O termo CTA é uma abreviatura para call to action, que traduzido para o português significa “chamada para ação”. Dentre os exemplos mais clássicos estão “compre agora”, “clique aqui”, “teste grátis” ou “adquira já o seu”, porém, além de utilizar verbos imperativos, o segredo para aumentar a conversão é identificar pontos de conversão estratégicos e atrativos.

Com o auxílio do CTA é possível engajar a audiência a participar das redes sociais, acessar sites e blogs, fazer download de materiais, entre inúmeras outras ações. O importante é se certificar de que o CTA escolhido condiz com a etapa do funil de vendas de cada público para garantir maior efetividade.

Entendido o que é CTA, confira a seguir detalhes sobre como aumentar a conversão com CTA, um recurso simples, mas bastante eficaz!

01 | Defina o objetivo

Definir qual o objetivo de uma chamada para ação é extremamente relevante, pois é a partir dela e das conversões decorrentes que as empresas podem melhorar as conversões, construir suas bases de contatos e estabelecer um relacionamento mais próximo com o público.

Os objetivos podem variar entre aumentar a base de assinantes da newsletter, gerar leads ou obter mais informações acerca dos leads gerados, por exemplo. Contudo, independentemente de qual seja seu objetivo, defina-o ainda inicialmente.

02 | Considere o estágio do funil de vendas

Conforme visto, a chamada para ação serve para indicar qual é o próximo passo a ser dado pelo usuário. No entanto, para ter efetividade, é preciso saber quem são os clientes e em qual estágio do funil de vendas se encontram.

Isso significa que o CTA deve ser pertinente com o momento do cliente, ou seja, se o mesmo está em busca de informação, ofereça um e-book; se, por outro lado, o cliente já está em busca de soluções, aí sim apresente como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo a resolver seu problema, incluindo um CTA que estimule a concretização da compra.

03 | Defina quais páginas devem conter CTA

Após  definir o objetivo, é preciso determinar onde o CTA vai aparecer. Existem várias opções, como home do blog ou site, postagens em redes sociais, e-mail marketing, posts em blogs, anúncios, vídeos, pop ups, entre outros pontos de conversão.

Caso você saiba que o cliente possui dúvidas em relação a um determinado assunto, você pode, por exemplo, elaborar um conteúdo e incluir um CTA oferecendo a solução para ajudá-lo. Assim, a chance de conversão será maior, tendo em vista que a sua mensagem estará conectada às necessidades dessa pessoa.

04 | Escolha o formato do Call To Action

O CTA pode assumir várias formas e versões, como banners, botões, links em textos, vídeos, gifs, imagens e formulários em posts. O interessante ao explorar os diferentes formatos é avaliar quando cada um deles apresenta melhores resultados.

Embora mais simples em relação a algumas outras alternativas, o texto nem sempre tem sua taxa de conversão melhor que as demais. Para testar em termos de performance, basta fazer testes A/B e analisar cores, imagens, links ou textos.

05 | Crie um copy atraente

O copywriting é fundamental para uma estratégia de conteúdo. Por se tratar de uma escrita focada em conversão, o CTA, assume o papel de convencer o público quanto à oferta e, assim, gerar mais conversões para a empresa. Deve-se, inclusive, pensar em gatilhos ou palavras que despertem o senso de urgência, exclusividade e necessidade dos públicos. Sempre que pertinente, utilize negrito para destacar trechos importantes e tornar o conteúdo ainda mais escaneável.

Veja também: Copywriting: o que é, como fazer e quais técnicas usar 

06 | Concentre-se nos elementos visuais

Aposte no uso de cores contrastantes, sem fugir da identidade visual da marca; insira imagens para chamar atenção e promover maior comoção; aumente o tamanho das chamadas e abuse do negrito em palavras ou frases de impacto; explore o uso de números para tornar a mensagem ainda mais atrativa e convincente.

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