O e-mail é um canal de comunicação e relacionamento bastante versátil e, portanto, fundamental para as estratégias de comunicação e vendas de diversas empresas. As finalidades são diversas, desde o envio de ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, até avisos personalizados sobre status das compras, atualizações de canais de contato e disponibilização de conteúdo gratuito. Diante disso, hoje, você conhecerá dicas importantes de como fazer uma campanha de e-mail marketing de sucesso. Confira!

O que é e-mail marketing?

Primeiramente vamos entender que e-mail marketing é uma publicidade on-line na qual as empresas entram em contato com seus clientes atuais ou potenciais via e-mail. Embora seja uma prática antiga, atualmente, a publicidade por e-mail deixou de ter um caráter massivo, passando a compor excelentes estratégias de personalização capazes de levar aos públicos o conteúdo certo, na hora certa.

Além da personalização, que se tornou uma característica importantíssima para atender ao consumidor digital e imprimir melhores resultados às campanhas, o e-mail marketing aumenta o tráfego em sites, blogs e redes sociais; possibilita estreitar o relacionamento com os clientes e potencializa as chances de conversão.

Como fazer uma campanha de e-mail marketing de sucesso?

01 | Envie e-mail somente com permissão prévia

Para conquistar bons resultados em campanhas de e-mail marketing, abra mão de qualquer atalho. Comprar listas de contatos não é indicado em hipótese alguma, pois as pessoas contidas nessas planilhas não autorizaram o recebimento de suas mensagens.

As consequências de um ato como este para a sua marca podem ser completamente opostas às esperadas, afastando de vez clientes em potenciais. Portanto, comunique-se apenas com a sua base de contato e ofereça, inclusive, a opção de descadastro!

02 | Segmente a base de contatos

Reúna informações para conhecer detalhadamente as características e o comportamento do seu público. Com o tempo, a aplicação de testes e o aumento da base de contatos, será possível segmentar públicos com interesses similares e adotar abordagens distintas a cada um deles, com maior precisão. A partir do histórico das campanhas, você começará a compreender, por exemplo, o melhor horário para envio das mensagens e as temáticas mais visualizadas.

03 | Elabore assuntos curtos, instigantes e provocativos

Assim como o título de um conteúdo de blog, o assunto do e-mail é o primeiro contato do seu público com a mensagem. É, portanto, o fator decisivo para a tomada de decisão quanto à  abertura ou não.

Por isso, os assuntos devem ser curtos (entre 40 e 50 caracteres), instigantes e provocativos. Lembre-se sempre que um assunto mal elaborado resulta na perda de investimento, afinal, todo o esforço empregado não terá efeitos, pois o conteúdo não será verificado na íntegra.

04 | Crie mensagens atrativas e interessantes ao público

A personalização é fundamental para estreitar a relação com o cliente. Seja chamando pelo primeiro nome ou mesmo selecionando as temáticas que serão abordadas com cada público, é importante identificar mecanismos para transmitir mais pessoalidade às mensagens. A dica aqui é ser objetivo, preciso e adotar uma linguagem amigável.

05 | Invista em design

Investir em design é sempre um diferencial em campanhas de e-mail marketing, pois além de transmitir mais confiança ao leitor, permite reter sua atenção e orientar o fluxo da leitura, priorizando os aspectos chave de cada mensagem. Ademais, para garantir a qualidade da entrega do material, opte por um design responsivo, que possibilite a leitura em qualquer tipo de dispositivo.

06 | Defina a frequência ideal dos envios

Como mencionado anteriormente, recomenda-se enviar e-mail marketing única e exclusivamente às pessoas que concederam permissão para tal. No entanto, além disso, mesmo com a devida autorização, deve-se definir a frequência ideal dos envios para ter uma campanha de e-mail marketing de sucesso. Envios em excesso também podem causar um efeito negativo e fazer com que a empresa perca a atenção e a credibilidade com o público.

# Dica: Para evitar que o seu e-mail marketing caia no SPAM, não utilize caixa alta no corpo do e-mail e exclua do vocabulário termos como “clique agora”, “faça agora mesmo” e “free”.

07 | Explore call to action (CTA)

Call to action, ou ainda CTA, refere-se à chamada que leva o leitor a realizar uma ação (saiba mais aqui). Para utilizar esse excelente recurso, tenha clareza quanto ao objetivo do e-mail marketing e, a partir disso, incentive o público a tomar a ação desejada, como acessar um site, fazer o download de algum material, estimular a inscrição nas redes sociais e participar de um webinar, por exemplo. Embora simples, a inclusão de um CTA é realmente eficaz!

Pronto, agora você conhece os principais aspectos para realizar uma campanha de e-mail marketing de sucesso!

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Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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