Investir em Marketing Digital é, sem dúvida, uma oportunidade para marcar presença digital, gerar engajamento, estreitar o relacionamento com o público, acompanhar a jornada de compra e conquistar a fidelização dos clientes. Apesar das vantajosas possibilidades, inúmeras empresas falham em questões bastante simples e deixam de aproveitar ao máximo cada um desses benefícios. Portanto, preste atenção neste artigo para saber quais são os principais erros de marketing digital e veja como evitá-los!

01 | Ausência da definição do público de interesse

Dentre os principais erros do marketing digital, destaca-se a ausência da definição clara do público de interesse. Esse é um aspecto que jamais pode ser negligenciado, pelo contrário, a recomendação é obter o máximo de informações para garantir o sucesso das suas ações.

Faça perguntas para compor as característica do seu público: Qual a sua idade? Qual o seu nível de escolaridade? Qual a sua ocupação? Onde você mora? Quais assuntos mais te interessam? Quais são as suas principais fontes de informação? Quais são suas redes sociais favoritas? O que você faz nas horas vagas? O que te fez escolher a nossa empresa? Qual problema te levou a nos procurar? Como você ficou sabendo da nossa empresa?

02 | Falta de um planejamento adequado

O Marketing Digital é extremamente abrangente, mas isso não significa que todas as soluções são adequadas para todo e qualquer tipo de empresa ou situação. Por isso, cada caso deve ser analisado individualmente, considerando os objetivos gerais da organização, o contexto ao qual está inserida, as iniciativas adotadas pela concorrência, as palavras-chave utilizadas em sites de buscas e o histórico de campanhas anteriores, por exemplo.

03 | Ignorar as estratégias de conteúdo

O marketing de conteúdo amplia a visibilidade e a reputação da marca, permite desenvolver o relacionamento com o público, fideliza e aumenta a confiança dos clientes, possibilita construir credibilidade e autoridade sobre determinado assunto, dentre inúmeros outros benefícios. Por isso, é uma estratégia que promove resultados surpreendentes quando se privilegia um conteúdo qualificado, diversificado e relevante.

04 | Desenvolver o site sem otimização

A criação de um site costuma ser um dos primeiros passos quando a empresa almeja iniciar a sua presença digital. Há, atualmente, uma série de sites prometendo facilidade e agilidade na elaboração das páginas. Entretanto, um site não deve apenas existir como um catálogo, deve exercer uma função mais estratégica, amparando as ações realizadas pela empresa em outros meios.

O site deve ser uma porta de entrada para a conquista de novos leads e conversões. Nesse sentido, é importante considerar a contratação de profissionais experientes para desenvolver um site otimizado que o posicione adequadamente no ranking de sites de busca, receba bem os visitantes e, principalmente, que os converta em leads ou vendas.

Veja também: User Experience (UX): Entenda o que é e como aplicar no seu negócio

05 | Desconsiderar a jornada de compra do consumidor

Outro erro bastante comum no marketing digital é desconsiderar as quatro etapas da jornada de compra: o conhecimento do problema; a busca por solução; o entendimento do problema e consideração das opções; e, por fim, a tomada de decisão. A incompreensão dessa jornada, impede a empresa de gerar conteúdo capaz de satisfazer as necessidades do público de acordo com cada momento e, por consequência, reduz as chances de conversão.

06 | Investir em mais canais do que suporte

É importante ser bastante criterioso ao criar os canais de contato, afinal, nem todos se encaixam com os objetivos estratégicos organizacionais e com os objetivos específicos de marketing. Além disso, se o seu público não marca presença em determinado canal, não faz sentido investir nele ou, ainda, se a preferência é por mensagens de texto, não há motivos para abrir um canal com foco em mensagens de voz. Portanto, avalie cuidadosamente o que realmente vale a pena.

07 | Falta de monitoramento das iniciativas

Você já parou para se perguntar se as iniciativas que você vem adotando na sua empresa estão sendo efetivas e trazendo os resultados esperados? Pois bem, esse é mais um dos principais erros cometidos no marketing digital.

Muitas pessoas simplesmente definem suas estratégias sem qualquer preocupação com o monitoramento e, em decorrência disso, deixam de promover melhorias ou de abortar ações por simplesmente desconhecerem os resultados reais. Sendo assim, estabeleça métricas e indicadores-chave de desempenho que permitam mensurar os seus objetivos, determine ferramentas de auxílio do controle e acompanhe periodicamente os seus resultados.

Agora que você conhece os principais erros de marketing digital, que tal revisitar as suas estratégias e reverter essas fragilidades?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Aproveite, a primeira consultoria é grátis.

A primeira consultoria é grátis*.
*As consultorias grátis duram 1h e são realizadas por Skype, Google Hangouts ou WhatsApp Vídeo. Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.
*Confira as regras de consultoria antes de solicita-la.