Conforme explicado em detalhes no artigo O que é Branded Content e por que é importante para o marketing da sua empresa? , o Branded Content visa a criação e a transmissão de um conteúdo que integra informação, entretenimento e, de maneira muito sutil, aspectos relacionados à marca. Trata-se de uma estratégia fundamental para empresas que tem como objetivo buscar diferenciação em meio a um mercado altamente competitivo.
Diante de sua importância para envolver e engajar a audiência em uma narrativa intrigante e altamente relevante, sem qualquer pretensão de vender ou convencer as pessoas de tomarem uma ação, inúmeras empresas já adotam o Branded Content para reforçar seus posicionamentos. A seguir, confira alguns cases e inspire-se!
01 | Retratos da Real Beleza – Dove
Nesta campanha, cujo objetivo era ressaltar o poder e a real beleza da mulher, principal público da Dove, um desenhista realiza um retrato falado de uma mulher sob duas óticas diferentes: uma, evidenciando a percepção da mulher sobre si; e a outra com as perspectivas de outra pessoa. No final, ao comparar ambos os retratos, as diferenças eram evidentes, pois os produzidos por outras pessoas apresentavam traços mais alegres e bonitos.
Este case ganhou bastante repercussão e demonstrou a delicadeza da Dove ao abordar um assunto sensível ao seu público, reforçando o seu posicionamento de que valoriza as mulheres e a sua verdadeira beleza.
02 | The Boy Who Learned to Fly | Usain Bolt – Gatorade
Em 2016, a Gatorade divulgou uma animação de grande sucesso utilizando a estratégia de Branded Content. Embora a marca apareça discretamente e em pouquíssimos momentos, ganhou bastante notoriedade ao narrar a história de vida do homem mais rápido do mundo, o atleta Usain Bolt.
Nessa campanha, a Gatorade transmitiu um conteúdo longe de se confundir com uma propaganda e conseguiu inserir sua marca no contexto do seu público-alvo, isto é, de pessoas que praticam atividades físicas e esportivas. Como resultado, alcançou mais de 15 milhões de visualizações no Youtube.
03 | Abra a felicidade – Coca-Cola
Outra empresa que explora bastante o Branded Content em suas campanhas é a Coca-Cola, concentrando-se em transmitir valores como felicidade, família, amigos reunidos, bons momentos e diversão.
Em 2010, a campanha “Abra a felicidade” feita no Brasil utilizou essa estratégia para se inserir no mundo musical. Para isso, contou com artistas para cantar uma nova música que associava a Coca-Cola, também de maneira muito sutil, à momentos de alegria.
04 | Like a girl – Always
Por meio da campanha intitulada “Like a Girl”, a Always, marca de absorventes, demonstrou a importância de quebrar certos paradigmas culturais. O principal intuito foi mostrar que mulheres podem utilizar objetos e realizar atividades que comumente são classificadas como de homens. A campanha foi tão impactante, que ganhou o Emmy no ano de 2015.
05 | Orange is the New Black – Netflix em parceria com o The New York Times
Para fechar essa relação de cases de marcas que já se beneficiaram da estratégia de Branded Content, vale citar o conteúdo desenvolvido pela Netflix em parceria com o The New York Times para divulgar a série Orange is the New Black.
A ação consistiu na criação de um artigo de jornal abordando sobre o perfil e condições de vida de mulheres americanas presas, fazendo referência ao que, mais adiante, seria o tema da série. Observe que, além de compartilhar um conteúdo útil à sociedade, atrelando-o a imagens e vídeos para complementar a mensagem, a Netflix conseguiu atingir o seu objetivo de divulgar a série de uma forma completamente diferente.
Veja também: Branded Content: diferenças entre Branded Content, Propaganda e Marketing de Conteúdo
Viu quantas possibilidades de incluir o Branded Content como estratégia do seu negócio?
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