Manter-se competitivo em um mercado tão saturado como o odontológico não é tarefa fácil. Por isso, é fundamental estar munido de recursos que possibilitem a diferenciação da sua clínica e realize as iniciativas certas para alcançar os seus objetivos.

Para desenvolver um bom plano de marketing para consultórios odontológicos, você precisa conhecer a fundo o seu mercado de atuação, realizar análises e traçar objetivos e metas claras e realistas. A partir disso, a sua clínica, certamente, começará a ter resultados incríveis.

Continue a leitura e confira como fazer um plano de marketing para consultórios odontológicos!

1º Passo | Como a empresa está atualmente?

Inicie o plano de marketing para o seu consultório odontológico por uma análise preliminar a fim de detectar possíveis problemas ou situações que demandem providências imediatas. Avalie questões como:

  • Recursos financeiros (investimentos e capital de giro)
  • Recursos humanos (qualidade e quantidade)
  • Recursos materiais (estrutura física, equipamentos e fornecedores)
  • Sistemas de informação e pesquisas (coleta e gestão de dados)
  • Serviços oferecidos (volume, qualidade e atributos tangíveis e intangíveis)
  • Preços praticados
  • Comunicação mercadológica (ações, resultados e potencialidades) 

2º Passo | Quem são os seus pacientes?

Assim como em qualquer negócio, desenvolver um plano de marketing para consultórios odontológicos demanda investigação e conhecimento do seu público-alvo. Por isso, questione:

  • Qual o perfil do meu público (sexo, faixa etária, comportamento de compra etc)?
  • Como chegam até a clínica?
  • Quais tratamentos procuram e com que frequência?
  • Valorizam preço, qualidade, agilidade ou condições de pagamento?
  • Quais vantagens a clínica oferece (clube de vantagens e descontos)? 

3º Passo | Quais são seus pontos fortes e fracos e, também, suas oportunidades e ameaças?

Observe e anote todos os seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças da sua clínica em comparação aos seus concorrentes. Este passo permitirá que você tenha uma visão ampla de todos os riscos e possibilidades para que, a partir disso, siga adiante e defina seus objetivos de negócio. Entenda cada um desses itens:

  • Forças (análise interna): Qual o seu principal diferencial?

Aqui, inclua o que você considera fazer de melhor, suas melhores atividades ou recursos e a principal vantagem competitiva.

  • Fraquezas (análise interna): Em que você precisa melhorar?

Avalie se falta algum equipamento, se há alguma deficiência no atendimento ou se há poucos recursos financeiros para investir em um bom plano de marketing para a sua clínica odontológica, por exemplo.

  • Oportunidades (análise externa): Quais oportunidades o mercado dispõe?

Acompanhe o mercado e tente captar oportunidades de investir num segmento que promete revolucionar ou, ainda, recrutar um profissional renomado que possa contribuir com a imagem da sua clínica odontológica.

  • Ameaças (análise externa): Quais fatores externos podem impactar a sua clínica?

Analise a entrada de novos consultórios com propostas diferenciadas, mudanças de leis e parâmetros reguladores, escassez de profissionais qualificados, entre outros.

4º Passo | O que sua empresa almeja?

Se pararmos para pensar, a odontologia é uma demanda negativa, afinal, as pessoas, em geral, evitam esse tipo de serviço. Normalmente, a intenção é realizar o menor procedimento, pelo menor custo e com a máxima agilidade possível.

Por este motivo, as clínicas odontológicas, normalmente, não conseguem criar vínculos e estabelecer um relacionamento duradouro com estes pacientes. Pensando brevemente neste contexto e somando às análises anteriores, estabeleça onde você quer chegar, ou seja, quais são os seus objetivos de negócio.

5º Passo | Quais caminhos a sua empresa precisa trilhar para alcançar os objetivos?

Agora, defina tarefas específicas (metas) para alcançar cada um dos objetivos listados. Além disso, para cada meta, estabeleça prazos e acompanhe periodicamente. Para exemplificar, vamos supor que um dos objetivos do plano de marketing do seu consultório é torna-lo mais conhecido no mercado. Então, suas metas podem ser:

  • Criar canais de comunicação (site, redes sociais, email etc) em 2 meses
  • Desenvolver conteúdos relevantes em 2 meses
  • Fazer parcerias estratégicas em 4 meses

Animado(a) para desenvolver um plano de marketing para consultórios odontológicos? Confira a seguir os resultados que a Conceito Ideal já conquistou para alguns clientes:
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