Conforme explicado em detalhes no artigo O que é Branded Content e por que é importante para o marketing da sua empresa? , o Branded Content visa a criação e a transmissão de um conteúdo que integra informação, entretenimento e, de maneira muito sutil, aspectos relacionados à marca. Trata-se de uma estratégia fundamental para empresas que tem como objetivo buscar diferenciação em meio a um mercado altamente competitivo.

Diante de sua importância para envolver e engajar a audiência em uma narrativa intrigante e altamente relevante, sem qualquer pretensão de vender ou convencer as pessoas de tomarem uma ação, inúmeras empresas já adotam o Branded Content para reforçar seus posicionamentos. A seguir, confira alguns cases e inspire-se!

01 | Retratos da Real Beleza – Dove

Nesta campanha, cujo objetivo era ressaltar o poder e a real beleza da mulher, principal público da Dove, um desenhista realiza um retrato falado de uma mulher sob duas óticas diferentes: uma, evidenciando a percepção da mulher sobre si; e a outra com as perspectivas de outra pessoa. No final, ao comparar ambos os retratos, as diferenças eram evidentes, pois os produzidos por outras pessoas apresentavam traços mais alegres e bonitos.

Este case ganhou bastante repercussão e demonstrou a delicadeza da Dove ao abordar um assunto sensível ao seu público, reforçando o seu posicionamento de que valoriza as mulheres e a sua verdadeira beleza.

02 | The Boy Who Learned to Fly | Usain Bolt – Gatorade

Em 2016, a Gatorade divulgou uma animação de grande sucesso utilizando a estratégia de Branded Content. Embora a marca apareça discretamente e em pouquíssimos momentos, ganhou bastante notoriedade ao narrar a história de vida do homem mais rápido do mundo, o atleta Usain Bolt.

Nessa campanha, a Gatorade transmitiu um conteúdo longe de se confundir com uma propaganda e conseguiu inserir sua marca no contexto do seu público-alvo, isto é, de pessoas que praticam atividades físicas e esportivas. Como resultado, alcançou mais de 15 milhões de visualizações no Youtube.

03 | Abra a felicidade – Coca-Cola

Outra empresa que explora bastante o Branded Content em suas campanhas é a Coca-Cola, concentrando-se em transmitir valores como felicidade, família, amigos reunidos, bons momentos e diversão.

Em 2010, a campanha “Abra a felicidade” feita no Brasil utilizou essa estratégia para se inserir no mundo musical. Para isso, contou com artistas para cantar uma nova música que associava a Coca-Cola, também de maneira muito sutil, à momentos de alegria.

04 | Like a girl – Always

Por meio da campanha intitulada “Like a Girl”, a Always, marca de absorventes, demonstrou a importância de quebrar certos paradigmas culturais. O principal intuito foi mostrar que mulheres podem utilizar objetos e realizar atividades que comumente são classificadas como de homens. A campanha foi tão impactante, que ganhou o Emmy no ano de 2015.

05 | Orange is the New Black – Netflix em parceria com o The New York Times

Para fechar essa relação de cases de marcas que já se beneficiaram da estratégia de Branded Content, vale citar o conteúdo desenvolvido pela Netflix em parceria com o The New York Times para divulgar a série Orange is the New Black.

A ação consistiu na criação de um artigo de jornal abordando sobre o perfil e condições de vida de mulheres americanas presas, fazendo referência ao que, mais adiante, seria o tema da série. Observe que, além de compartilhar um conteúdo útil à sociedade, atrelando-o a imagens e vídeos para complementar a mensagem, a Netflix conseguiu atingir o seu objetivo de divulgar a série de uma forma completamente diferente.

Veja também: Branded Content: diferenças entre Branded Content, Propaganda e Marketing de Conteúdo

Viu quantas possibilidades de incluir o Branded Content como estratégia do seu negócio?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Aproveite, a primeira consultoria é grátis.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype, Google Hangouts ou WhatsApp Vídeo. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.