O Marketing Médico, empregado para promover a atividade profissional do médico, vem sendo amplamente utilizado quando a intenção é melhorar a percepção das pessoas em relação ao seu trabalho, demonstrar autoridade sobre determinado assunto ou, ainda, preparar o público para a inserção de novos serviços, conquistar mais pacientes e aumentar o faturamento do consultório. Por isso, caso você se identifique com esses objetivos, não deixe de acompanhar este post da Conceito Ideal na íntegra para conferir 05 dicas de Marketing Médico ético e eficaz para começar a aplicar agora. Esta será a base para você entrar com o pé direito!

01. Conheça o Manual da Publicidade Médica.

A primeira dica para quem busca realizar Marketing Médico ético e eficaz é conhecer as orientações e limitações do Conselho Federal de Medicina (CFM). Essa iniciativa é fundamental para divulgar seus serviços e alcançar o maior número de pessoas sem ferir o Código de Ética da profissão.

02. Defina seus objetivos.

Começar a aplicar o Marketing Médico implica em definir o que se espera alcançar de maneira clara e bastante específica. Conforme alguns dos exemplos apontados inicialmente, os objetivos podem variar entre atrair mais pacientes , ganhar autoridade em determinada área da saúde, educar e conscientizar a população, fidelizar os pacientes  ou tantos outros.

#dica! Para facilitar esse processo de definição dos objetivos principais, baseie-se na missão, visão e valores do seu consultório. Além disso, inclua metas para acompanhar a evolução das conquistas. Seus objetivos e metas serão os norteadores das ações adotadas no Marketing Médico.

03. Conheça seu público.

Identificar quem você deseja alcançar, bem como conhecer seus hábitos, comportamentos e demais características possibilita desenhar soluções mais adequadas, oferecer conteúdo de valor para solucionar as dúvidas mais comuns e, claro, desenvolver estratégias de marketing médico mais direcionadas, o que resulta em ações mais eficazes e baratas.

#dica! Aposte na construção de personas, pois essa ferramenta apresenta o perfil do seu público de maneira direta e visual. Feito isso, compartilhe a personificação com sua equipe para que todos tenham clareza quanto às expectativas do seu público e possam proporcionar uma experiência diferenciada em cada um dos momentos de contato com o seu consultório.

04. Avalie a concorrência.

Questione-se, por exemplo: como os profissionais do seu segmento e da sua região estão se promovendo? Quais as estratégias adotadas? Quais são os feedbacks e comentários dados pelos pacientes? Quais canais de contato disponibilizam? Quais soluções são oferecidas? Investem em Marketing Médico? Essa avaliação minuciosa da concorrência permitirá reconhecer pontos fortes e pontos fracos.

#dica! Amplie o potencial dessa análise comparando os resultados obtidos com os pontos fortes e pontos fracos do seu consultório. O exercício ajudará a priorizar melhorias em busca de diferenciação e estimar o investimento necessário para as ações de Marketing Médico.

05. Estabeleça as estratégias.

Superadas as etapas anteriores, a próxima dica de Marketing Médico eficaz para começar a aplicar agora é estabelecer estratégias capazes de possibilitar o alcance dos objetivos e metas estipulados. Há inúmeras possibilidades, especialmente no ambiente on-line, daí a importância de entender a fundo as quatro primeiras dicas para avaliar as opções mais indicadas. Via de regra, as sugestões a seguir são excelentes alternativas para iniciar com chave de ouro:

  • Esteja onde seu público está. Não faz sentido investir esforço e recurso financeiro para marcar presença em redes sociais ou enviar e-mails marketing informativos, por exemplo, se não souber quem é o público e qual canal ele consome conteúdo. Portanto, caso ainda não tenha extraído o máximo de informações sobre a dica 03, retome essa etapa e aproveite esse novo olhar para identificar quais canais/plataformas utilizam e quais informações buscam!
  • Crie um website otimizado para compor sua estratégia de Marketing Médico. Ter um site próprio transmite credibilidade e confiança ao público, além de permitir compartilhar seus diferenciais, expor informações de contato e criar autoridade para consolidar sua imagem ao disponibilizar conteúdo útil e relevante sobre saúde.
  • Invista no marketing de conteúdo. O conjunto de estratégias que envolvem o marketing de conteúdo para médicos entrega valor aos seus pacientes (atuais e potenciais) e facilita que este o encontre. Essa é uma das estratégias mais eficazes atualmente para fazer uma publicidade ética e séria, que priorize mais a qualidade de vida e as necessidades dos seus pacientes do que as ofertas dos serviços em si. Os resultados financeiros certamente virão como consequência.
  • Anuncie no Google Ads. Para conquistar tráfego ou novos acessos para o seu site médico de maneira mais rápida, a dica é aliar o marketing de conteúdo com o investimento em anúncios pagos no Google. Esta opção é bastante eficaz, afinal, permite impactar especificamente as pessoas que buscam o termo que você está anunciando. Por exemplo, “Cardiologista em Curitiba” ou “Dentista em São Paulo”.
  • Use o Whatsapp para manter o relacionamento com seus pacientes. O Whastapp é uma excelente ferramenta de comunicação para oferecer atendimento personalizado, esclarecer dúvidas, enviar lembretes de consultas ou procedimentos, encaminhar resultados de exames, etc.

#dicaBônus! Busque parceiros capacitados para elaborar um plano de marketing alinhado aos seus objetivos. Embora haja muita informação disponível na internet, compreender e dominar todas as estratégias e técnicas de marketing exige tempo e dedicação, fatores que podem adiar o início das suas ações de Marketing Médico.

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