O brief é a bússola da criação. É o norteador de todo o trabalho que será desenvolvido para o cliente. Um bom brief deve ser claro e preciso, apresentando uma síntese das informações mais relevantes sobre o cliente e os serviços e produtos oferecidos por ele.
Diferença entre brief e briefing
A palavra inglesa Brief significa sumário, síntese ou declaração resumida. No âmbito da atividade publicitária, o brief é o documento que resume as orientações estratégicas que devem ser seguidas durante a elaboração da campanha publicitária.
O briefing é a ação de comunicar essas instruções do brief, ou seja, o brief é passado numa reunião de briefing.
Elaboração
A preparação do brief consiste na coleta de informações e descrição dos dados que irão interferir na campanha, como todo o conhecimento sobre a empresa, concorrentes, finalidade do marketing, entre outros dados relevantes. Desta forma ficará mais claro para a agência de publicidade as condições e contexto no qual a campanha será realizada.
Os tipos de brief variam de acordo com o tipo de material solicitado pelo cliente. Um brief de site é diferente de um de folder, ou flyer, marca e assim por diante.
Quanto melhor o brief, mais eficiente o processo de desenvolvimento da campanha e/ou peça publicitária pela agência. Usualmente o brief inicial é feito durante uma reunião presencial com o cliente. Materiais adicionais podem ter briefs enviados por e-mail ou feitos por reuniões por telefone / Skype / hangout, etc.
Quando o brief refere-se a um anúncio – seja para jornal, revista ou até mesmo banner para internet – a criação desenvolve uma frase ou chamada que resume tudo sobre o problema e o corpo de texto justifica o Reason Why que expõe um diferencial do produto / serviço.
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