Se você chegou nesse post, já deve ter reparado que, na era digital, os pacientes procuram médicos pela internet e por indicação de conhecidos ou terceiros. Pois bem, diante dessa realidade, o marketing digital está se tornando um grande aliado para atrair mais pacientes ao seu consultório e fidelizar os atuais. Então, vamos começar esse artigo com algumas perguntas: você possui um site com identidade visual própria? Produz algum tipo de conteúdo relevante para o seu público? Criou uma conta no Google Meu Negócio? Essas e outras estratégias se tornaram importantíssimas para obter resultados ainda melhores, então se respondeu “não” em alguma delas, aproveite as dicas a seguir de como atrair mais pacientes ao seu consultório com o Marketing Digital para Médicos!

01. Crie um site otimizado para atrair pacientes no ambiente digital.

Diversificar as estratégias de comunicação é fundamental num primeiro momento para testar quais iniciativas mais geram resultados ao seu consultório. No entanto, criar um site otimizado com técnicas de SEO deve ser o primeiro passo para quem deseja marcar presença na internet, afinal, funciona como um cartão de visitas do seu consultório e como um canal para auxiliar as pessoas na busca de informações confiáveis sobre questões de saúde.

#dica! Aposte em SEO (Search Engine Optimization) ou, em português, “otimização para mecanismos de busca”. Essa é uma estratégia interessante para melhorar o seu posicionamento nos resultados das pesquisas dos usuários no Google e, assim, ser encontrado mais facilmente na internet.

02. Faça uma conta no Google Meu Negócio.

Essa dica é essencial para conseguir mais clientes, pois de maneira totalmente gratuita o Google auxilia inúmeras pessoas a encontrem as principais informações sobre você ou o seu consultório, como site, endereço, horário de funcionamento, contato, avaliações de outras pessoas e rotas para chegar até o seu endereço. E mais: as buscas pelo termo “perto de mim” têm sido cada vez maiores, então, ao cadastrar os dados de localização no Google Meu Negócio, há grandes chances de pessoas próximas ao seu estabelecimento serem impactadas quando procurarem, por exemplo “dentista em Curitiba” ou “dentista perto de mim”.

03. Utilize as redes sociais para aumentar a sua divulgação.

Além de ser uma excelente alternativa para aproximar o relacionamento e fidelizar seus pacientes atuais, as redes sociais são fontes de consultas de muitas pessoas quando fazem buscas por médicos para solucionar alguma questão pessoal. Portanto, pode ser uma dica poderosa de convencimento para atrair novos possíveis pacientes e, de quebra, ainda oferecer aos pacientes mais canais de comunicação para esclarecer dúvidas.

04. Invista na criação de conteúdo para atrair mais clientes.

Em geral, a base do marketing digital para médicos gira em torno da criação de conteúdo de forma orgânica ou paga para transmitir informações relevantes de saúde e prevenção. Ao aplicar essa estratégia, você pode se posicionar como verdadeira referência na sua área de atuação e obter melhores posições em sites de busca, como o Google. Sendo assim, invista em conteúdo com técnicas de SEO para garantir mais cliques e visitas ao seu site e, consequentemente, mais clientes potenciais.

#dica! Considere os vídeos em suas ações. Além de se tratar de um dos formatos mais consumidos pelo público, os vídeos podem ser interessantes em sua estratégia para aumentar a probabilidade de indexação positiva pelo Google e gerar maior proximidade com o visitante, potencializando os resultados de todas as estratégias anteriores.

05. Faça um funil de divulgação automatizado.

Outra dica de marketing digital para médicos que buscam atrair mais pacientes ao seu consultório é contar com uma agência especializada para elaborar um funil de divulgação com o intuito de captar contatos de maneira totalmente automatizada. Por exemplo, pode-se (a) criar um e-book com informações ricas para solucionar as principais dores dos pacientes, (b) desenvolver uma página de captura na qual a entrega do material estará condicionada ao preenchimento de um formulário com dados de contato, (c) investir na divulgação dessa página para atrair as pessoas e (d) iniciar um relacionamento com essa base de pacientes potenciais a partir do conteúdo da dica anterior.

#dica! Para obter cadastros mais qualificados (mais propensos a agendar uma consulta) você pode configurar os anúncios de maneira bastante específica, incluindo as palavras-chave mais buscadas, a sua área de atuação, bem como o raio de distância entre a pessoa e o seu consultório. Nesse caso, é importante considerar anúncios em dispositivos móveis, principalmente smartphones.

06. Resgate os pacientes antigos.

Para compor as dicas de Marketing Digital para Médicos, vale lembrar que tão bom quanto conquistar novos pacientes é encantar e atrair os pacientes atuais, pois ainda que sumam por um período, você terá construído uma relação sólida para resgatá-los posteriormente. Essa estratégia permite que você não caia na armadilha de investir capital em atração de novos pacientes, sem trabalhar na retenção dos antigos.

07. Divulgue seus serviços com ética.

Antes de começar a planejar suas campanhas de marketing, informe-se sobre as limitações legais estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)  para garantir a adequação ao Código de Ética Médico. Essa é uma medida essencial para evitar qualquer tipo de punição ou prejuízo.

Veja também: Marketing Digital para Médicos: o que você perde ao deixar de investir?

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Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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