Atualmente, conseguir destacar a sua Clínica Médica e garantir a preferência dos pacientes é algo realmente desafiador. Afinal, constantemente surgem novos concorrentes no mercado e cada um com uma estratégia de penetração diferenciada. Por isso, é fundamental que você conheça os principais pontos fortes da sua clínica e identifique suas oportunidades e ameaças a fim de traçar um plano de marketing e comunicação para clínica médica assertivo, respeitando, inclusive, o código de ética.

Para ajudar você a acompanhar as constantes mudanças, a Conceito Ideal vem se especializando no segmento de consultórios e clínicas médicas. Alguns projetos já foram realizados e pudemos identificar um aumento significativo no número de novos pacientes. Portanto, confira algumas ferramentas de comunicação a seguir e veja como melhorar os seus resultados!

Marca – Crie uma marca singular

Identifique atributos que possam diferenciar a sua marca das demais. Algo que represente a sua personalidade como médico(a) e a imagem que gostaria de ter no mercado.

Identidade – Desenvolva materiais de identidade visual

Além de reconhecer você, os pacientes precisam reconhecer a marca da sua Clínica Médica. Portanto, aproveite papéis timbrados, cartões de visita, receituários e assinaturas de email, por exemplo, para estampar o logo e os demais atributos de marca. O importante é que todos esses materiais mantenham a mesma identidade, ou seja, as mesmas cores e elementos visuais.

Fachada – Seja visto

Muitas pessoas passam diariamente em frente a sua Clínica Médica, então por que não aproveitar essa oportunidade para aumentar a visibilidade? Sendo assim, escolha bem a localização da sua clínica e desenvolva um projeto de fachada atrativo, mantendo a sua identidade visual e os pontos de contato bem visíveis. A fachada tem um papel muito importante e funciona como uma mídia externa (outdoor, por exemplo).

Materiais internos – Cuide da comunicação interna

Ok, agora que a sua fachada começou a estimular o interesse de novos pacientes e o número de agendamentos de consulta vem aumentando, garanta que a experiência continue tranquila e agradável. Aproveite a identidade visual desenvolvida e invista, também, na sinalização de portas, placas, banners e conteúdos em circuitos internos de televisão, por exemplo.

Marketing Digital 

Site – Ter um site otimizado de tal forma que ele apareça nas primeiras posições do Google para a consulta “clínica médica” + o nome da sua Cidade tornou-se uma premissa. Este recurso pode ser excelente para aumentar o número de novos pacientes, portanto explore bem esta ferramenta.

Links patrocinados – Os links patrocinados no Google aparecem no topo das páginas de pesquisa, destacados com a palavra “anúncio” e, quando bem configurados e otimizados, geram tráfego qualificado. Esta ferramenta também permite gerenciar a exibição de anúncios em sites parceiros do Google e no YouTube em formato de display.

Redes Sociais – A sua Clínica Médica pode usar redes sociais como Facebook, Instagram, G+ e LinkedIn para estreitar o relacionamento com seus pacientes reais e potenciais. É possível divulgar dicas, tratamentos e pesquisas recentes. Foque na obtenção de novas consultas e não apenas em likes.

Vídeos – Muitas pessoas estão buscando vídeos para obter informações de maneira mais prática. Portanto, você pode aproveitar esta audiência e usar o recurso para apresentar informações, diferenciais da sua equipe e esclarecer dúvidas comuns entre seus pacientes. Lembre-se que, com esta ferramenta, a sua Clínica ainda pode se posicionar na plataforma do YouTube que é segunda maior ferramenta de pesquisa do mundo.

Email Mkt – Enviar email marketing com uma arte e conteúdos diferenciados também é uma alternativa para manter o relacionamento com os pacientes e divulgar a marca da clínica em datas comemorativas, por exemplo.

Marketing Tradicional

Outdoors e painéisClínicas médicas podem anunciar em mídia exterior como outdoors e painéis. Para isso, a Conceito Ideal mapeia o perfil do público-alvo e identifica os melhores pontos de exibição da cidade para a veiculação.

Revistas e Jornais – Você pode optar por veicular anúncios tradicionais ou, ainda, informes publicitários com matérias de interesse da sua Clínica Médica em revistas com circulação local (clubes, condomínios etc).

Televisão – É possível anunciar nos intervalos da programação (15”, 30” e 60”) ou negociar inserções como Merchandising. Neste último exemplo, em geral, os médicos fazem participações ao vivo compartilhando informações sobre determinadas doenças ou tratamentos específicos.

Panfletos, Flyers e Malas direta – Todos esses formatos de impressos podem ser usados na comunicação interna, distribuição em eventos, apresentação em parceiros, entre outros.

Parcerias e indicações – Fazer parcerias com profissionais da área ou com empresas que oferecem serviços complementares aos da sua Clínica Médica pode estimular a entrada de novos pacientes realmente interessados. A Conceito Ideal, em parceria com consultores da área médica, desenvolve planejamentos focados neste segmento. Consulte.

Gostou das ideias de ferramentas para o Planejamento de Marketing da sua Clínica Médica? Então confira os resultados que a Conceito Ideal já conquistou para alguns clientes:
Cases de Clínicas Médicas

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

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