Uma boa estratégia de marketing digital deve incluir uma divisão inteligente de verba de acordo com o segmento de mercado e do perfil de uso da internet do seu público-alvo potencial. Ou seja, o primeiro passo do processo é conhecer o seu cliente e entender os seus hábitos na internet. Qual é o melhor momento para se apresentar como uma alternativa de compra? Onde é mais interessante se posicionar para fixar a marca? Acredite: existem inúmeras empresas e marcas que só precisam de uma página oficial no Facebook ou no Google Plus para ter mais facilidade de construção de links para o site.
A Conceito Ideal preparou este guia para você tirar as suas dúvidas a respeito de investimento em redes sociais, links patrocinados e otimização de sites, e criar uma estratégia eficiente de marketing digital que traga resultados eficientes e duradouros.
O assunto de hoje é redes sociais. Descubra suas vantagens e como aliá-la a demais estratégias para potencializar seus resultados.
Por que investir em redes sociais?
De forma geral, podemos considerar o investimento em redes sociais o mais efêmero. As postagens no Facebook e Google Plus aparecem na linha do tempo daqueles que seguem determinadas pessoas ou páginas. Se o seu cliente em potencial seguir várias marcas (o que é o padrão) e você fizer uma postagem quando ele não estiver acessando a rede, a maior probabilidade é que ele não seja atingido pela mensagem.
É evidente que ele pode, posteriormente, visitar a sua página e ver suas publicações ou visualizar porque um amigo recomendou, curtiu ou compartilhou um conteúdo. Mas o impacto desta comunicação pode não ter o mesmo efeito. Além disso, as redes sociais possuem diferentes fases de uso e crescimento. Você ainda acessa a sua conta no Orkut? Quando foi a última vez que você ficou conectado no Twitter por mais de 10 minutos? Você sabia que muitos adolescentes estão deixando de usar o Facebook porque seus pais também têm contas e conseguem monitorar seus movimentos e amizades na rede? Você já abriu sua página no Google Plus? Qual será a próxima rede da “moda”?
É importante lembrar que, apesar de o acesso às redes sociais ser gratuito tanto para o internauta quanto para a empresa que cria uma fanpage, a manutenção de uma rede social tem custos. Mesmo que seja a sua própria hora trabalhada na frente do computador tentando fazer tudo sozinho. O investimento em redes sociais como o Facebook e Google Plus, quando bem feito, tem custos altos para a geração de conteúdo de qualidade. Manter redes sociais requer muita frequência e criações gráficas que as pessoas queiram compartilhar. Se você não pensar desta forma, vai investir tempo em algo que pode não te trazer retorno algum.
As redes sociais tendem a trazer mais resultados com bens comprados por impulso, de custos mais acessíveis e/ou que geram mais envolvimento emocional. Roupas, sapatos, acessórios, maquiagem, restaurantes, bares e eletrônicos em geral são os principais segmentos.
Para que o investimento em redes sociais seja bem realizado, além da manutenção, é preciso combina-lo com um site bem desenvolvido, para que o internauta possa continuar lendo mais sobre sua empresa ao ver algo que lhe interessa em sua linha do tempo. O ideal é investir em redes sociais ao mesmo tempo em que se investe em links patrocinados e na otimização do seu site.
Para pensar sobre Redes Sociais:
- Tem ciclos de vida;
- Precisam de manutenção frequente de qualidade e isso requer custo de investimento;
- Funcionam melhor para alguns segmentos de mercado.
Quer investir em marketing digital, mas não sabe qual a melhor maneira? A Conceito Ideal oferece a consultoria ideal para que você tenha bons resultados que se mantenham a longo prazo. Entre em contato.
Fique ligado, porque nos próximos dias, vamos falar de links patrocinados e otimização de sites!
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A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
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