Marketing Digital para Médicos se tornou uma alternativa eficaz para captar e fidelizar pacientes, ganhar autoridade e se diferenciar da concorrência num contexto em que as pessoas procuram informações sobre médicos e até realizam agendamentos pela internet. De olho nessa realidade, a Conceito Ideal selecionou uma relação com as estratégias mais eficazes de Marketing Digital para Médicos a fim de ajudar quem deseja marcar presença digital. Confira!

Estratégias eficazes de Marketing Digital Médico

Antes de apresentar as estratégias mais eficazes de Marketing Digital Médico é importante salientar a necessidade de identificar e conhecer profundamente o seu público, avaliar a concorrência, criar uma identidade visual, estabelecer objetivos e metas claras e, então, estimar o orçamento disponível para as ações de divulgação. Somente a partir dessas definições é possível começar a pensar nas estratégias, ok! Entendido essa observação, vamos às estratégias!

01. Site responsivo e otimizado.

Diante de sua importância, a criação de um site otimizado lidera essa relação das estratégias mais eficazes de Marketing Digital Médico. O site funciona quase como o seu cartão de visitas no qual constam dados sobre localização, serviços oferecidos, história da companhia e contatos, dicas de saúde, entre outros. Porém, atenção: o seu site será eficiente na atração do público apenas se for facilmente encontrado por mecanismos de busca. Por isso, a dica aqui é adotar o conjunto de técnicas conhecido como SEO – Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca na qual são apontadas boas práticas de programação, design e conteúdo. Alguns dos principais requisitos para um site ser bem ranqueado são: velocidade, adaptabilidade para dispositivos móveis e boa experiência de navegação.

02. Google Meu Negócio.

Se você ainda não configurou o seu consultório no Google Meu Negócio pode estar perdendo muitas oportunidades. Isso porque, além de gratuita, essa ferramenta permite que você apareça nos resultados das pesquisas orgânicas após a busca por termos, localizações e preferências dos usuários. Quanto mais completa as descrições sobre site, endereço, horários de atendimento, contatos e avaliações, mais visibilidade você ganha para ser encontrado.

03. Redes Sociais.

A partir da compreensão sobre o seu público ficará fácil selecionar quais redes sociais fazem sentido marcar presença, como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Após escolher as redes, use o conhecimento sobre seus pacientes para desenvolver conteúdo que agregue valor. Essa é uma das estratégias mais eficazes de Marketing Digital para Médicos, pois estreita o relacionamento com os pacientes e possibilita construir autoridade no mundo digital, mostrando que o profissional domina os assuntos de sua especialidade.

04. Marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é, atualmente, uma das principais estratégias de Marketing Digital para Médicos, afinal, proporciona ótimos resultados quando o objetivo é aumentar o tráfego (número de acessos) do seu site, atrair pessoas para as suas redes sociais, ganhar autoridade em determinado tema, aumentar a visibilidade, manter o relacionamento com o público e divulgar os seus serviços.

#dica! Para colocar em prática essa estratégia, considere planejar as palavras-chave que deseja alcançar, aplique estes termos nos locais corretos do site, escreva conteúdo original, atualize com frequência e estimule o tráfego a partir das redes sociais ou anúncios patrocinados. E mais: concentre-se em temas de interesse do seu público, adote uma linguagem acessível e priorize textos de qualidade.

05. Anúncios no Google e redes sociais.

Ter uma conta no Google e em redes sociais permite investir campanhas de anúncios direcionados. Dessa maneira, você combina mídia orgânica e a paga para balancear o orçamento e, aos poucos, identificar o que traz mais resultados positivos. A mídia paga pode ser uma boa alternativa nos casos em que algumas palavras-chave são importantes, mas muito populares e concorridas que somente com verba é possível aparecer na primeira página, por exemplo.

#dica! Considere mesclar posts, textos e anúncios para impulsionar suas campanhas e atingir as metas mais rapidamente. Além disso, sabendo que o valor da palavra-chave aumenta à medida que aumenta a concorrência, faça sempre um planejamento para avaliar quais termos são mais indicados (custo x benefício).

06. Whatsapp e Facebook Messenger.

Essas redes sociais possibilitam manter contato e gerar comodidade para os pacientes, por isso também mereceu destaque na relação das estratégias mais eficazes de Marketing Digital para Médicos. Tais aplicativos de mensagens instantâneas podem ser usados para confirmar agendamento, lembrar as informações sobre um procedimento, enviar dicas de saúde (caráter informativo) de acordo com o interesse do paciente e esclarecer dúvidas, por exemplo.

07. E-mail Marketing.

Embora muitos possam desconsiderar essa estratégia, o e-mail marketing ainda é uma opção válida e bastante eficaz. Assim como as redes sociais, os e-mails também podem ser usados para manter o relacionamento com os pacientes e enviar informativos.

Veja também: 05 dicas de Marketing Médico ético e eficaz para começar a aplicar agora?

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Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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