeos informativos no Youtube, por exemplo, que é a segunda maior plataforma de pesquisa do mundo. Fique atento(a) apenas às limitações da OAB!

Marketing Tradicional

Revistas e Jornais – Você pode fazer contribuições jurídicas por meio de colunas e matérias publicadas em revistas e jornais. Ainda que, segundo o código de ética da OAB, não seja permitido fornecer dados de contato, como endereço e telefone, o seu nome estará ganhando notoriedade.

Programas de rádio ou televisão – Participar de programas de rádio ou televisão é, sem dúvida, uma maneira de compartilhar informações jurídicas, ganhar visibilidade e, ainda, aumentar a sua reputação. O foco nessa ferramenta é, mais uma vez, divulgar o seu nome, pois neste caso também está vedado o fornecimento de dados de contato, como endereço e telefone.

Parcerias e indicações – Conhecer outros escritórios e firmar parcerias com profissionais que prestam assessoria em áreas complementares pode ser uma maneira bastante eficiente de conquistar novos clientes.

Gostou das ideias de ferramentas para o Planejamento de Marketing do seu escritório de advocacia? Então confira os resultados que a Conceito Ideal já conquistou para alguns clientes:

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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