Para tentar resolver as dúvidas sobre qual a melhor estratégia de marketing digital, a Conceito Ideal organizou um guia. Depois de esclarecer eventuais perguntas sobre investir em redes sociais e em links patrocinados, vamos falar de otimização para buscadores (SEO) e como sua empresa pode ganhar visibilidade definitivamente na internet.

Por que investir na otimização do meu site (SEO)?

SEO-logoSEO significa Search Engine Optimization e, em uma explicação simplificada, implica na preparação de páginas de sites e blogs para que estas apareçam em melhores posições nas páginas de pesquisa. A otimização para buscadores envolve táticas onpage e offpage para potencializar resultados.

Recomenda-se que a estratégia seja elaborada, implementada e acompanhada por um profissional especializado e experiente, pois os algoritmos do Google sofrem mudanças, em média, a cada 15 dias. Assim, o que era válido há duas semanas, hoje pode não mais ser. E você pode achar que está fazendo algo bom para o seu site, enquanto na verdade está atrapalhando o seu rankeamento.

A primeira posição da primeira página é sempre a mais importante. Estar entre os cinco primeiros é uma conquista. Estar abaixo da posição 10 já começa a ser preocupante. Estatísticas apontam que as pessoas acreditam que os primeiros resultados do Google representam as melhores empresas do segmento procurado. Ter a primeira posição do Google significa ter o melhor posicionamento de mercado.

Comparado com as redes sociais, a otimização para buscadores tem um ciclo de vida mais longo. Já passamos pelo Altavista, Metaminer, Cadê?, e vivemos agora na era do Google (apesar dos esforços do Bing e do Yahoo!). A busca pela internet veio para ficar. Os princípios base de rankeamento são os mesmos, independente da ferramenta de busca.

O investimento em estratégias para rankeamento de páginas no Google, Yahoo e Bing deve ser feito de forma contínua e seu resultado é sempre esperado a médio e longo prazo (dependendo da competitividade online do segmento). O valor comparado com mídias tradicionais como jornal, revista, televisão é muito mais acessível e tem a melhor relação custo x benefício dentre todas as mídias. A vantagem é que todo investimento é controlado e os resultados são facilmente mensurados.

Para pensar sobre Links Patrocinados:

  • As redes sociais mudaram, mas o ranking do Google continua sólido;
  • Os internautas atribuem mais credibilidade aos primeiros resultados do Google;
  • É a melhor relação custo x benefício para mídia;
  • Pode ser mensurado pelas ferramentas Google Analytics e Google Webmasters Tools;
  • O resultado aparece a médio / longo prazo;

Enfim, qual é o melhor investimento?

O ideal seria usar as três estratégias ao mesmo tempo, sempre. Os resultados de cada uma ficam potencializados quando combinados. Isso faz muita diferença em relação às empresas que apostam em uma só. Mas se você não tiver verba para trabalhar com isso tudo, recomendamos montar táticas nesta ordem:

  1. Tenha um bom site. SEO em primeiro lugar;
  2. Se precisar de resultados rápidos, links patrocinados é a solução;
  3. Redes sociais. Avalie se o seu público-alvo vai seguir a sua empresa ou segmento. Em caso positivo, tenha fanpages, tenha seguidores e mantenha a comunicação atualizada.

Quer investir em marketing digital, mas não sabe qual a melhor maneira? A Conceito Ideal oferece a consultoria ideal para que você tenha bons resultados que se mantenham a longo prazo. Entre em contato.

Veja os artigos sobre investimentos em redes sociais e links patrocinados.

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Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

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