Por mais que isto soe estranho, a resposta é não. Estar na primeira página do Google para palavras-chave de interesse é um potencializador de contatos. Mas não é garantia de bons negócios.
A explicação para esta afirmação pode ser analisada de dois ângulos distintos: para quais palavras seu site tem as primeiras posições de pesquisa e qual a posição que você ocupa na página de resultados.
As pesquisas em ferramentas de busca são desenvolvidas com palavras ou expressões-chave. O bom ranqueamento de palavras genéricas é muito competitivo. Na busca por “sites” e até mesmo “criação de sites”, por exemplo, atingir bons resultados irá requerer muito esforço na produção de conteúdo e muito tempo. Assim, é mais fácil conseguir boas posições em palavras com uma segmentação geográfica como “criação de sites em Curitiba” ou um serviço como “links patrocinados Curitiba”.
O problema é que se a busca por “links patrocinados Curitiba” for pequena, o resultado em termos de contatos para a sua empresa pode ser muito fraco. É uma relação entre oferta e demanda. Assim, ter as primeiras posições para conteúdos muito específicos com pouca demanda em um determinado mercado pode não significar nada.
A outra análise é um pouco mais realista e traz resultados que não animariam a ninguém trabalhar com a otimização de um site: estar na primeira página do Google dentre os últimos resultados também traz pouco retorno. O ideal é manter uma posição entre os 5 primeiros resultados, uma vez que os últimos recebem menos de 5% dos cliques de uma pesquisa.
Paralelamente a tudo isso, não vamos esquecer do perfil do cliente on-line. Se, até então, sua empresa trabalhava com indicações de clientes e amigos, com um site na internet ranqueando as suas portas globais se abrem. Como o meio é muito democrático será muito complicado segmentar um perfil para conseguir através dele melhores chances de conversões em negócios. Assim, você pode começar a receber muitas visitas no seu site, muitas solicitações de orçamentos e tardar a transformar isso tudo em resultados.
Em suma, estar na primeira página do Google não é garantia de bons negócios, mas não estar é como não existir. Quer aparecer na internet? Entre em contato com a Conceito Ideal.
O que é SEO? Como aplicar a SEO em meu site?
Quanto custa aparecer na primeira página do Google?
Quanto custa o trabalho de otimização para colocar um site na primeira página do Google?
Por que meu site não aparece no Google?
Outros conteúdos que você pode gostar
![Lives](https://conceitoideal.com.br/wp-content/uploads/2021/03/lives.png)
Para quem gosta de marketing digital!
Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.
QUINTAS – 20hs
Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.
Sobre a Conceito Ideal
A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.
Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.
Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.