Contrariando a percepção de muitos(as) empresários(as), desenvolver Marketing para Pequena ou Média Empresa é extremamente possível e, dependendo das ações que se deseja adotar, pode ser um investimento barato e com bastante retorno.
Antes de mais nada, o importante é compreender o seu objetivo de negócio: conquistar ou fidelizar clientes, reestruturar os fluxos internos, aumentar o faturamento da empresa, entre outros. Com esta definição é possível traçar as melhores estratégias e planos de ação para que a sua empresa caminhe rumo ao sucesso.
Além dessas possibilidades de conquistas, o marketing é um conceito tão amplo que permite a realização de diversos outros resultados. Principalmente pelo fato de, atualmente, haver inúmeras ferramentas disponíveis para impulsionar Pequenas e Médias Empresas. E é exatamente isso que vou compartilhar com você a seguir!
Portanto, enquanto estiver fazendo a leitura, anote todos os insights e, em seguida, avalie quais soluções se enquadram ao seu contexto e auxiliarão na conquista dos resultados desejados. Boa sorte!
- Identifique o seu público-alvo
Anote as características e hábitos de consumo do seu público. Observe se, neste processo, você consegue discorrer com facilidade e com riqueza de detalhes. Caso perceba qualquer dificuldade nesta primeira etapa, considere aperfeiçoar ou implementar um questionário que permita formar uma base de dados consistente.
Conhecer o seu público será determinante para aproveitar oportunidades, melhorar seus produtos e serviços e conquistar cada vez mais clientes. No questionário você pode adotar perguntas como:
- Em qual região residem?
- Qual a atuação profissional?
- Qual a conta de email? Redes Sociais?
- Quando fazem aniversário?
- Quais são as principais queixas e quais são as soluções que ofereço?
- Conheça os seus concorrentes e diferencie-se
Procure acompanhar as iniciativas dos seus concorrentes e verifique como a sua Pequena ou Média Empresa pode diferenciar-se. Neste item, os detalhes farão toda a diferença na decisão de compra do seu público-alvo. Fique atento(a) a questões como:
- Quanto a concorrência cobra por seus serviços/produtos?
- Como divulga seus serviços/produtos (site, redes sociais, revistas etc)?
- Quais são os diferenciais oferecidos?
- O que fazem para fidelizar os clientes?
- Garanta a qualidade dos seus serviços e produtos
Qualidade é um quesito primordial para conquistar e fidelizar clientes. Por isso, todo(a) empresário(a) precisa acompanhar seus processos internos e avaliar, constantemente, quais etapas precisam ser aprimoradas.
Esse quesito impacta na percepção do cliente em relação à sua solução e, portanto, precisa constar no seu Plano de Marketing para Pequenas e Médias Empresas. Vamos concordar que nem mesmo as melhores estratégias de marketing e comunicação são capazes de sustentar, por longos períodos, um produto ou serviço de qualidade duvidosa, não é mesmo?
- Capacite a sua equipe para um atendimento excepcional
As equipes de recepção, atendimento e comercial, por exemplo, têm um papel fundamental na conversão de clientes em vendas.
Na maior parte dos negócios, esses profissionais são os responsáveis por fazer o primeiro contato com o público interessado e, além do domínio sobre as funcionalidades e vantagens dos produtos ou serviços, também precisam garantir um atendimento cordial e assertivo.
Treine suas equipes para encantar os clientes e veja como essa simples iniciativa pode gerar números incríveis!
- Crie e gerencie canais de comunicação
Crie canais de comunicação para que o público possa considerar a sua empresa uma alternativa de escolha no processo de compra. Muitas vezes, esses canais são a porta de entrada para aproximar pessoas que procuram por soluções e empresas que dispõem dos recursos necessários para atendê-las.
Mas não é só isso. Além desse suporte na captação dos clientes, os canais de comunicação também se tornaram essencial para manter-se competitivo no mercado. As ferramentas disponíveis permitem estabelecer um relacionamento duradouro com o seu público e divulgar os serviços e produtos, conquistas e novidades.
Verifique quais são os melhores pontos de contato com o seu público. Dentre as alternativas temos telefone, email, chat online, redes sociais e, principalmente, o site que irá aumentar a visibilidade da sua marca e atrair pessoas que buscam soluções pela internet. Veja mais aqui.
Ao dispor de canais de comunicação, é importante que você acompanhe e, no caso dos sites e redes sociais, mantenha-os sempre atualizados. Questões como frequência, agilidade e qualidade nas interações serão cruciais para compor a percepção do cliente.
- Peça feedbacks
Peça feedback aos seus clientes constantemente e, a partir disso, realize revisões no seu Plano de Marketing para Pequenas e Médias Empresas. Dessa forma, o seu negócio estará sempre sendo aperfeiçoado. Isso também demonstra que você valoriza a voz do público e, sem dúvida, este será considerado um diferencial!
Gostou das dicas de como fazer marketing para Pequenas e Médias Empresas e quer implantar no seu negócio? Aproveite e confira os resultados que a Conceito Ideal já conquistou para alguns clientes:
Cases Conceito Ideal
Então, vamos começar a trabalhar?
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