google plusDiferentemente das demais redes sociais, produto da Google oferece vantagens na busca por um melhor rankeamento

O Google Plus foi criado com o intuito de unificar todos os serviços do Google em uma só plataforma, com interface de rede social. Porém, mais do que apenas competir com outras redes sociais (como o Facebook e o Twitter), o Google Plus como ferramenta de SEO possui um enorme potencial. Não só por ser um produto desta empresa, mas porque seus perfis são considerado pelo sistema PageRank do Google como sites regulares, o que facilita sua aparição nos resultados orgânicos (naturalmente gerados).

Uma das principais vantagens do uso do Google Plus como ferramenta de SEO é que, quando uma pessoa realiza uma pesquisa conectada ao seu perfil do Google Plus, o Google personaliza a busca de acordo com as informações retiradas do perfil. Também, capta os chamados “sinais sociais”, resultados das interações realizadas dentro do Google Plus, o que mede, por exemplo, o que os membros da rede social gostam, do que eles falam, o que consideram importante.

Algumas ferramentas disponíveis no Google Plus ajudam a facilitar um bom rankeamento nas pesquisas do Google. O primeiro deles é o Google Authorship, que permite linkar um conteúdo na web ao perfil do seu autor na rede social do Google. O segundo é o Rel Publisher, com uma função parecida à do Google Authorship, mas destinado a marcas e empresas, facilitando a relação entre marcas com páginas no Google Plus e seus resultados na busca do Google.

Usando o Google Plus como ferramenta de SEO

Uma vez dentro do Google Plus, não adianta só estar lá, é preciso uma série de ações que façam com que determinado perfil seja melhor rankeado pelo Google. O mais importante é manter interações sólidas dentro da rede social, principalmente com perfis que tenham o chamado alto PR – PageRank, o mecanismo do Google que organiza a prioridade de rankeamento. Nesse aspecto, seguidores e 1+’s não contam muito. O que mais conta é ter suas informações compartilhadas e comentadas por perfis com alto PR e compartilhar links relevantes – preferencialmente uma combinação dos dois. Isso faz com que o PR do perfil cresça, de acordo com a relevância das pessoas com as quais se interage.

Um perfil com alto PR é útil, levando-se em conta o Google Plus como ferramenta de SEO, porque aparece mais nos mecanismos de busca. Quanto maior o PR, melhor posicionado na busca Google está o perfil. Diferentemente das demais redes sociais, páginas do Google Plus podem ficar bem posicionadas num ranking por tempo indeterminado. Também, links postados em perfis com alto PR são considerados mais importantes pelas buscas. Por causa disso, o Google Plus oferece oportunidades de aumentar e expandir a influência online de determinada pessoa ou marca de uma maneira que as demais redes sociais não conseguem.

Artigos relacionados a Google Plus como ferramenta de SEO:
Ficar na primeira página do Google é garantia de bons negócios?
O que é SEO? Como aplicar a SEO em meu site?
Por que investir em posicionamento orgânico no Google? Por que investir em SEO?

VOCÊ QUER VENDER MAIS?

Podemos ajudar a trazer mais resultados.

Para quem gosta de marketing digital!

Participe do nosso bate-papo sobre marketing digital sempre com um convidado especial.

QUINTAS – 20hs

Deixe seu email e recaba com antecedência o tema e o convidado da semana.

Sobre a Conceito Ideal

A Conceito Ideal é uma agência de comunicação que se diferencia no mercado por planejar e executar ações de marketing com foco em resultados reais. Com nosso trabalho de desenvolvimento de sites, SEO (Otimização) e estratégias que envolvem produção de conteúdos, link building e redes sociais, já posicionamos mais de 50.000 palavras-chave na 1a página de pesquisas do Google para nossos clientes ao longo dos anos.

Somos parte do Google Partners – um Programa que certifica agências para gerenciar Campanhas de Links Patrocinados Google Adwords. Além dos serviços de criação de marcas, identidades visuais, anúncios e materiais impressos, prestamos consultorias para negócios de diferentes nichos de mercado.

Conheça nosso trabalho. Assim você terá mais informações e poderá tomar decisões corretas na contratação de qualquer serviço de comunicação.

Sua primeira consultoria é grátis!

As consultorias grátis duram 1h e são realizadas on-line.
Os atendimentos serão feitos conforme disponibilidade da agenda dos consultores.