Sim. A função principal do SEO (Search Engine Optimization) é justamente preparar e acompanhar um site para que ele atinja o topo das pesquisas em ferramentas de busca como o Google. Nas estratégias de SEO, o link patrocinado tem pouca ligação com os resultados orgânicos (não pagos) do Google.

Afinal, como aparecer na primeira página do Google sem link patrocinado?

Para conquistar as primeiras posições do Google, você deve se focar, principalmente nos seguinte pilares:

– Atualize seu conteúdo com frequência e com qualidade;

Não adianta escrever qualquer ladainha para que o Google veja que o seu site está sendo atualizado. Invista tempo em pesquisas e utilize ferramentas como o Google Analytics e o Woopra para poder identificar quais assuntos estão sendo mais procurados no seu site. Veja a forma como as pessoas fazem suas buscas e utilize a linguagem delas.

– Faça conteúdos de, no mínimo, 250 palavras com densidades de expressões chave acima de 4%;

Se o seu conteúdo não tiver títulos interessantes e não for recheado de palavras-chave de interesse, o potencial de retorno dele é muito pequeno. Assim, pense cada artigo para que ele traga visitantes.

– Crie links de redirecionamento para o seu site;

Troque links com sites de parceiros, anuncie em diretórios, faça banners eletrônicos, cadastre seu site em sites pagos e gratuitos, responda perguntas no ask do Yahoo! Torne este um hábito constante.

– Verifique se o seu site não possui links quebrados;

Sites com links quebrados e com muitos erros perdem relevância na classificação do Google. Por isso, faça revisões periódicas neste sentido com ferramentas como o Google Webmaster Tools.

– Certifique-se de que seu site está bem programado;

O Google, bem como os outros buscadores, prefere sites que estejam bem programados e organizados. Assim, retire do seu código tudo o que for supérfluo e concentre seus esforços em tudo o que é realmente necessário.

– Desenvolva ações de interatividade;

Faça com que o seu internauta interaja com o seu site, incentive perguntas, respostas, fóruns, crie ações promocionais, etc. Assim, gradativamente você pode ter mais visitantes e ter um potencial maior de retorno. Os buscadores entendem a participação de internautas em um site e dão peso a isso.

– Tenha um bom layout;

Ter um bom layout vai passar mais segurança e fazer com que sua empresa tenha mais credibilidade na internet. Não esqueça que as pessoas só vão entrar em contato pedindo um orçamento ou vão fazer uma compra se confiarem no que veem.

Muitas empresas que trabalham nesta área de otimização sugerem links patrocinados pois este é um recurso que permite atingir bons números de cliques em pouco tempo, com pouco esforço, mas tendo um dispêndio financeiro maior. Uma boa estratégia pode contar com SEM (Marketing nas ferramentas de busca) e isso inclui links patrocinados. O ideal é conseguir manter um equilíbrio entre SEO e SEM dentro das expectativas de investimento x retorno do cliente.

Além destas dicas, a otimização envolve muitos detalhes que interferem no resultado final de posicionamento do cliente. Por isso, contrate um profissional experiente para desenvolver o SEO do seu site. Quer um orçamento da Conceito Ideal?

Artigos relacionados:

O que é SEO? Como aplicar o SEO em meu site?
Por que o meu site não aparece no Google?
Existe algum código para aparecer na primeira página do Google?
Quanto vale estar na primeira página do Google?

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.