Você já clicou em um banner hoje? Não? Cuidado, você pode sofrer de Banner Blindness. Mas não preocupe, você não está sozinho. Estima-se que apenas uma em cada 1.000 pessoas clique nesse tipo de propaganda.

O termo Banner Blindness (em português, cegueira de banner) foi criado por Benway e Lane em 1998, ao perceberem em suas experiências que os usuários ignoravam propositalmente (ou não) qualquer tipo de informação que tivesse aparência de propaganda. Segundo a conclusão da pesquisa, o cérebro simplesmente cria mecanismos mentais e cognitivos que identificam tipos de elementos visuais considerados irrelevantes e os marca como pontos cegos. Ou seja, não adianta usar faixas grandes, cores vivas e animações. Isso tudo só facilitará o trabalho do cérebro de bloquear mentalmente os seus anúncios.

Mas então, o que fazer para atrair a atenção do seu público?

Atualmente não há uma resposta exata para esta pergunta. Há quem use de estratégias de ética duvidosa, como simular nos anúncios mensagens do tipo “Seu computador está com vírus. Clique aqui para eliminar” ou colocando botões parecidos com os originais do site visitado. Ético ou não, é comprovado que pessoas tendem a clicar mais nestes anúncios. O problema é que, ao perceber que foi enganado, o usuário fica frustrado e pode abandonar imediatamente o site de origem.

Uma alternativa é colocar o anúncio misturado com o conteúdo. Esse método funciona melhor se o anúncio tiver relação direta com o conteúdo que o usuário está lendo ou procurando. O Facebook há muito tempo tem uma coluna lateral com propagandas, mas recentemente começou a trabalhar com anúncios entre uma postagem e outra, misturando-os com o conteúdo que o usuário realmente está consumindo.

A forma que os anúncios são exibidos e negociados na internet estão em constante evolução. Por isso é preciso muito cuidado e criatividade para atingir o seu público. Banners e propagandas, por exemplo, já podem ser facilmente bloqueados pelo usuário com a ajuda de um programa chamado AdBlock Plus.

Por isso, mais eficiente do que fazer propaganda online é fazer com que seu público-alvo chegue naturalmente até você. A melhor maneira de se fazer isso é com otimizar seu site para que ele apareça nas primeiras páginas de buscadores como o Google. Assim, o internauta irá entrar em contato com seu produto enquanto procura exatamente por ele.

Quer encontrar a maneira eficiente de colocar seu conteúdo a disposição dos internautas? A Conceito Ideal oferece os serviços de criação e otimização de sites, assim como consultoria em marketing digital, para que não fique nenhuma dúvida sobre como trabalhar sua marca na internet. Entre em contato com a Conceito Ideal e solicite um orçamento.

Fonte: Revista Forbes

Artigos relacionados:
AdBlock Plus x Google AdWords x Posicionamento Orgânico no Google
O que é AdBlock Plus?
Como anunciar meu site de graça?

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.