O termo CTA é uma abreviatura para call to action, que traduzido para o português significa “chamada para ação”. Dentre os exemplos mais clássicos estão “compre agora”, “clique aqui”, “teste grátis” ou “adquira já o seu”, porém, além de utilizar verbos imperativos, o segredo para aumentar a conversão é identificar pontos de conversão estratégicos e atrativos.

Com o auxílio do CTA é possível engajar a audiência a participar das redes sociais, acessar sites e blogs, fazer download de materiais, entre inúmeras outras ações. O importante é se certificar de que o CTA escolhido condiz com a etapa do funil de vendas de cada público para garantir maior efetividade.

Entendido o que é CTA, confira a seguir detalhes sobre como aumentar a conversão com CTA, um recurso simples, mas bastante eficaz!

01 | Defina o objetivo

Definir qual o objetivo de uma chamada para ação é extremamente relevante, pois é a partir dela e das conversões decorrentes que as empresas podem melhorar as conversões, construir suas bases de contatos e estabelecer um relacionamento mais próximo com o público.

Os objetivos podem variar entre aumentar a base de assinantes da newsletter, gerar leads ou obter mais informações acerca dos leads gerados, por exemplo. Contudo, independentemente de qual seja seu objetivo, defina-o ainda inicialmente.

02 | Considere o estágio do funil de vendas

Conforme visto, a chamada para ação serve para indicar qual é o próximo passo a ser dado pelo usuário. No entanto, para ter efetividade, é preciso saber quem são os clientes e em qual estágio do funil de vendas se encontram.

Isso significa que o CTA deve ser pertinente com o momento do cliente, ou seja, se o mesmo está em busca de informação, ofereça um e-book; se, por outro lado, o cliente já está em busca de soluções, aí sim apresente como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo a resolver seu problema, incluindo um CTA que estimule a concretização da compra.

03 | Defina quais páginas devem conter CTA

Após  definir o objetivo, é preciso determinar onde o CTA vai aparecer. Existem várias opções, como home do blog ou site, postagens em redes sociais, e-mail marketing, posts em blogs, anúncios, vídeos, pop ups, entre outros pontos de conversão.

Caso você saiba que o cliente possui dúvidas em relação a um determinado assunto, você pode, por exemplo, elaborar um conteúdo e incluir um CTA oferecendo a solução para ajudá-lo. Assim, a chance de conversão será maior, tendo em vista que a sua mensagem estará conectada às necessidades dessa pessoa.

04 | Escolha o formato do Call To Action

O CTA pode assumir várias formas e versões, como banners, botões, links em textos, vídeos, gifs, imagens e formulários em posts. O interessante ao explorar os diferentes formatos é avaliar quando cada um deles apresenta melhores resultados.

Embora mais simples em relação a algumas outras alternativas, o texto nem sempre tem sua taxa de conversão melhor que as demais. Para testar em termos de performance, basta fazer testes A/B e analisar cores, imagens, links ou textos.

05 | Crie um copy atraente

O copywriting é fundamental para uma estratégia de conteúdo. Por se tratar de uma escrita focada em conversão, o CTA, assume o papel de convencer o público quanto à oferta e, assim, gerar mais conversões para a empresa. Deve-se, inclusive, pensar em gatilhos ou palavras que despertem o senso de urgência, exclusividade e necessidade dos públicos. Sempre que pertinente, utilize negrito para destacar trechos importantes e tornar o conteúdo ainda mais escaneável.

Veja também: Copywriting: o que é, como fazer e quais técnicas usar 

06 | Concentre-se nos elementos visuais

Aposte no uso de cores contrastantes, sem fugir da identidade visual da marca; insira imagens para chamar atenção e promover maior comoção; aumente o tamanho das chamadas e abuse do negrito em palavras ou frases de impacto; explore o uso de números para tornar a mensagem ainda mais atrativa e convincente.

Que  tal conhecer mais alternativas para aumentar a conversão dos seus materiais com o uso de CTAs poderosas?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Aproveite, a primeira consultoria é grátis.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype, Google Hangouts ou WhatsApp Vídeo. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.