6 passos para a sua marca entrar no mundo do Facebook!

Passo 1 – CRIE UMA FANPAGE

Não use a sua página pessoal. Configure a sua página no Facebook como se fosse um mini site contemplando todas as informações possíveis sobre o que você vende, como você vende e onde você vende.

Passo 2 – PLANEJE SUAS POSTAGENS

Publique conteúdo relevante no horário mais adequado ao seu cliente e de forma frequente. Planeje-se.

O que publicar no Facebook?

Foque em conteúdos que gerem interatividade e que as pessoas realmente queiram curtir e compartilhar com seus amigos. Assim você potencializa o alcance da mídia e ganha novos fãs. Brincadeiras, jogos, promoções, testes relâmpagos, dicas, e quiz são formatos que saem do padrão de postagem e costumam gerar mais compartilhamentos e comentários do que características do produto ou serviço. Lembre-se: quanto maior a interatividade, melhor. A opções “Compartilhar” e “Fazer um Comentário” são mais interativas que a opção “Curtir”. Por isso, sempre pense em conteúdos que deem vontade de compartilhar ou comentar pelo seu público.

Aproveite os recursos que o próprio Facebook te oferece. Ao postar um conteúdo na sua página, não faça apenas um texto, coloque uma imagem ou um vídeo (você pode fazer isso clicando no botão “Foto/vídeo” no topo da caixa de atualização “O que anda fazendo?”). Imagens e vídeos se destacam no feed de notícias e chamam a atenção

Quando publicar o post no Facebook?

Preferencialmente, no horário que o seu público estiver usando o Facebook ou no horário em que sua marca pode ser mais atrativa para uma decisão por impulso. À noite é o período que os internautas têm mais tempo para acessar a rede e interagir com marcas. Muitas empresas concentram esforços neste período.

Exemplos:
– Restaurantes devem fazer posts em horários que antecedem a saída do escritório no horário de almoço (11:30 a 12:30) e para o jantar (17:30 – 20:30).
– Bares podem concentrar a saída da empresa (17:30 – 19:30) com comunicações voltadas a happy hours e promoções.
– Para casas noturnas a saída é pensar em ações que gerem compartilhamentos durante as festas e eventos a partir das 22:00.
– Lojas podem reforçar a chegada de uma data comemorativa como o Dia das Mães e insistir para que as pessoas não deixem suas compras para a última hora.

É necessário avaliar o comportamento do cliente e falar com ele no momento mais propício ao recebimento a este tipo de informação. Você pode apenas reforçar a marca e associar a um determinado momento do dia ou tentar gerar uma decisão por impulso.

Com que frequência publicar posts no Facebook?

Se você postar muito pouco, é provável que sua informação não gere nenhum impacto. Se você postar muito, seus fãs podem te considerar chato e decidir não seguir mais a página. O ideal é manter o equilíbrio e avaliar o retorno das postagens. De maneira geral, sugerimos 1 postagem a cada 2 ou 3 dias, no mínimo, e indicamos até 3 postagens por dia, no máximo, quando usadas em horários eficientes.


Exemplo de Newsletter desenvolvida pela Conceito Ideal para divulgar fanpage do Facebook.

Passo 3 – USE O FACEBOOK PARA TESTES DE PRODUTOS

A dúvida sobre o lançamento de um novo produto em uma rede de franquias pode ser utilizada para catalisar vendas e testar a aceitação de um novo item. Crie ações de marketing, publique na rede social e solicite a participação dos clientes. Você pode usar amostras, fazer degustações e até mesmo criar eventos. Divulgue os resultados da pesquisa e os critérios utilizados para que as pessoas sintam que fizeram parte deste processo de decisão.

Passo 4 – USE A OPINIÃO DE SEU CLIENTE DE FORMA INTELIGENTE

Pergunte a opinião do seu cliente sobre tudo que está relacionado ao seu produto ou serviço e use esta informação para melhorar cada setor da sua empresa. Prepare-se, pois você pode receber feedbacks negativos de situações isoladas ou tomar conhecimento de um problema que está sendo frequente e que não chegava até você. Resolva conflitos e insatisfações de maneira ágil e transforme pessoas insatisfeitas em defensores de marca. Nunca deixe de responder um cliente.

Passo 5 – FACEBOOK ADS

Os anúncios do Facebook são exibidos de acordo com o perfil cadastrado pelo usuário. Os filtros incluem: sexo, idade, escolaridade e interesses, além da localização geográfica. Dependendo do seu segmento te atuação, a utilização do Facebook Ads pode ser muito útil. Como qualquer outra mídia ela deve ter o seu retorno avaliado sistematicamente.

Passo 6 – INSPIRE-SE NAS PÁGINAS MAIS “CURTIDAS” DO FACEBOOK

De acordo com uma pesquisa publicada pela PME – Exame em Abril de 2013, estas são as principais marcas de destaque no Facebook:

Cacau Show
O Boticário
Amor aos Pedaços
Havaianas
Tam Viagens
Uatt?
Instituto Embelleze
Devassa
Gigante da Colina
McDonald’s Brasil
Chilli Beans
Kopenhagen
Carmen Steffens
MyGloss
Giraffas
Jelly

Acompanhe também as fanpages dos seus concorrentes. Se você não estiver à frente do que eles estão publicando pode optar por uma estratégia reativa.

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