Embora o termo marketing médico ou, ainda, marketing para Clínica Médica possa não ser algo usual e recorrente no seu dia a dia, se você está lendo este artigo é porque, possivelmente, está buscando soluções nesse sentido.

Você pode estar pesquisando sobre dicas de como conquistar ou fidelizar clientes, melhorar as atividades internas e aumentar ainda mais a rentabilidade do seu consultório, por exemplo.

No entanto, embora essas sejam algumas das possibilidades de resultados, a verdade é que o marketing dispões de inúmeras ferramentas capazes de potencializar os resultados da sua clínica médica em diferentes aspectos. Pensando nisso, escrevi algumas sugestões incríveis de como fazer marketing para Clínica Médica e vou compartilhar a seguir.

Um ponto importante: enquanto estiver fazendo a leitura, anote todas as ideias que vierem à sua cabeça e busque adaptar cada uma das sugestões ao contexto do seu consultório. Preparado(a)?

  1. Identifique o seu público-alvo

Antes de avançar, pare e tente anotar algumas características do seu público. Caso sinta qualquer dificuldade, registre também, pois é um alerta de que você ainda não possui uma base de dados estruturada e está perdendo oportunidade de melhorar os seus serviços.

Se este for o seu caso, desenvolva um breve questionário e oriente a sua equipe de atendimento para que comece a aplica-lo a partir de hoje. Veja algumas sugestões de perguntas:

  • Em qual região meus pacientes residem?
  • Qual a atuação profissional?
  • Qual a conta de email? Redes Sociais?
  • Quando fazem aniversário?
  • Quais são as queixas que o levaram até você? 
  1. Conheça os seus concorrentes e diferencie-se

Investigue os serviços e iniciativas de seus concorrentes e identifique em quais aspectos a sua Clínica Médica pode se diferenciar. Observe questões como:

  • Quanto a concorrência cobra por seus serviços?
  • Como divulga seus serviços (site, redes sociais, revistas etc)?
  • Quais são os diferenciais oferecidos?
  • O que fazem para fidelizar os pacientes?
  1. Garanta a qualidade dos seus serviços e produtos

Oferecer serviços e produtos de qualidade é uma premissa para quem deseja manter-se firme no mercado por muito tempo. Isso significa que cada etapa da sua atividade precisa ser minimamente planejada para que o Plano de Marketing para Clínicas Médicas possa realmente ser eficaz.

Aspectos como a limpeza dos ambientes e o conforto da sala de espera e do consultório também são fundamentais para transmitir credibilidade e confiança aos atuais e futuros pacientes.

  1. Capacite a sua equipe para um atendimento excepcional

Como você sabe, o primeiro contato com o paciente costuma ser feito pela equipe de atendimento e é nesse primeiro diálogo que as pessoas já começam a formar suas opiniões sobre a Clínica. Esse momento, muitas vezes, é crucial para trazer um paciente para perto ou para perde-lo de uma só vez.

Capacitação e gentileza são as palavras-chave para ter sucesso neste ponto. Portanto, mãos à obra e treine a equipe para encantar os seus pacientes!

  1. Crie e gerencie canais de comunicação

Criar canais de comunicação tornou-se fundamental para sobreviver num mercado tão acirrado e digital. Além disso, é uma ferramenta e tanto para estabelecer um relacionamento duradouro com o seu público, bem como divulgar os serviços, conquistas e novidades.

Você pode optar por pontos de contato como telefone, email, chat online e redes sociais, mas lembre-se que ter um site para Clínica Médica é essencial para atrair novas entradas de pacientes que buscam soluções pela internet – veja mais no artigo: Site para Clínicas Médicas na 1a página do Google.

Independentemente de qual canal você venha a escolher, acompanhe de perto para garantir a qualidade e agilidade nas interações. Dessa maneira, as pessoas sempre lembrarão da marca da sua clínica médica de forma positiva.

  1. Peça feedbacks

Por fim, você deve considerar em seu plano de marketing para clínica médica a avaliação de cada um dos feedbacks enviados pelos pacientes. Esta é uma excelente maneira de identificar os seus pontos fortes e fracos e perceber como melhorar.

Gostou das dicas de como fazer marketing para clínica médica e quer implantar na sua também? Aproveite e confira os resultados que a Conceito Ideal já conquistou para alguns clientes:

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Sobre a Conceito Ideal

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Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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