Se de um lado o setor de pisos e revestimentos vem sofrendo os efeitos da economia, de outro, as novas possibilidades tecnológicas têm revelado importantes vantagens às empresas no sentido de permitir que ofereçam seus produtos, demonstrem seus diferenciais e se aproximem dos clientes de maneira muito mais ágil.

No entanto, em meio a esse cenário, é comum surgir dúvida sobre como divulgar uma loja de pisos e revestimentos e conquistar todos os benefícios mencionados acima. Pensando nisso, a recomendação é que você inicie por uma análise minuciosa sobre o seu negócio, identificando os principais pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças. A partir disso, já será possível extrair alguns insights interessantes que serão fundamentais para desenvolver o plano de marketing e comunicação para lojas de pisos e revestimentos.

Além disso, avalie quais ferramentas de comunicação se enquadram às necessidades da sua empresa e adote-as gradativamente. Para auxiliar nesse processo, a Conceito Ideal elencou algumas dicas que você poderá conferir a seguir. Vamos lá!

Crie a sua marca

Para começar, identifique quais características diferenciam a sua marca dos seus concorrentes e selecione atributos que expressem como você gostaria que o seu público a percebesse.

Desenvolva uma identidade visual

Fortaleça a sua marca e desenvolva materiais como papéis timbrados, cartões de visita, assinaturas de email e site. Sempre com uma identidade visual bonita e integrada. Assim, a sua empresa transmitirá ainda mais credibilidade!

Aumente a visibilidade da sua empresa com uma fachada atrativa

Ter uma fachada atrativa contendo os dados de contato da sua empresa pode render novos clientes, afinal, impactará pessoas que transitam em frente à sua loja diariamente. A fachada também pode ser utilizada como uma mídia externa (outdoor, por exemplo), por isso é um investimento bastante válido a curto e longo prazo!

Garanta a qualidade da experiência do consumidor

Ao buscar informações sobre os seus produtos e serviços ou entrar em sua loja, o consumidor já deu os primeiros passos na jornada de compra. Nesse momento, é fundamental garantir que a qualidade da experiência continue positiva para aumentar as chances de converter a visita em vendas. Portanto, considere implementar sinalização de portas, placas e conteúdos em circuitos internos de televisão, caso haja.

Marketing Digital

 Tenha um site otimizado

Um site otimizado e posicionado nas primeiras colocações do Google para a busca por “pisos e revestimentos + o nome da sua cidade” é uma estratégia fundamental para dar mais visibilidade à sua marca e atrair novos clientes.

Invista em links patrocinados

O link patrocinado no Google é uma excelente ferramenta, quando bem configurado e otimizado, para gerar tráfego qualificado ao seu site. Também permite gerenciar a exibição de anúncios em sites parceiros do Google e no YouTube em formato de display.

Esteja presente em redes sociais

As redes sociais são alternativas estratégicas para aproximar a empresa de seus clientes. O Facebook, Instagram, G+ e LinkedIn são apenas algumas das possibilidades nas quais você pode utilizar para desenvolver conteúdos que alternem entre dicas, informações institucionais, cases ou mesmo notícias do segmento. Avalie os comentários do grupo e faça sempre o exercício de tentar entender quais são as principais objeções do cliente.

Produza vídeos curtos

A expectativa é de que, até 2021, os vídeos representem 82% do tráfego global. Por isso, o vídeo é um excelente recurso para apresentar informações, diferenciais da sua empresa e esclarecer dúvidas. Outro dado interessante é que 85% das pessoas que assistem a um vídeo que ensina a usar o produto ou serviço se convencem de realizar a compra (Media Buton).

Sendo assim, invista no posicionamento da marca da empresa de pisos e revestimentos em plataformas como o YouTube, a segunda maior ferramenta de pesquisa do mundo. As demais redes sociais também demonstram ser muito eficientes para a divulgação desse tipo de conteúdo. Use a criatividade!

Envie email marketing

O email marketing tem sido muito utilizado para manter o relacionamento com os clientes e prospects. Por isso, se a sua empresa já adotou a estratégia de desenvolver conteúdos periodicamente, pode aproveitar esse canal para divulgá-los. Você também pode usá-lo para divulgar novas coleções e tendências de pisos e revestimentos.

Marketing Tradicional

Divulgue sua empresa em outdoors e painéis

É possível explorar mídia exterior como outdoors e painéis para divulgar a sua marca na cidade. Se esse for o seu caso, consulte a Conceito Ideal para conhecer a metodologia diferenciada utilizada para realizar o mapeamento do perfil do público-alvo e identificar os melhores locais da região para a veiculação.

Invista em revistas e jornais locais

A sua empresa de pisos e revestimentos pode ampliar a visibilidade da marca por meio de anúncios em revistas e jornais de bairro ou informes publicitários com matérias relacionadas às novidades e tendências para residências, indústrias e comércios.

Crie panfletos, catálogos e malas direta

Materiais como esses são ideais para divulgação em eventos, pois podem auxiliar a sua empresa a divulgar os seus serviços ou produtos. Avalie as informações que considera mais importantes e garanta um layout atrativo e adequado à sua identidade visual.

Faça parcerias e estimule as indicações

Fazer parcerias com empresas que oferecem serviços complementares é uma estratégia para estimular a entrada de novos clientes. Além disso, incentive o hábito de seus clientes deixarem comentários e recomendações em seus canais de comunicação.

Segundo pesquisa Total Retail Survey 2016, realizada pela PwC, 56% dos brasileiros afirmam já serem influenciados por avaliações, comentários e feedbacks durante sua jornada de compra online.

Gostou das ideias para o Planejamento de Marketing da sua Empresa de Pisos e Revestimentos? Então confira os resultados que a Conceito Ideal já conquistou para alguns clientes:
Design e Decoração
Distribuidora de Pisos – Vintage Floor
Loja de Pisos – Studio do Piso

Então, vamos começar a trabalhar?

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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