Toda marca deveria ter um manual de marca. O manual de marca é um documento que reúne informações do conceito de marca e todas as suas possibilidades de aplicação. Por isso, é necessário conter:
– Aplicação de Marca em tons de cinza;
– Aplicação de Marca em PB;
– Padrão de cores (Pantone, CMYK, RGB e percentuais de Preto);
– Indicação de Tipografia (primária, secundária e sugestões);
– Tamanho mínimo para aplicação de layouts com e sem slogan;
– Espaçamento mínimo / distanciamento;
– Aplicação sugerida em fundos padrão (claros, escuros, vibrantes);
– Aplicação sugerida em fundos ruidosos (imagens e padronagens).
Além destes é sugerido:
– Linhas de construção;
– Elementos estruturais que ajudaram na construção da marca;
– Versão de marca (aplicações metalizadas / projeções 3D);
– Apresentação do alfabeto da(s) fonte(s).
* Caso a marca tenha um slogan é necessário apresentar tipografia, aplicações e espaçamentos também.
Toda vez que o cliente for produzir um material gráfico é necessário que ele envie também o manual de marca para qualquer fornecedor e indique as aplicações de marca. Assim, o risco de a marca ser aplicada de forma inadequada é menor. Ainda assim, sempre revise o material em uma versão impressa, antes de autorizar a produção.
Quer desenvolver um manual de marca para a sua empresa? Entre em contato com a Conceito Ideal.
Outros conteúdos que você pode gostar
Para quem gosta de marketing digital!
Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.
QUINTAS – 20hs
Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.