Com a transformação digital cada vez mais em pauta e uma concorrência acirrada em diversos segmentos, estar conectado e fortalecer a marca tornam-se aspectos imprescindíveis para se manter competitivo no mercado. Diante dessa necessidade, as estratégias de marketing digital ganham ainda mais relevância. Pensando nisso, a Conceito Ideal foi direto na fonte, isto é, no Google, para compartilhar com você dicas de como contratar SEO e obter resultados positivos. Acompanhe!

Se você ainda não tem familiaridade com o termo, vale dizer que SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismo de Busca, em tradução livre. Em outras palavras, isso significa que um bom SEO ajuda a posicionar o site de maneira apropriada, deixando-o em destaque nas primeiras posições nos mecanismos de buscas e, consequentemente, aumentando o seu tráfego.

Um SEO especialista também visa melhorar toda experiência do usuário, desde os resultados de buscas até uma potencial conversão. Recomenda as melhores práticas para criar um site em bom posicionamento, oferecendo desde básicos conceitos como os títulos das páginas para um blog de pequenas empresas até coisas mais completas como marcadores de idiomas para um site de múltiplas línguas.

Segundo o Google, na maioria dos casos, um SEO precisa de quatro meses a um ano para ajudar o seu negócio a primeiramente implementar melhorias e então ver os benefícios potenciais. Nesse sentido, uma dica bastante útil para verificar se está no caminho certo é sempre solicitar aos profissionais que façam um diagnóstico embasado em um artigo da Central de Ajuda ou vídeo/resposta do Google em um fórum.

Dessa forma, você poderá compreender com maior precisão a descrição do problema que precisa ser melhorado para ajudar na classificação e a abordagem orientada para realizar essa tarefa. Aliás, ter clareza sobre esses aspectos é essencial para não cair em armadilhas ao contratar um profissional de SEO ruim que poderia convencê-lo(a) a tomar medidas desnecessárias ou inapropriadas.

Quando falamos em SEO, é fundamental destacar o quão imprescindível é ter um site responsivo, ou seja, compatível com qualquer formato de tela para garantir uma boa navegação. Atualizar a infraestrutura para que o canal seja ágil também é outro fator que precisa ser trabalhado.

Bom, como você pode ver, há diversos detalhes a serem analisados para obter resultados positivos e é neste contexto que retomamos ao ponto central deste artigo sobre a importância de ter um bom SEO e como contratar os profissionais, percebe?

Cinco passos para contratar um bom SEO

01 | Comprometa-se a implementar as mudanças recomendadas.

Antes de mais nada, tenha em mente que fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Sendo assim, caso você não esteja disposto a fazer essas mudanças, não valerá de nada contratar um profissional. Antes de tudo, você e sua equipe precisam estar organizados e comprometidos com este novo projeto.

02 | Realize uma entrevista de duas fases com seus potenciais SEO para se certificar que realmente estão interessados em você e no seu trabalho.

Para contratar um bom SEO, faça perguntas que o(a) ajudem a compreender como os profissionais atuam. Questione se seguem as diretrizes do Google, se oferecem algum serviço ou orientação de marketing para complementar seu negócio de pesquisa orgânica, se possuem experiência no seu setor de atuação, bem como quais são os indicadores utilizados para medir o sucesso das iniciativas

Em seguida, você precisa saber que bons profissionais não focam somente no posicionamento do site, mas sim em como ele pode ajudar a sua empresa. Por isso, devem fazer perguntas como:

O que torna o conteúdo e o serviço do seu trabalho único para os valores dos clientes?
Como é seu cliente? E como eles encontram seu site?
Como sua empresa ganha dinheiro? E como as pesquisas podem te ajudar?
Quais outros canais você está usando? Publicidade offline? Redes sociais?
Quem são seus concorrentes? O que eles fazem bem online (e potencialmente offline)?
Caso você perceba desinteresse por parte dos profissionais de entenderem, de um ponto de vista holístico, o seu trabalho, procure outros, afinal, será difícil fazer um bom SEO sem o conhecimento dos objetivos da sua empresa, seus clientes e outros esforços de marketing existentes.

03 | Verifique suas referências.

O terceiro passo na contratação de um SEO está em checar as referências. Ouça os clientes antigos para observar se a atuação foi realmente útil para eles e se trabalharam efetivamente com toda a equipe de desenvolvedores, designers, pesquisadores e/ou profissionais de marketing.

De acordo com o Google, um bom SEO deve ser alguém com quem você possa trabalhar, aprender, experimentar e que cuide do seu negócio. Vai muito além de levar seu site a posições privilegiadas no ranking.

04 | Solicite uma auditoria técnica e de pesquisa.

O quarto passo para contratar um bom SEO é solicitar uma análise técnica e de pesquisa. Para isso, antes de realizar qualquer mudança no site, dê acesso restrito ao seu Google Search Console e seus dados do Analytics, para que os profissionais averiguem.

Nesta etapa, deverão ser avaliados aspectos como link interno, rastreabilidade, parâmetros de URL e conectividade com servidores. Além disso, verificarão palavras-chave que fazem sentido para a sua empresa ficar melhor posicionada e apresentarão um overview de como os concorrentes atuam. A partir disso, pode-se constatar a necessidade de:

Atualizar conteúdo obsoleto;
Aprimorar a navegabilidade;
Melhorar os links internos;
Aprender com a concorrência;
Gerar buzz para atrair mais clientes em potencial.

Ter essa visão ampla é crucial para definir estratégias assertivas e, consequentemente, obter resultados positivos com SEO. Por isso, o importante é que, ao final, você receba um relatório relacionando problemas, sugestões de melhoria, estimativa do investimento geral, possíveis impactos positivos no negócio e recomendações de prioridades.

05 | Decida se quer contratá-lo.

Pronto, após analisar criteriosamente cada uma das dicas mencionadas neste artigo, chegamos ao quarto passo: contratação do SEO que irá potencializar os resultados da sua empresa. Com todos as dicas acima, certamente, esta tarefa ficará mais fácil e segura de ser realizada!

E, para concluir este post, vale ressaltar que ainda há profissionais com comportamentos antiéticos que adotam práticas de marketing agressivas na tentativa de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa.

Entretanto, tais práticas violam as diretrizes do Google e podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site ou até mesmo na remoção do site do índice. Portanto, esteja atento(a) e sempre peça que confirmem suas recomendações com uma fonte do próprio Google!

E agora, preparado(a) para contratar um bom SEO e obter resultados positivos em seu negócio?

Entre em contato com a equipe da Conceito Ideal, uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdo, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1ª página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

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